Roberto Corrêa lança livro sobre a viola caipira

Foto: Ricardo Labastier

O músico e pesquisador Roberto Corrêa está lançando o livro Viola caipira: das práticas populares à escritura da arte, da editora Viola Corrêa. Na obra, Roberto apresenta a trajetória recente da viola, dando ênfase ao que o autor chama de ‘avivamento’ nos últimos anos, mostrando a força do instrumento no Brasil. O livro pode ser encontrado em lojas virtuais com entrega para todo o Brasil.

Um dos mais importantes nomes da viola no Brasil, com uma trajetória de 40 anos dedicados à viola, Roberto Corrêa mostra nesta publicação sua pesquisa de doutoramento na área de Musicologia da USP. Defendida em 2014, no Programa de Música da universidade, o livro trata do que o autor chama de “avivamento” do instrumento, com uma série de acontecimentos que movimentaram artistas, produtores, plateias, pesquisadores, mídia, luthiers, desenhando uma nova cena para a viola, sobretudo a partir da década de 1960.

O autor contempla em sua trajetória os três principais ofícios da música: a composição (poíesis), a interpretação e execução (práxis) e a musicologia (theoria). No livro, Corrêa discorre sobre temas que sempre estiveram presentes em sua prática musical. “O nosso objetivo é mostrar o percurso da viola caipira, das práticas musicais populares, incluindo as tradicionais, à escritura da arte, identificando as ações que nortearam sua grande difusão em um movimento cultural que teve início na capital do estado de São Paulo e se alastrou por todo o país”, conta o autor na Introdução da obra, que conta no total com sete capítulos.

O novo trabalho de Roberto mostra que a viola, em suas diversas facetas, continua sua história, dinâmica e viva, pelos rincões do Brasil. Em um texto generoso, Corrêa divide com o leitor suas informações e análises. Nele, o autor puxa ‘o fio da meada’ para desenhar os contornos deste movimento que ele também ajudou a construir.

 

Onde comprar o livro:

Mercado Livre: lista.mercadolivre.com.br/roberto-correa-viola-caipira

Site do Roberto: www.robertocorrea.com.br/violacaipira/ (frete grátis por tempo limitado)

Amazon: www.encurtador.com.br/jBFH2

Distribuído pela Musimed: www.musimed.com.br / (61) 3244-9799

 

 

 

 

Créditos: Buriti Comunicação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *