Rainha do Mar reúne milhares de mulheres na praia de Copacabana
Entre estrelas mundiais e amadoras, maior evento do mundo exclusivo para o público feminino acontece neste domingo, dia 25; últimos inscrições estão disponíveis

(Effect Sport)
As mulheres darão mais uma prova de sua força no esporte, em especial na natação de águas abertas, neste domingo, dia 25, no Rainha do Mar 2024. Pelo terceiro ano seguido, o evento exclusivamente dedicado a elas reúne milhares de participantes na praia de Copacabana, desde os principais nomes da modalidade até amadoras de diversos lugares do país. As últimas inscrições estão disponíveis por meio do site reierainhadomar.com.br, até às 23h59 desta quinta-feira, dia 22.
O Rainha do Mar 2024 oferece quatro opções de provas, sendo três para atletas amadoras, a partir de 11 anos de idade, e o desafio Elite com estrelas mundiais. A disputa Open tem percurso de 500 metros nas águas da “Princesinha do Mar”, palco olímpico da maratona aquática na Rio 2016. A Sprint conta com distância de 1 km, enquanto a Classic tem 2 km. Entre as profissionais, a prova terá o total de 3 km, dividida em três fases eliminatórias.

(Anna Verônica)
A disputa Elite será exibida para todo o país, ao vivo, em transmissão do Esporte Espetacular, da TV Globo. Desde a sua criação, em 2022, o projeto integra o calendário do Verão Espetacular, sendo criado e desenvolvido pela agência Effect Sport. A Águas do Rio, Claro, Wickbold, Powerade e Speedo são marcas patrocinadoras da edição deste ano do Rainha do Mar.
Estrelas olímpicas em ação

(World Aquatics)
Em julho deste ano, dezenas de atletas cairão nas águas do Rio Sena, em Paris, em busca da consagração olímpica. Antes disso, porém, quatro nadadoras classificadas para Paris 2024 marcam presença no Rainha do Mar 2024, entre elas a atual campeã olímpica, Ana Marcela Cunha, a maior de todos os tempos na maratona aquática. A brasileira participa pela segunda vez do evento, de olho no inédito título como preparação em busca de mais uma medalha olímpica.
Outra brasileira garantida em Paris e confirmada no Rainha do Mar 2024 é Viviane Jungblut. A gaúcha figurou no pódio nas duas edições do evento, sendo vice-campeã em 2022 e terceira colocada no ano passado, e desta vez terá a companhia da irmã, Cibele Jungblut. Retornando a disputa do Mundial em Doha, nas últimas semanas, Gabi Roncatto completa o time brasileiro.
Das quatro representantes internacionais escaladas para o espetáculo em Copacabana, duas delas estão classificadas para a próxima edição dos Jogos Olímpicos. Após brilhar em 2023, sendo a nadadora de maior destaque no cenário internacional ao conquistar as provas de 5 km e 10 km do Mundial, a alemã Leoni Beck compete pela primeira vez no Rio de Janeiro no Rainha do Mar 2024.
A francesa Oceane Cassignol terá a honra de nadar em casa durante Paris 2024. Com experiência em três edições olímpicas (Londres 2012, Rio 2016 e Tóquio 2020), a equatoriana Samantha Arevalo também está confirmada no Rainha do Mar deste ano, assim como a argentina Candela Giordanino, que retorna ao evento após participar em 2023.
A disputa da prova Elite será realizada com 10 participantes, sendo oito convocadas pela organização do evento e mais duas oriundas das disputas amadoras, oferecendo o prazer de competir com as melhores do mundo. As selecionadas serão as duas primeiras colocadas da prova Sprint, que acontece horas antes da principal atração.
Serviço – Rainha do Mar 2024
Data: 25 de fevereiro, domingo
Início: 7h
Desafio Elite / Transmissão Globo: 10h
Local: Posto 5 – Praia de Copacabana (Avenida Atlântica)
Inscrições: reierainhadomar.com.br
Desafio Elite – Participantes
Ana Marcela Cunha (Brasil)
Leonie Beck (Alemanha)
Viviane Jungblut (Brasil)
Oceane Cassignol (França)
Gabi Roncatto (Brasil)
Samantha Arevalo (Equador)
Cibele Jungblut (Brasil)
Candela Giordanino (Argentina)
Mais informações sobre o Rainha do Mar, acesse reierainhadomar.com.br.
Mais informações sobre a Effect Sport, acesse effectsport.com.br.
Sobre a Effect Sport
A Effect Sport é uma agência full service com quatro áreas de atuação: live marketing, digital, branding e sports business. Com 15 anos de atuação no mercado, a empresa é referência global em marketing esportivo, com inúmeros cases de sucesso no segmento e um conceito: “nosso esporte é surpreender”.
No período, a agência foi responsável por projetos com marcas como Nike, Red Bull, Gatorade, Stanley, Paris Saint-Germain, Miami Dolphins, entre outras, além de parcerias com instituições como Team USA (Comitê Olímpico dos Estados Unidos), NBA, WSL, Conmebol Libertadores, Fiba e SLS. Desde 2015, a Effect Sport é a agência oficial da NFL no Brasil, e lidera o processo de expansão da franquia no país.
Em seu portfólio de eventos próprios, a empresa é a criadora e realizadora do Rei e Rainha do Mar, Rainha do Mar, Grangiro, Raia Rápida e Meia Maratona do Cristo, além de gerenciar a Liga Universitária Brasil.
A agência é engajada no respeito ao meio ambiente e sustentabilidade, e promove em todos os seus eventos princípios de causas socioambientais. Reduzir o desperdício, reutilizar o possível e destinar para reciclagem o que pode gerar renda está no DNA da Effect Sport.
Por Brandpower – Comunicação Criativa