COB abre inscrições para cursos gratuitos de gestão esportiva, treinamento, carreira do atleta e esporte seguro
Cadastro para processo seletivo começa nesta quarta, 15, e fecha no próximo dia 31; há outros cursos também sem custos com inscrições abertas durante todo o ano
O investimento em capacitação é uma característica do Comitê Olímpico do Brasil (COB) nos últimos anos. E mais um passo nessa direção foi dado nesta quarta, 15, em que o Instituto Olímpico Brasileiro (IOB), área de educação do COB, abriu as inscrições para cursos gratuitos nas áreas de gestão esportiva, treinamento e carreira do atleta. Atletas, treinadoras e treinadores, gestoras e gestores, e toda a comunidade esportiva podem se cadastrar acessando a página do IOB para participar do processo seletivo e concorrer às oportunidades de2023.
“É fundamental formar pessoas que vão trabalhar na divulgação dos Valores Olímpicos, no desenvolvimento de atletas da base ao alto rendimento e na promoção do esporte. O Comitê Olímpico do Brasil entende que o investimento em capacitação faz a diferença no esporte e, por isso, investe cada vez mais em educação de qualidade”, disse o Presidente Paulo Wanderley.
Confira as oportunidades abertas por público-alvo:
Para atletas: Programa de Carreira do Atleta – PCA
– Núcleo de Atletas em Transição de Carreira (inscrições até 31 de março).
– Núcleo de Atletas de Alto Rendimento: Bolsas de estudo (inscrições abertas o ano todo).
– Núcleo de Jovens Atletas: Formando Campeões para o Esporte e para a Vida (inscrições abertas o ano todo).
Para gestoras e gestores: Programa de Gestores
– Curso Fundamentos da Administração Esportiva | FAE 1ª e 2ª Edição (inscrições até 31 de março).
– Curso Avançado de Gestão Esportiva | CAGE (inscrições até 31 de março).
Para treinadoras e treinadores: Academia Brasileira de Treinadores – ABT
– Curso Básico de Gestão para Treinadores | CBGT 1ª e 2ª Edição (inscrições até 31 de março).
– Curso de Iniciação Esportiva e Valores Olímpicos | CIEVO (inscrições abertas o ano todo):
CIEVO – Atletismo.
CIEVO – Ginástica Artística.
CIEVO – Judô.
CIEVO – Natação.
E para toda a comunidade esportiva: Programa Esporte Seguro – PES (todos com inscrições abertas o ano todo)
– Prevenção e Enfrentamento do Assédio e Abuso no Esporte | Para Adultos.
– Abuso e Assédio Fora de Jogo | Para Jovens.
– Curso Esporte Antirracista: Todo Mundo Sai Ganhando.
– Programa Esporte Seguro para Organizações.
+Confira aqui o calendário de cursos 2023 do IOB
Outra iniciativa do COB em prol do desenvolvimento global do atleta é o oferecimento de bolsas de estudo integrais na Estácio, patrocinadora do Comitê, através do Núcleo de Atletas de Alto Rendimento do Programa de Carreira do Atleta. O benefício é destinado aos atletas que integraram a delegação brasileira em Jogos Pan-americanos e Jogos Olímpicos. As inscrições para os atletas que desejarem realizar cursos de graduação e pós-graduação ainda no segundo semestre deste ano estarão abertas até o dia 01 de maio, pelo site do COB.
O Instituto Olímpico Brasileiro
Lançado em 2009, o Instituto Olímpico Brasileiro (IOB) tem objetivo de gerar e difundir conhecimento ao promover uma formação profissional de alta qualidade por meio de programas de capacitação e desenvolvimento, e a missão de contribuir de forma significativa para o amadurecimento do esporte nacional de alto rendimento.
O IOB atua em três principais programas: Programa de Gestores, Programa de Carreira do Atleta e Academia Brasileira de Treinadores, além dos Projetos Especiais e Programa Esporte Seguro.
Em 14 anos, desde o seu lançamento, o IOB já capacitou quase 30.000 gestoras e gestores, treinadoras e treinadores, atletas e demais profissionais da comunidade esportiva, realizando mais de 230 cursos. Entre os profissionais que já passaram por cursos do IOB estão o vice-presidente do COB, Marco La Porta; a medalhista olímpica no vôlei de praia, Adriana Behar; a presidente da Comissão de Atletas do COB, Yane Marques, bronze no pentatlo moderno em Londres 2012; Kiko Pereira, treinador da seleção brasileira de judô; entre tantos outros nomes do esporte nacional.
Sobre o COB
O Comitê Olímpico do Brasil (COB) é uma organização não governamental, filiada ao Comitê Olímpico Internacional (COI), que trabalha na gestão técnica, administrativa e política do esporte nacional. A missão do COB é desenvolver e representar com excelência o esporte de alto rendimento do Brasil, trabalhando na melhoria de resultados esportivos do Time Brasil, elevando a maturidade de gestão do COB e Confederações filiadas e fortalecendo a imagem do esporte olímpico brasileiro. É dever do COB ainda proteger e promover os valores olímpicos em território nacional.
Ao longo de seus 108 anos de existência (fundado em 8 de junho de 1914), o COB já levou o Brasil à conquista de 150 medalhas em Jogos Olímpicos (37 de ouro, 42 de prata, 71 de bronze) e 37 medalhas em Jogos Olímpicos da Juventude (11 de ouro, 15 de prata e 11 de bronze).
Airbnb, Alibaba Group, Allianz, Atos, Bridgestone, Coca-Cola, Deloitte, Intel, Omega, Panasonic, P&G, Samsung, Toyota e Visa são Patrocinadores Olímpicos Mundiais (programa TOP do Comitê Olímpico Internacional). O COB tem o patrocínio das empresas: Peak, XP, Medley, New On, Estácio, Riachuelo, Mormaii, Boali e Max Recovery.
O COB possui também parceria com as Loterias Caixa, que, conforme previsto por lei, repassam 1,7% do valor apostado em todas as loterias federais do país para investimento no esporte olímpico brasileiro.
Por Divulgação Comitê Olímpico do Brasil