Associação Kinoforum e Spcine levam curtas ao Festival Clermont-Ferrand e participam do Short Film Market

Programação brasileira ocupa as telas do Festival de Clermont-Ferrand de 2 a 10 de fevereiro

8 curtas brasileiros promovem a diversidade e a criatividade da produção nacional no maior evento mundial dedicado ao formato  

 O Brasil é um dos 40 países que participarão do Short Film Market, um dos maiores eventos do mercado audiovisual

O Curta Kinoforum – Festival Internacional de Curtas de São Paulo divulga abertura de inscrições e as datas do evento 

b

Ava Mocoi – Os Gêmeos, de Luiza Calagian and Vinicius Toro
Foto: Divulgação

A Spcine, o Consulado-Geral do Brasil em Marselha e a Associação Cultural Kinoforum unem esforços em uma ampla parceria que levará à França uma programação de curtas-metragens brasileiros recentes que busca promover a diversidade e a criatividade da produção nacional dentro da maior vitrine mundial dedicado a esse formato – o Festival Internacional de Curtas-Metragens de Clermont-Ferrand, que acontece entre os dias 2 e 10 de fevereiro. A ação também levará os cineastas à França, proporcionando uma capacitação in loco em intercâmbio internacional e nos mecanismos do mercado audiovisual mundial.

O Festival Internacional de Curtas-Metragens de Clermont-Ferrand é hoje o maior festival de cinema do mundo dedicado a curtas-metragens. Em termos de público e presença profissional, é o segundo maior festival de cinema da França, atrás apenas de Cannes, e recebe anualmente mais de 8.000 inscrições de curtas-metragens de todo o mundo.

Os Animais mais fofos e engraçados do Mundo
Foto: Divulgação

Os curtas selecionados para o programa Spcine Brazilian Shorts, que integra a programação do Short Film Market, são: Ava Mocoi – Os Gêmeos, de Luiza Calagian and Vinicius Toro; Meu Amigo Pedro MIXTAPE, de Lincoln Péricles (LK); Combustão Não Espontânea, de Boni Zanatta; Ibirapitanga, de Olinda Tupinambá; e Os Animais Mais Fofos e Engraçados do Mundo, de Renato Sircilli. O programa será exibido no dia 5 de fevereiro, às 16h, na sala de projeção do Mercado, e contará com a presença dos realizadores Luiza Calagian, Lincoln Péricles, Boni Zanatta e Renato Sircilli.

Além dos curtas desse programa, os cineastas que fazem parte da seleção oficial do festival também contam com o suporte dessa parceria. Até Onde o Mundo Alcança, de Daniel Frota de Abreu, faz parte da Competição Internacional; Pássaro Memória, de Leonardo Martinelli, integra a competição do programa Labo; e Lulina e a Lua, de Alois Di Leo e Marcus Vinicius Vasconcelos, foi selecionado para a mostra Enfants.

Combustão Não Espontânea, de Boni Zanatta
Foto: Divulgação

A Kinoforum também estará coordenando o estande Brazilian Shorts, em parceria com a Spcine e o Consulado-Geral do Brasil em Marselha, com o objetivo promover o audiovisual brasileiro e servir de base de apoio para todos os brasileiros presentes no festival. O estande integra o Short Film Market, que terá duração de 4 dias e contará com as presenças de organizações promotoras do cinema de curta-metragem de quase 40 países, entre eles Portugal, Suécia, Japão, Egito, Ucrânia e Colômbia, além da própria França. 

A Kinoforum organiza a representação do Brasil no Short Film Market desde 2011, graças a parceria com o Ministério das Relações Exteriores que possibilita a presença do estande Brazilian Shorts e da realização de uma festa de celebração e promoção do curta-metragem brasileiro através do Consulado-Geral do Brasil em Marselha.

Meu Amigo Pedro MIXTAPE, de Lincoln Péricles
Foto: Divulgação

Além da promoção dos curtas e do intercâmbio proporcionado aos cineastas brasileiros, a ação busca também divulgar a próxima edição do Curta Kinoforum – Festival Internacional de Curtas de São Paulo, que abre inscrições em fevereiro. Os deadlines são 31 de março (para filmes produzidos em 2023) e 29 de abril (para filmes produzidos em 2024). O evento chega este ano à sua 35ª edição e já tem data de realização definida: 22 de agosto a 1º de setembro de 2024.

A Associação Cultural Kinoforum é uma entidade sem fins lucrativos que desenvolve atividades e projetos de apoio ao setor audiovisual brasileiro e de promoção da cidadania, com ações que focam na inclusão cultural e social. A Kinoforum também é responsável pela realização do Curta Kinoforum – Festival Internacional de Curtas de São Paulo.

A Spcine é a empresa de cinema e audiovisual de São Paulo, iniciativa da Prefeitura de São Paulo. Supervisiona o desenvolvimento, o financiamento e a implementação de programas e políticas para cinema, TV, jogos digitais e novas mídias, fomentando o potencial econômico e criativo do setor audiovisual de São Paulo e promovendo seu impacto socioambiental e cultural.

O Consulado-Geral do Brasil em Marselha faz parte da rede de postos do Ministério das Relações Exteriores e apoia ações comerciais, culturais e de cooperação científica e tecnológicas brasileiras nos territórios das regiões administrativas da metade sul da França, incluindo a Córsega, assim como no Principado de Mônaco.

b

b

Conheça ao final detalhes da programação.

realização 

Associação Cultural Kinoforum

Spcine

Consulado-Geral do Brasil em Marselha

b

redes sociais

www.instagram.com/curtakinoforum/

www.facebook.com/kinoforum

www.linkedin.com/company/kinoforum/

twitter.com/Kinoforum

www.tiktok.com/@curtakinoforum

www.youtube.com/curtakinoforum

b

sites de interesse

Kinoforum: www.kinoforum.org 

Spcine: www.spcine.com.br 

Brazilian Shorts @ Clermont-Ferrand ISFF 2024: https://sites.google.com/kinoforum.org/kinoforumcf2024 

Festival Internacional de Curtas-Metragens de Clermont-Ferrand: https://clermont-filmfest.org/ 

b

b

DETALHES DA PROGRAMAÇÃO

Programa Spcine Brazilian Shorts

Ava Mocoi, Os Gêmeos

dir. Luiza Calagian, Vinicius Toro • 15′ • 2022

Na conflituosa fronteira entre Brasil e Paraguai, uma aldeia indígena Guarani luta para preservar sua cultura e território. A chegada de gêmeos e a profecia que os acompanha mobiliza a comunidade.

b

Meu Amigo Pedro MIXTAPE

dir. Lincoln Péricles (LK) • 9′ • 2023

O cineasta revisita memórias registradas desde as primeiras câmeras e microfones que teve acesso, construindo um filme em formato Mixtape de RAP, misturando sons e imagens do cinema brasileiro e desnaturalizando as imagens de trabalho.

b

Combustão Não Espontânea

dir. Boni Zanatta • 14′ • 2023

No Brasil, uma mulher vive em sua casa enquanto ela queima.

b

Ibirapitanga 

dir. Olinda Tupinambá • 8′ • 2022

A visão da árvore Ibirapitanga, uma entidade. Ibirapitanga é o pau-brasil, uma das árvores mais significativa do bioma onde ocorre.

b

Os Animais Mais Fofos e Engraçados do Mundo

dir. Renato Sircilli • 24′ • 2023 

Jorge, faxineiro do Motel Paradise, grava escondido os áudios dos frequentadores das suítes para vendê-los a Alberto, o que lhe garante uma renda extra, mas também afeto.

b

b

Curtas brasileiros que integram outras programações da seleção oficial:

Pássaro Memória

Competição Internacional

dir. Leonardo Martinelli • 15′ • 2023

Um pássaro chamado Memória esqueceu como voltar para casa. Lua, uma mulher trans, tenta encontrá-la nas ruas do Rio de Janeiro, mas a cidade pode ser um lugar hostil.

b

Até Onde o Mundo Alcança

Competição Labo

dir. Daniel Frota de Abreu • 27′ • 2023

Uma equipe de etnobotânicos enfrenta os desafios de armazenar uma das maiores coleções de história natural do mundo, enquanto um observador de pássaros acaba gravando um som há muito esquecido. Essa gravação desencadeia uma exploração sobre os efeitos duradouros do colonialismo na forma como a natureza é percebida hoje.

b

Lulina e a Lua

Mostra Enfants

dir. Alois Di Leo e Marcus Vinicius Vasconcelos • 14′ • 2023

Lulina desenha seus maiores medos sobre o branco infinito do solo da Lua. Magicamente, suas ilustrações ganham vida, revelando que os monstros que assombram seus pensamentos são, na verdade, menos aterrorizantes do que a sua imaginação os pintava.

b

b

b

Por ATTi Comunicação

Revista InFoco

Revista In Foco. Uma revista Eletrônica que vai te deixar informado sobre diversos eventos. Fique Ligado!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *