Show de Lady Gaga deve trazer R$ 600 milhões ao Rio, 27,5% mais que o de Madonna, prevê prefeitura

A apresentação da cantora Lady Gaga na Praia de Copacabana, marcada para o dia 3 de maio, deve movimentar cerca de R$ 600 milhões na economia carioca, segundo estimativa da Prefeitura do Rio. O evento, que integra o Calendário Oficial de Eventos da cidade, espera receber um público de 1,6 milhão de pessoas e promete repetir o sucesso de grandes shows gratuitos realizados na orla.

Em todos os aspectos, incluir no calendário do Rio um show internacional por ano, na Praia de Copacabana, foi uma ideia super acertada do prefeito Eduardo Paes.

Público na Praia de Copacabana – Madonna 2024 – Alexandre Macieira – Riotur

Do ponto de vista econômico, é mais importante ainda, porque movimenta a cidade em um mês antes considerado de baixa temporada: com hotéis cheios e aumento de gastos em bares e restaurantes e no comércio, gerando emprego e renda para a população”, avaliou Osmar Lima, secretário municipal de Desenvolvimento Econômico. Os dados fazem parte do estudo “Potenciais Impactos Econômicos do Show da Lady Gaga no Rio – 2025”, elaborado pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (SMDE) e pela Riotur. De acordo com o levantamento, aproximadamente 240 mil espectadores devem ser turistas, sendo 80% estrangeiros e 20% de outras regiões do Brasil. Os demais 1,36 milhão de pessoas são moradores da capital fluminense e da Região Metropolitana.

O estudo também analisou o gasto médio diário dos visitantes, que varia conforme a origem: R$ 590,40 para estrangeiros, R$ 515,84 para turistas nacionais e R$ 133,60 para o público local. A média de permanência dos turistas será de quatro dias para estrangeiros e três dias para brasileiros, potencializando ainda mais o impacto sobre setores como hotelaria, transporte, alimentação e comércio.A escolha da data – um sábado logo após o feriado de 1º de Maio – também deve contribuir para o aumento do fluxo turístico. A expectativa é de que o impacto econômico supere em 27,5% os números registrados durante o show de Madonna, em 2024, que gerou R$ 469,4 milhões para a cidade. Além dos ganhos financeiros, o evento deve reforçar a imagem do Rio de Janeiro no exterior. Segundo os organizadores, apenas o anúncio do show gerou uma exposição de mídia gratuita estimada em US$ 48 milhões (cerca de R$ 280,5 milhões). Com a realização do espetáculo, a expectativa é de que esse valor ultrapasse R$ 1 bilhão em retorno midiático global.

“O show da Lady Gaga além de reforçar a nossa capacidade em sediar grandes eventos, promove o Rio como um destino turístico completo. É mais uma possibilidade de mostrar internacionalmente a potencialidades turísticas que o Rio tem para oferecer.”, destaca o presidente da Riotur, Bernardo Fellows.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *