Prêmio Literário Biblioteca Nacional 2024: última semana para inscrições

A premiação é de R$ 30 mil. Inscrições são gratuitas

 

Foto: Divulgação

Termina na próxima quinta-feira (11/7) o prazo para inscrições no Prêmio Literário Biblioteca Nacional 2024. Concedido pela Fundação Biblioteca Nacional (FBN) – entidade vinculada ao Ministério da Cultura (MinC) – desde 1994, o Prêmio completa 30 anos, sendo considerado um dos mais conceituados do país e o mais democrático no cenário nacional – com inscrições gratuitas e o mesmo valor de premiação para as doze categorias (R$ 30 mil). As inscrições podem ser feitas no site www.gov.br/bn.

As novidades na edição 2024 são as categorias Histórias em Quadrinhos (Prêmio Adolfo Aizen) e Ilustração (Prêmio Carybé). As demais categorias são: Conto (Prêmio Clarice Lispector); Ensaio Literário (Prêmio Mario de Andrade); Ensaio Social (Prêmio Sérgio Buarque de Holanda); Histórias de Tradição Oral (Prêmio Akuli); Literatura Infantil (Prêmio Sylvia Orthof); Literatura Juvenil (Prêmio Glória Pondé); Poesia (Prêmio Alphonsus de Guimaraens); Projeto Gráfico (Prêmio Aloísio Magalhães); Romance (Prêmio Machado de Assis); Tradução (Prêmio Paulo Rónai).

Podem concorrer ao Prêmio Literário Biblioteca Nacional pessoas físicas com nacionalidade brasileira, com obras inéditas (1ª edição) redigidas em língua portuguesa e publicadas por editoras nacionais, entre 1º de maio de 2023 e 30 de abril de 2024. O concurso é aberto também a autores independentes, desde que a obra esteja em Depósito Legal e traga impresso o número do ISBN (International Standard Book Number).

Doze Comissões Julgadoras – uma por categoria – formadas por três membros, escolhidos entre especialistas de cada área, analisarão critérios como: qualidade literária, originalidade, contribuição à cultura nacional, criatividade no uso dos recursos gráficos e excelência da tradução. O resultado final será divulgado no Diário Oficial da União e no portal da FBN até 22/11, após a análise dos pedidos de reconsideração e a homologação do resultado pela Presidência da FBN.

 

 

 

Por Imprensa Ministério da Cultura

Revista InFoco

Revista In Foco. Uma revista Eletrônica que vai te deixar informado sobre diversos eventos. Fique Ligado!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *