Museu virtual Rio Memórias lança galeria “Rio sobre rochas” com bate-papo e performance artística na PUC-Rio

Na próxima quarta-feira, 2 de julho, o museu virtual Rio Memórias realiza, das 12h às 14h, o lançamento da galeria online “Rio sobre rochas”, no Anfiteatro Junito Brandão da PUC-Rio, na Gávea. O evento contará com um bate-papo entre o geógrafo Marcelo Motta de Freitas, curador da nova exposição, e a secretária municipal de Meio Ambiente, Tainá de Paula.

A nova galeria marca uma virada na abordagem do museu, que passa da história social da cidade à exploração de sua geografia. A proposta é mostrar como o relevo do Rio — entre morros, vales, praias e baixadas — não é apenas cenário, mas protagonista da experiência urbana ao longo dos séculos.

“A ocupação da cidade sempre esteve ligada à transformação do terreno. Habitar o Rio de Janeiro foi também moldar suas formas: desviando rios, aterrando brejos, subindo morros e descendo ao subsolo”, explica Freitas, doutor em Geografia e professor da PUC-Rio.

Visão do Rio de Janeiro – Foto: Divulgação

Após a conversa, o evento segue com uma apresentação musical do cantor e poeta Maui, artista de Duque de Caxias conhecido por misturar beats e gêneros eletrônicos. O poeta Cau, conhecido como 4-Ó, também participa com uma performance que une poesia e música.

A galeria “Rio sobre rochas” é a vigésima lançada pelo Rio Memórias, que tem curadoria de Freitas e conteúdo inédito sobre a influência da geografia na história da cidade. Segundo o curador, o espaço urbano é resultado de uma interação contínua entre os aspectos naturais e os processos de ocupação social, cultural, política e econômica — uma espécie de “grafismo na terra”.

Serviço
Evento: Lançamento da galeria online “Rio sobre rochas”
Data: Quarta-feira, 2 de julho
Horário: Das 12h às 14h
Local: Anfiteatro Junito Brandão – PUC-Rio (Rua Marquês de São Vicente, 225, Gávea)
Entrada: Gratuita, sem necessidade de inscrição
Classificação: Livre

Mais informações: www.riomemorias.com.br | Instagram: @riomemorias

Patrocínio: Norsul, Kasznar Leonardos, Impulso, Ministério da Cultura (Lei de Incentivo à Cultura), Prefeitura do Rio de Janeiro, Secretaria Municipal de Cultura, BTG Pactual, EloGroup, InterRisk e Dinsmore Compass (Lei do ISS).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *