Complexo de Reabilitação Silvio Santos: ao lado da irmã Cinthia, Silvia Abravanel vai a Curitiba para anúncio de hospital que homenageia legado do pai e apresentador
O legado de Silvio Santos é eterno e muito além da televisão. Nesta quinta-feira (26), Silvia Abravanel foi a Curitiba para criar mais um capítulo da história que o pai construiu, trazendo frutos. A capital paranaense vai ganhar, numa iniciativa do Governo do Paraná com a Associação de Assistência à Criança Deficiente (AACD), o Complexo de Reabilitação Silvio Santos.
O anúncio foi feito pelo governador do Paraná, Carlos Massa Ratinho Junior. A estrutura vai contar com a construção de um novo hospital, fruto de um investimento de R$ 65 milhões do Governo do Estado, e também marca a chegada da AACD ao Paraná. A nova unidade será construída em um terreno de mais de 7 mil metros quadrados ao lado do Hospital de Reabilitação Ana Carolina Moura Xavier. Com os dois hospitais e a parceria com a AACD, o complexo vai expandir os serviços de reabilitação física, auditiva, visual e intelectual prestados pelo Estado.
Silvia Abravanel disse que a chegada do Complexo de Reabilitação Silvio Santos a Curitiba, neste momento, é um grato presente. Ela lembrou do começo da AACD, que surgiu pela experiência familiar, já que Silvia tem uma filha especial.
“Eu vi que Deus usou minha filha para entrar nessa história da AACD e, assim, usar o meu pai também para propagar tudo isso. Agora ter um complexo com o nome dele é um grato presente pra gente. Então eu só tenho a agradecer mesmo ao governador, à família Massa e a todo o povo do Paraná”.
Silvia disse que há quase 27 anos, o Teleton tem mudado a vida de milhares de pessoas através da AACD. Ela reforçou que, embora o momento seja difícil, pela perda de Silvio Santos, o legado dele será mantido.
“Eu sei que vai ser um ano muito difícil para a gente poder estar ali no palco representando mais ainda o meu pai, esse legado todo que ele deixou, mas é um momento que a gente tem que passar e é um momento que a gente só tem que agradecer a Deus mesmo por tudo isso que ele deixou para a gente agora propagar para frente”.
Ao promover o Teleton, em parceria com a AACD, Silvio Santos colocou em pauta a mobilização social em prol da reabilitação e do tratamento das pessoas com dificuldades motoras, físicas e intelectuais. Em mais de 20 anos de campanha, o Teleton viabilizou mais de 15 milhões de atendimentos a pacientes com deficiência e ajudou na construção de dez unidades da AACD pelo Brasil.
A apresentadora e filha de Silvio Santos lembrou, em Curitiba, que a chegada do Teleton ao SBT partiu dela. Foi por querer fazer o bem às pessoas com deficiência que Silvio abraçou a causa.
“Tinha acontecido um ano antes de uma amiga nossa da família oferecer pra gente esse projeto. Aí ele falou, ‘ah, o Brasil é tudo muito mais difícil de acontecer e tudo mais’. Aí quando a gente descobriu o problema da Luana [filha dela], aí ele abraçou a causa e falou, ‘quando a gente sente na pele, é quando a gente valoriza mesmo a situação’. Não que ele não valorizasse antes. E era comigo mesmo que ele conversava pra saber do tratamento da Luana, como estava, porque a Luana fez dois anos e meio de AACCD. Então ele trocava figurinha mesmo comigo para poder fazer os textos, inclusive, para poder saber como abordar cada ano, porque cada ano era um problema diferente. Então era comigo, sem dúvida”.
Complexo de Reabilitação Silvio Santos. O termo de denominação do novo Complexo de Reabilitação Silvio Santos foi assinado pelo governador Ratinho Junior, pelo secretário de Saúde, César Neves, e pelas filhas do apresentador, Silvia e Cíntia Abravanel.
Ratinho Junior explicou que o nome do Complexo foi uma homenagem a quem contribuiu para o crescimento da AACD. “A força e a credibilidade do Silvio Santos deram uma dimensão nacional à instituição e foi o gesto que o Paraná encontrou de homenageá-lo”, disse. O apresentador e empresário, dono do SBT, faleceu no último dia 17 de agosto.
Já o objetivo da parceria e da criação do complexo é agregar ao escopo do hospital, que já promove um atendimento de excelência em tratamentos especializados a portadores de complicações neurológicas, ortopédicas e pós-trauma, a experiência de mais de 70 anos da AACD em reabilitação física e tratamentos ortopédicos, que são referência no Brasil.
“É um presente que o Paraná ganha. A AACD é uma das instituições mais respeitadas do mundo e essa parceria foi uma construção de três anos entre o Governo Estadual e equipe técnica e o conselho da associação, com o objetivo de trazer toda a capacidade técnica que a entidade tem para o Estado”, disse o governador.
O complexo será criado a partir da construção de um novo hospital ao lado do Hospital de Reabilitação Ana Carolina Moura Xavier, no bairro Cabral. Dos recursos investidos na construção do novo hospital, R$ 40 milhões serão oriundos da transformação da Copel em corporação. Esta nova unidade vai unificar serviços já existentes no Estado como o Centro de Atendimento Integral ao Fissurado Lábio Palatal (CAIF), além de ofertar novos serviços como ambulatório de marcha e oficina ortopédica para confecção, adaptação e manutenção de Órteses, Próteses e Meios de Locomoção (OPMAL). O complexo também vai contar com um novo centro cirúrgico que ampliará a oferta de procedimentos ortopédicos, neurológicos e urológicos.
Por Caldi Comunicação