Universo de Nelson Rodrigues inspira peça sobre luxúria e vingança

Dramaturgia mistura realidade e ficção e é inspirada no muniverso de Nelson Rodrigues

 

Foto: Divulgação

Mistura de realidade e ficção, o espetáculo “Você Tem Certeza de que Quer Conhecer Esta História?” bebe da fonte dramatúrgica de Nelson Rodrigues e traz um interessante olhar sobre a natureza humana. Dirigida por Alessandra Gelio, que também é a autora do texto, a peça revela pensamentos inconfessáveis e coloca em cena paixões, segredos e sangue. 

São histórias paralelas sobre personagens que vivem no limite das relações familiares. Enquanto duas irmãs entram em conflito pelo mesmo homem, outras duas aceitam dividir o marido de uma delas. Paralelamente a essas tramas, uma dona de casa abandona sua família e abre um bordel em busca de recuperar a sua autonomia.

 

“Mais do que uma peça, estamos aqui diante de confissões ‘demasiadamente humanas’, como diria o filósofo alemão Nietzsche. Falamos aqui da capacidade de admitirmos nossos absurdos. Até que ponto eles nos tornam humanos e quando eles nos desumanizam? De perto, os cotidianos não são tão instagramáveis quanto parecem”, diz a diretora Alessandra Gelio.

 

Assim, luxúria, vingança e ética são sentimentos colocados à prova em tom confessional. O elenco formado por Caren LaurindoLipe GarciaMarcela de LunaMarcela VianaMarcelo TeixeiraPri BallianRenata MaiatoRenato BragaZé Orlando construiu essa narrativa durante o processo de ensaios com Alessandra, no qual revisitaram obras emblemáticas de Nelson Rodrigues.

 

“Observamos toda a natureza audaciosa da dramaturgia de Nelson. Quando avançamos para uma pesquisa cênica, começamos a desbravar também para dentro da vida dos atores. Quais audácias cada um de nós cometeu ou pensou? E fomos nos revelando a partir das provocações rodrigueanas”, explica Alessandra.

 

Após um período de experimentações online, em função da pandemia, a diretora, que estrelou o solo “Alcoólika” ano passado, comemora a volta do teatro presencial com a montagem-provocação de “Você Tem Certeza de que Quer Conhecer Esta História?”.

 

“É como a alma voltando para o corpo. Poder explorar novamente o espaço, o toque, o movimento, o olho no olho, a comunhão do instante que só a presença física promove é bom demais. Estamos ansiosos para comungar desse instante com o público.”

 

Serviço:

“Você Tem Certeza de que Quer Conhecer Esta História?

07/06 a 28/06 – Terças-feiras às 20h

Teatro Cândido Mendes (103 lugares)

Rua Joana Angélica, 63 — Ipanema

Ingressos: R$ 40 (Sympla)

 

Ficha Técnica:

Direção e Dramaturgia: Alessandra Gelio

Assistência de Direção: Renata Maiato e Marcela Viana

Elenco: Caren Laurindo, Lipe Garcia, Marcela de Luna, Marcela Viana, Marcelo Teixeira, Pri Ballian, Renata Maiato, Renato Braga, Zé Orlando

Direção de Arte: Luciana Cardoso

Iluminação: Pablo Rodrigues

Fotografia: Rhavine Crispim

Arte Gráfica: Luiza Verdier

Assessoria de Imprensa: Dobbs Scarpa

Produção: Alessandra Gelio e Marcela Viana

 

 

Por Dobbs Scarpa

 

 

Revista InFoco

Revista In Foco. Uma revista Eletrônica que vai te deixar informado sobre diversos eventos. Fique Ligado!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *