EncontrArte Audiovisual homenageia Fábio Mateus no lançamento de quatro curtas-metragens

Ele também receberá moção póstuma na Câmara de Nilópolis 

 

 

Foto: Divulgação

O empreendedor social, ator e produtor cultural Fábio Mateus foi homenageado na manhã de segunda-feira ( 13/5), antes do lançamento de quatro curtas-metragens produzidos pelos alunos do curso de cinema da EncontrArte Audiovisual. Após a exibição do filme ‘Vida de Produtor’, de MG, a mãe de Fábio, Maria da Glória Mateus, recebeu flores.

Foi uma dupla homenagem: pelo Dia das Mães e em memória de seu filho. Depois dessa cerimônia, os formandos, coordenadores da instituição, professores e convidados assistiram à première dos filmes ‘O Teste’, de Emanuel Sedano; ‘ À Porta’, de D’Andrade; ‘Palmitão’, de Endrel Luiz; e ‘Entre Realidades’, de Gisele Nunes. Tudo na sala 2 do Kinoplex do Shopping Nova Iguaçu.

Após o falecimento de Fábio Mateus, em 7 de outubro do ano passado, a EncontrArte Audiovisual tem Claudina Oliveira e Tiago Costa à frente das decisões e de toda reestruturação. Segundo eles, foram momentos muito difíceis com a perda do sócio. “Mas, como consequência, foi formado um grupo forte de alunos que possibilitaram a chegada ao momento de estreia de novos filmes”. 

Após a exibição dos filmes, cerca de de 40 alunos receberam os diplomas de conclusão do curso audiovisual, que é oferecido gratuitamente no Patronato, em Nova Iguaçu, coração da Baixada Fluminense. 

A EncontrArte Audiovisual começou sua trajetória em 2020, em plena pandemia da Covid-19. Inicialmente com aulas on-line e, depois presenciais, é uma das poucas escolas gratuitas de cinema da Baixada Fluminense e, mediante seleção após inscrição, aceita jovens a partir dos 13 anos e adultos.

Moção póstuma na Câmara de Nilópolis

O vereador Alvinho (Avante), de Nilópolis, fará uma sessão especial na Câmara de Vereadores da cidade, com entrega de moções de aplausos a vários artistas do município no dia 23 de maio, às 10h. 

Fábio morou 20 anos na cidade e será um dos agraciados, com a entrega de moção de aplausos póstuma. O endereço da Câmara de Vereadores de Nilópolis é Rua Nicolau Cobelas, 1, no Centro.

 

Teatro em Imagens

Foto: Divulgação

Stephany Lopes fotografou mais de 100 espetáculos de teatro que guardam relação com a Baixada Fluminense por terem sido produzidos por grupos da região, ou porque optaram por se apresentar em alguma de suas 13 cidades.  

Parte desse material importantíssimo para a memória do teatro em nosso território está reunida em ‘Teatro em Imagens – um olhar para a Baixada Fluminense’. Uma foto de Fábio Mateus, em cena da peça ‘Precisa-de de Velhos Palhaços’, foi selecionada pela autora.

Durante seis anos, o grupo Velhos Amigos, formado por Fábio, Johnhy Rocha e Felipe Villela, com direção de Anderson Marques, se apresentou na região, no Rio e em outros estados. Eles conquistaram diversos prêmios e também ganharam edital da CCR Nova Dutra, que permitiu a realização de apresentações gratuitas no estado do Rio.

O lançamento do livro ‘Teatro em Imagens’ será na Livraria Córdula, dia 18 de maio (sábado), das 14h às 16h. O endereço é Rua Manoel Machado Nunes, 55, loja 210, no Centro de São João de Meriti. 

 

 

Por Bernadete Travassos Divulgação

Revista InFoco

Revista In Foco. Uma revista Eletrônica que vai te deixar informado sobre diversos eventos. Fique Ligado!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *