COB abre inscrições para cursos gratuitos de gestão esportiva, treinamento, carreira do atleta e esporte seguro

Cadastro para processo seletivo começa nesta quarta, 15, e fecha no próximo dia 31; há outros cursos também sem custos com inscrições abertas durante todo o ano

 

Alunos do CAGE
Crédito da Foto: Heitor Vilela/COB

O investimento em capacitação é uma característica do Comitê Olímpico do Brasil (COB) nos últimos anos. E mais um passo nessa direção foi dado nesta quarta, 15, em que o Instituto Olímpico Brasileiro (IOB), área de educação do COB, abriu as inscrições para cursos gratuitos nas áreas de gestão esportiva, treinamento e carreira do atleta. Atletas, treinadoras e treinadores, gestoras e gestores, e toda a comunidade esportiva podem se cadastrar acessando a página do IOB para participar do processo seletivo e concorrer às oportunidades de2023.

 

“É fundamental formar pessoas que vão trabalhar na divulgação dos Valores Olímpicos, no desenvolvimento de atletas da base ao alto rendimento e na promoção do esporte. O Comitê Olímpico do Brasil entende que o investimento em capacitação faz a diferença no esporte e, por isso, investe cada vez mais em educação de qualidade”, disse o Presidente Paulo Wanderley.

 

Confira as oportunidades abertas por público-alvo:

Para atletas: Programa de Carreira do Atleta – PCA

– Núcleo de Atletas em Transição de Carreira (inscrições até 31 de março).

– Núcleo de Atletas de Alto Rendimento: Bolsas de estudo (inscrições abertas o ano todo).

– Núcleo de Jovens Atletas: Formando Campeões para o Esporte e para a Vida (inscrições abertas o ano todo).

 

Para gestoras e gestores: Programa de Gestores

– Curso Fundamentos da Administração Esportiva | FAE 1ª e 2ª Edição (inscrições até 31 de março).

– Curso Avançado de Gestão Esportiva | CAGE (inscrições até 31 de março).

 

Para treinadoras e treinadores: Academia Brasileira de Treinadores – ABT

– Curso Básico de Gestão para Treinadores | CBGT 1ª e 2ª Edição (inscrições até 31 de março).

– Curso de Iniciação Esportiva e Valores Olímpicos | CIEVO (inscrições abertas o ano todo): 

CIEVO – Atletismo.

CIEVO – Ginástica Artística.

CIEVO – Judô.

CIEVO – Natação.

 

E para toda a comunidade esportiva: Programa Esporte Seguro – PES (todos com inscrições abertas o ano todo)

– Prevenção e Enfrentamento do Assédio e Abuso no Esporte | Para Adultos.

– Abuso e Assédio Fora de Jogo | Para Jovens.

– Curso Esporte Antirracista: Todo Mundo Sai Ganhando.

– Programa Esporte Seguro para Organizações.

+Confira aqui o calendário de cursos 2023 do IOB

 

Outra iniciativa do COB em prol do desenvolvimento global do atleta é o oferecimento de bolsas de estudo integrais na Estácio, patrocinadora do Comitê, através do Núcleo de Atletas de Alto Rendimento do Programa de Carreira do Atleta. O benefício é destinado aos atletas que integraram a delegação brasileira em Jogos Pan-americanos e Jogos Olímpicos. As inscrições para os atletas que desejarem realizar cursos de graduação e pós-graduação ainda no segundo semestre deste ano estarão abertas até o dia 01 de maio, pelo site do COB.

 

O Instituto Olímpico Brasileiro

Lançado em 2009, o Instituto Olímpico Brasileiro (IOB) tem objetivo de gerar e difundir conhecimento ao promover uma formação profissional de alta qualidade por meio de programas de capacitação e desenvolvimento, e a missão de contribuir de forma significativa para o amadurecimento do esporte nacional de alto rendimento.

O IOB atua em três principais programas: Programa de Gestores, Programa de Carreira do Atleta e Academia Brasileira de Treinadores, além dos Projetos Especiais e Programa Esporte Seguro.

Em 14 anos, desde o seu lançamento, o IOB já capacitou quase 30.000 gestoras e gestores, treinadoras e treinadores, atletas e demais profissionais da comunidade esportiva, realizando mais de 230 cursos. Entre os profissionais que já passaram por cursos do IOB estão o vice-presidente do COB, Marco La Porta; a medalhista olímpica no vôlei de praia, Adriana Behar; a presidente da Comissão de Atletas do COB, Yane Marques, bronze no pentatlo moderno em Londres 2012; Kiko Pereira, treinador da seleção brasileira de judô; entre tantos outros nomes do esporte nacional.

Sobre o COB

O Comitê Olímpico do Brasil (COB) é uma organização não governamental, filiada ao Comitê Olímpico Internacional (COI), que trabalha na gestão técnica, administrativa e política do esporte nacional. A missão do COB é desenvolver e representar com excelência o esporte de alto rendimento do Brasil, trabalhando na melhoria de resultados esportivos do Time Brasil, elevando a maturidade de gestão do COB e Confederações filiadas e fortalecendo a imagem do esporte olímpico brasileiro. É dever do COB ainda proteger e promover os valores olímpicos em território nacional.

Ao longo de seus 108 anos de existência (fundado em 8 de junho de 1914), o COB já levou o Brasil à conquista de 150 medalhas em Jogos Olímpicos (37 de ouro, 42 de prata, 71 de bronze) e 37 medalhas em Jogos Olímpicos da Juventude (11 de ouro, 15 de prata e 11 de bronze).

Airbnb, Alibaba Group, Allianz, Atos, Bridgestone, Coca-Cola, Deloitte, Intel, Omega, Panasonic, P&G, Samsung, Toyota e Visa são Patrocinadores Olímpicos Mundiais (programa TOP do Comitê Olímpico Internacional). O COB tem o patrocínio das empresas: Peak, XP, Medley, New On, Estácio, Riachuelo, Mormaii, Boali e Max Recovery.

O COB possui também parceria com as Loterias Caixa, que, conforme previsto por lei, repassam 1,7% do valor apostado em todas as loterias federais do país para investimento no esporte olímpico brasileiro.

 

 

Por Divulgação Comitê Olímpico do Brasil

Revista InFoco

Revista In Foco. Uma revista Eletrônica que vai te deixar informado sobre diversos eventos. Fique Ligado!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *