Dia Nacional da Língua Portuguesa e da Cultura e Ciência: um legado de Rui Barbosa
Segundo o secretário-executivo da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), Francisco Ribeiro Telles, a língua portuguesa é, atualmente, a quinta mais falada no mundo e a primeira no Hemisfério Sul, com cerca de 260 milhões de falantes. Além do Brasil, é o idioma oficial de mais oito países: Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Guiné Equatorial, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste.
Em São Paulo, cidade com o maior número de falantes da língua, está localizado o Museu da Língua Portuguesa, no edifício da Estação da Luz. Reinaugurado em 31 de julho deste ano, após quase seis anos em reconstrução devido a um incêndio, o espaço é destinado a preservar e promover a história da língua portuguesa, sua origem e influências, sua diversidade e importância para a formação cultural, tudo isso por meio de um rico acervo, exposições, cursos, apresentações artísticas, entre outras atividades.
A língua portuguesa, assim como outros idiomas, é a identidade, o patrimônio da sociedade que a domina, admitindo variantes como sotaques, dialetos, regionalismos e gírias. A riqueza e a representatividade dessa pluralidade, especialmente no Brasil, ganharam até uma comemoração: nesta sexta-feira, 5 de novembro, é celebrado o Dia Nacional da Língua Portuguesa.
A data, que também soleniza o Dia Nacional da Cultura e Ciência, foi criada em homenagem ao aniversário de Rui Barbosa, que foi jornalista, escritor, advogado, jurista, político e um dos fundadores da Academia Brasileira de Letras. Sua contribuição para a história do país, com a valorização da língua portuguesa, das expressões culturais e do desenvolvimento científico, é imensurável, tanto é que foi criada a Fundação Casa de Rui Barbosa (FCRB), uma instituição pública ligada à Secretaria Especial de Cultura do Ministério do Turismo, que tem por finalidade “o desenvolvimento da cultura, da pesquisa e do ensino”.
No Bookplay, primeira plataforma 100% brasileira de streaming de educação, há diversos conteúdos, entre cursos, livros, audiolivros e revistas, para quem deseja ter mais conhecimento acerca desses temas, sejam profissionais de diferentes áreas, estudantes e até mesmo crianças.