Galeria Desvio estreia exposição e lança a primeira livraria de editoras independentes de artes do Rio

Foto: Divulgação

A Galeria Desvio apresenta de 6 de julho a 17 de agosto a mostra Que as coisas permaneçam. A exposição estabelece um diálogo artístico internacional da Galeria Desvio. No dia 6 de julho, também será o lançamento da LED, a primeira livraria de editoras  independentes de artes da cidade, uma realização conjunta da Galeria Desvio, do Atelier Organi.co e da Bananeira Será.

Juntos numa exposição, o artista brasileiro Ivar Rocha e a colombiana Ivonne Villamil apresentam seus trabalhos em pintura e gravura, que refletem sobre a impermanência dos objetos prosaicos e do apagamento de seus sentidos. Os artistas possuem intensa circulação na América Latina, em instituições de países como Cuba, México, Colômbia e Brasil. Tendo Ivar participado da XIII Bienal de La Habana, foi artista integrante do Atelier Sanitário no Rio de Janeiro e Ivonne, foi residente no Atelier da Sala Arte Jovem da Comunidade de Madrid.

A artista também apresentará ao público brasileiro, no dia 18 de julho, a performance “95 minutos de escucha juntos” que foi apresentada na Cidade do México no XI Encuentro Internacional El mundo ao revés: Humor, Ruído y Performance do Instituto Hemisférico de Performance e Política das Américas dirigido por Diana Taylor da Universidade de Nova York referência na área. 

No mesmo dia a dupla de artistas realizará a ação Primeira Parte que consiste na exibição da tradução em espanhol da primeira página do livro “A doutrina anarquista ao alcance de todos” de José Oiticica recriando ato já ocorrido na Colômbia. Rememorar, trazer à tona, cuidado constante com o passado, na ação, fugindo da máxima que toda tradução é uma traição, mas sim, a possibilidade de criação, força geradora de mundos, pontes, pontos de aproximação e quem sabe, de união. É engendrada a esperança de um continente tão múltiplo e diverso situado, no que parece, num projeto político de fragmentação, possa por suas artes estar conectado.

A livraria fica na Av. Gomes Freire, 625, 3º andar – Lapa, mas no primeiro sábado de cada mês apresentará o acervo de publicações disponíveis à venda no galpão da galeria com uma programação de mesas redondas acerca desse campo e uma exposição coletiva de artistas da Galeria Desvio e artistas gráficos. Além das exposições em cartaz será possível encontrar as publicações independentes para venda, livros de arte e de artistas, e questões em torno dessa temática.

 

 

SERVIÇOS:

Exposição Que as coisas permaneçam – Exposição de Ivar Rocha e Ivonne Villamil (Curadoria de Shannon Botelho)

Galeria Desvio: Av. Gomes Freire, 625, 3º andar – Lapa – Rio de Janeiro – RJ

Abertura: sábado, dia 6, às 17h

De 6 de julho a 17 de agosto de 2019.

Evento Gratuito

Classificação Livre

 

 

Lançamento da LED – Livraria de Editoras Independentes de artes

Galeria Desvio: Av. Gomes Freire, 625, 3º andar – Lapa – Rio de Janeiro – RJ

Sábado, dia 6, das 10h às 00h

Evento Gratuito

Classificação Livre

 

 

Créditos: RoMa in Press – Roberta Mattoso Comunicação & Imprensa

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *