Jogos Olímpicos de Tóquio: as meninas do Vôlei e Handebol vencem. Fernando Scheffer se supera e conquista medalha de bronze na Natação

O Brasil está mandando bem no Jogos Olímpicos de Tóquio. Nesta terça (27), a seleção feminina de vôlei passou sufoco e venceu a República Dominicana por 3 sets a 2 (22/25, 25/17, 25/13, 23/25 e 15/12) em seu segundo duelo nos Jogos Olímpicos, na Ariake Arena. As meninas do vão enfrentar o Japão, na quinta-feira, 29. Ao vencer a Hungria por 33 a 27, em Tóquio, o handebol feminino conseguiu sua primeira vitória sobre o time húngaro. O próximo jogo das brasileiras será contra a Espanha, na quinta-feira, às 11h (23h de quarta no Brasil). Evandro e Bruno Schmidt vencem pelo vôlei de praia, Ketleyn Quadros terminou sua participação em Tóquio 2020, Robert Scheidt manda bem na vela brasileira, o judoca Abner Teixeira está nas quartas-de-final, Fernando Scheffer se supera e conquista medalha de bronze na natação nos 200m livre, a vela segue firme, Laura Pigossi e Luísa Stefani fazem história ao derrotar a república Tcheca, Jaqueline Mourão se despede de Tóquio.

Foto: Wander Roberto/COB
As duas duplas brasileiras de vôlei de praia entraram em quadra nos Jogos Olímpicos de Tóquio. Alison e Álvaro Filho foram superados pelo time dos Estados Unidos, Lucena e Dalhausser. Evandro e Bruno Schmidt venceram Abicha e Elgraoui, do Marrocos. Na próxima quinta-feira (29.07), Alison e Álvaro Filho enfrentarão os holandeses Brouwer e Meeuwsen, às 10h, com transmissão do SporTV.
Próximos confrontos do vôlei de praia: 29.07 (QUINTA-FEIRA)- (Ágatha/Duda (PR/SE) x Bansley/Brandie (CAN) /Alison/Álvaro Filho (ES/PB) x Brouwer/Meeuwsen (HOL) )
30.07 (SEXTA-FEIRA) – (Evandro/Bruno Schmidt (RJ/DF) x Bryl/Fjalek (POL) / Ana Patrícia/Rebecca (MG/CE) x Claes/Sponcil (EUA) )

Foto: Miriam Jeske/COB
Após derrota para holandesa Juul Franssen na repescagem da categoria leve (63kg), a judoca do Distrito Federal, Ketleyn Quadros terminou sua participação em Tóquio 2020 na 7º colocação e lamentou o resultado. “É muito difícil avaliar o que faltou. O que me deixa contente é que eu dei o meu melhor, me preparei muito. Foram muitos obstáculos para chegar até aqui. Tive os meus melhores resultados, vim para Tóquio com condição de medalha e isso me deixa feliz. E numa competição de alto rendimento o detalhe faz a diferença e esse detalhe não foi ao meu favor. Não dá para avaliar o que faltou, mas dá para avaliar uma jornada gigantesca de muitas conquistas e eu tenho muito orgulho da minha caminhada”, disse Ketleyn, que foi porta-bandeira do Time Brasil na Cerimônia de Abertura. Eduardo Yudy Santos representou o judô do Brasil, no masculino, pelo meio-médio. Mesmo começando bem, ele perdeu para o campeão mundial e número dois do ranking, Sagi Muki, de Israel. Na quarta-feira, a partir das 11h do Japão (terça-feira, 23h no Brasil), o judô brasileiro será representado por Maria Portela (70kg) e Rafael Macedo (90kg).

Foto: Wander Roberto/COB
Ana Sátila disputou a semifinal na categoria K1, mesmo fazendo uma descida sem penalidades, perdeu tempo ao cruzar a baliza 24, e marcou 114.62 segundos, e ficou em 13° lugar nesta terça-feira, dia 27, no Kasai Canoe Slalom Centre. Somente as 10 primeiras seguem para a final, que será disputada no mesmo dia. Nesta quarta-feira, dia 28, começa uma nova jornada para a canoísta, agora na disputa pelo C1. A primeira descida da classificatória será a partir de 12h40 (00h40 horário de Brasília). Nesta quarta (28), será a vez de Pedro Gonçalves, que entra na água para competir em Tóquio, em sua segunda edição olímpica, no Rio 2016 o atleta de Piraju/SP chegou a final do K1 (caiaque individual) onde garantiu a 6ª colocação, feito inédito na Canoagem Slalom do Brasil, até então o país não havia conquistado uma final olímpica na modalidade.
Confira a programação da Canoagem Slalom em Tóquio
Quarta-feira (28)
Ana Sátila no C1 Feminino
Pedro Gonçalves no K1 Masculino
12h50 – C1 Feminino – 1ª Descida*
13h50 – K1 Masculino – 1ª Descida**
15h00 – C1 Feminino – 2ª Descida*
16h00 – K1 Masculino – 1ª Descida**
*No C1 Feminino os atletas que ficarem entre o 1º ao 18º lugar passam para a semifinal
**No K1 Masculino os atletas que ficarem entre o 1º ao 20º lugar passam para a semifinal
Quinta-feira (29)
Passando para a semifinal do C1 Feminino, Ana Sátila compete nesse dia
14h00 – C1 Feminino – Semifinal*
13h55 – C1 Feminino – Final
*Só os 10 melhores tempos da semifinal passam para a final
Sexta-feira (30)
Passando para a semifinal do K1 Masculino, Pedro Gonçalves compete nesse dia
14h00 – K1 Masculino – Semifinal*
16h00 – K1 Masculino – Final
*Só os 10 melhores tempos da semifinal passam para a final

Foto de Júlio César Guimarães/COB.
Esta terça-feira, foi um bom dia para as regatas, na vela brasileira, nos Jogos Olímpicos Tóquio 2020, no Japão. O bicampeão olímpico Robert Scheidt subiu para a terceira posição na classificação geral da classe Laser. Na 49erFX, as atuais campeãs olímpicas, Martine Grael e Kahena Kunze, estrearam nesta edição do evento esportivo e também fecharam o dia na terceira colocação. Jorge Zarif, da classe Finn, que velejou pela primeira vez nos Jogos, chegou em 7º e 15º em duas regatas e fechou o dia na 13ª colocação, com 22 pontos perdidos. Os brasileiros Marco Grael e Gabriel Borges chegaram em oitavo. A disputa da vela prossegue nesta quarta-feira, dia 28. Fernanda Oliveira e Ana Barbachan, estreiam na classe 470 feminina; Henrique Haddad e Bruno Bethlem, na 470 masculina; e Samuel Albretch e Gabriela Nicolino, na Nacra 17. Também vão entrar na água Marco Grael e Gabriel Borges, na 49er; Jorge Zarif, na Finn; Martine e Kahena, na 49erFX; e Patricia Freitas, na RS:X feminina.
Nesta terça, 27, o pugilista brasileiro Abner Teixeira derrotou o britânico Clarke Cheavon por 4 a 1 na decisão dos juízes na categoria pesado (até 91kg), e está nas quartas-de-final dos Jogos Olímpicos Tóquio 2020. Se o lutador vencer sua próxima batalha, contra Hussein Iashaish, da Jordânia, terá pelo menos a medalha de bronze, uma que no boxe os dois semifinalistas derrotados vão ao pódio. O combate será no dia 30, às 19h39 (7h39 do Brasil), na Kokugikan Arena. “Quando cheguei ao Japão, não caiu a ficha. Mas quando cheguei e vi a Vila, a estrutura do COB e tudo mais, eu vi que era real, é a conquista de um sonho.”
Em sua 7ª participação olímpica, a brasileira Jaqueline Mourão se despediu de Tóquio 2020, nesta terça-feira, 27. A atleta disputou a prova individual feminina do cross country olímpico (XCO) do ciclismo mountain bike, terminando na 35ª colocação nos Jogos Olímpicos Tóquio 2020.

Foto: Jonne Roriz/COB
No revezamento 4x200m livre, Guilherme Costa avançou às finais da natação. Fernando Scheffer superou as dificuldades e conquistou o bronze nos 200m livre, e ganhou a primeira medalha do Brasil na natação. Leonardo de Deus avançou à final dos 200m borboleta. Sete atletas caíram na água buscando representar bem a natação brasileira nas provas dos 100m livre, revezamento 4x200m e 800m livre, todos no masculino, na noite de terça-feira, 27 (manhã no Brasil). A primeira prova da noite teve a presença de Gabriel Santos e Pedro Spajari nos 100m livre, que fizeram uma boa prova e terminaram com os tempos de 49.33 e 48.74, ficando fora da semifinal. Luiz Altamir, Fernando Scheffer, Murilo Sartori e Breno Correia entraram na água para o revezamento 4x200m livre, mas com o tempo de 7min7s73, eles ficaram em quinto lugar na sua série e garantiram vaga para a final com o oitavo melhor tempo. A final será realizada na quinta-feira, dia 28, pouco após o meio-dia (meia-noite no Brasil). Guilherme Costa, o Cachorrão, voltou à piscina do Tokyo Aquatics Centre, dessa vez para os 800m livre, e brilhou. Guilherme garantiu sua vaga na final, que será disputada também na sexta-feira, pela manhã (noite de quinta no Brasil), com o tempo de 7min46s09, novo recorde sul-americano. Dia 28 pela manhã no Japão, noite do dia 27 no Brasil, acontece a final dos 200m borboleta, com a presença de Leonardo de Deus.

Foto: Gaspar Nóbrega/COB
A brasileiras Laura Pigossi e Luísa Stefani fizeram história ao vencerem a dupla Karolina Pliskova e Marketa Vondrousova, da república Tcheca, e se classificarem para as quartas de final, nesta terça (27), na Ariake Tennis Park. De virada, as jogadoras conquistaram um grande resultado após perderem o primeiro set, venceram a partida, válida pela segunda rodada dos Jogos Olímpicos de Tóquio, que terminou com as parciais de 2/6, 6/4 e 13/11.Por uma vaga na semifinal, as brasileiras vão enfrentar as cabeças de chave número quatro nesta quarta (28).
Fontes:
Comitê Olímpico do Brasil (cob.org.br)
Vôlei feminino passa sufoco com dominicanas, mas vence a segunda em Tóquio (cob.org.br)
Handebol feminino consegue primeira vitória sobre Hungria em Jogos Olímpicos (cob.org.br)
Evandro/Bruno vencem marroquinos e Alison e Álvaro Filho perdem para americanos (cob.org.br)
Ana Sátila fica em 13° no K1 e se prepara para disputar C1 amanhã (cob.org.br)
Scheidt assume a terceira posição, e Martine e Kahena estreiam (cob.org.br)
Abner Teixeira vence e está a uma vitória de conquistar uma medalha (cob.org.br)
Em sua 7ª participação olímpica, Jaqueline Mourão se despede de Tóquio 2020 (cob.org.br)
Revezamento 4x200m livre e Guilherme Costa avançam às finais da natação (cob.org.br)
Laura Pigossi e Luísa Stefani vencem e se classificam para as quartas de final (cob.org.br)
Fernando Scheffer supera dificuldades e conquista o bronze nos 200m livre (cob.org.br)