Festival Literário Energia para Ler encerra em grande estilo a 4ª temporada
A quarta temporada do Festival Literário Energia para Ler foi encerrada em grande estilo na última quarta-feira (27), com uma celebração cultural no Quiosque Cavalo Marinho, na orla do Recreio dos Bandeirantes, no Rio de Janeiro. O evento reuniu fazedores de cultura, autoridades dos 10 municípios contemplados nesta edição e contou com um show ao vivo do ex-The Voice Dgê Douglas, celebrando mais uma etapa de sucesso do festival.
“O Energia foi um sucesso novamente! Levamos cultura e literatura para o interior do estado e nada mais justo do que encerrar com uma grande celebração. Este ano, ao passar pelo litoral, embarcamos nas ondas da cultura local. As cidades nos apresentaram seus talentos, que tivemos a honra de valorizar e promover, oferecendo à população momentos únicos”, afirmou o produtor Flávio Valadares.
Bárbara Braga, Secretária de Cultura de Iguaba Grande, esteve no evento e falou da experiência de ter o Energia em sua cidade.
“O Energia para Ler é uma experiência única. Iguaba Grande se sentiu lisonjeada de receber uma proposta tão especial e inovadora. Foram dias de muita alegria para as nossas crianças que certamente jamais serão esquecidos. O mais importante disso tudo é a democratização do acesso aos bens culturais tão importantes. Mais do que nunca nos sentimos parte do Estado do Rio de Janeiro”.
Realizada pela Motivos Produções, a temporada 2024 percorreu 10 municípios do Sul Fluminense e da Região dos Lagos: Angra dos Reis, Paraty, Mangaratiba, Iguaba Grande, São Pedro da Aldeia, Casimiro de Abreu, Rio das Ostras, Saquarema, Búzios e Silva Jardim. Cada cidade recebeu uma programação diversificada, que incluiu apresentações de artistas nacionais como Ricky Tavares, Daniele Hypólito e Milton Cunha, espetáculos teatrais, saraus e cafés literários.
Letícia Prado, CEO da Agitação Festas e contadora de histórias, destacou o impacto das apresentações infantis realizadas durante o festival: “Nossa missão é promover o desenvolvimento integral das crianças, explorando o mundo lúdico e a interação social. Muitos pequenos participaram de espetáculos pela primeira vez, e despertar neles o gosto pela arte não tem preço. Foi emocionante ver o brilho nos olhos de cada um deles.”
Desde sua criação, em 2021, o Energia para Ler já alcançou 35 municípios, promovendo educação e cultura. O projeto é patrocinado pela Enel, através da Lei de Incentivo à Cultura. Para Andreia Andrade, gerente de relações institucionais da empresa, o Festival é um marco na promoção da cidadania:
“O Festival é um presente para as cidades e para a Enel. Ver o impacto que ele causa na vida das pessoas reforça nosso compromisso. Nosso objetivo é expandir o Energia para Ler e chegar a todos os municípios da nossa área de concessão nos próximos anos.”