Samara Joy lança releitura de Djavan e abre nova série de shows do Queremos! no Rio

A vencedora do Grammy 2025 na categoria de Melhor Álbum Vocal de Jazz, a cantora e compositora norte-americana Samara Joy reforça sua conexão com a música brasileira. Como parte da preparação para a turnê que fará pela América do Sul, a artista acaba de lançar o single “Flor de Lis (Upside Down)”, releitura bilíngue do clássico de Djavan.

A faixa antecipa a apresentação de Samara no Rio de Janeiro, marcada para o dia 2 de agosto, no Vivo Rio, que inaugura o projeto Queremos! Jazz — nova série de shows dedicada ao jazz contemporâneo, promovida pelo selo Queremos!.

Gravado durante as sessões de seu álbum mais recente, Portrait (2024), o single mescla trechos em português e inglês, criando uma ponte entre sua trajetória internacional e o fascínio pela música brasileira. O arranjo é assinado pelo baterista Evan Sherman e a capa do single traz ilustração da artista brasileira Anna Cunha.

“Apesar de contar uma história de cortar o coração, a letra poética e a bela melodia me tocaram imediatamente”, afirma Samara. “Tive a oportunidade de cantá-la no Rio, em minha primeira viagem à cidade, e ouvir o público cantando em harmonia reforçou a importância dessa canção para a cultura brasileira.”

A cantora já esteve no Brasil em 2023 – Foto: Henrique Nascimento

Aos 25 anos, Samara Joy é considerada um dos grandes nomes do jazz atual. Em 2025, venceu seu quinto Grammy com o álbum natalino A Joyful Holiday, superando concorrentes como Milton Nascimento e Esperanza Spalding. Dois anos antes, havia levado o prêmio de “Artista Revelação”, desbancando artistas de pop, R&B e hip-hop, incluindo a brasileira Anitta.

Com uma carreira em ascensão desde o lançamento de seu primeiro disco, em 2021, Samara ganhou notoriedade com Linger Awhile e consolidou sua estética elegante, que mistura jazz, R&B e gospel — influências que remontam à sua formação no Bronx. Desde sua última passagem pelo Brasil, em 2023, vem recebendo aclamação da crítica e lotando casas de show em diversos países.

“A estreia do Queremos! Jazz com Samara Joy representa nosso desejo de proporcionar experiências musicais únicas e inovadoras”, destaca Pedro Seiler, diretor do Queremos!, ao lado de Felipe Continentino. “O jazz é uma forma de expressão em constante evolução, e buscamos refletir essa vitalidade em nossa curadoria”, completa Continentino.

Outro nome já confirmado na programação da série é o britânico Jacob Collier, que se apresenta no Vivo Rio no dia 10 de setembro, como parte da turnê mundial de Djesse Vol. 4.

Serviço
Queremos! Jazz — Samara Joy

– Local: Vivo Rio — Av. Infante Dom Henrique, 85 – Parque do Flamengo, Rio de Janeiro (RJ)
– Data: 2 de agosto de 2025 (sábado)
– Abertura da casa: 19h | Início do show: 21h
– Ingressos: a partir de R$ 100 (meia-entrada, setor 4)
– Classificação etária: 18 anos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *