Bianca Monteiro e Virgílio Magalde destacam a importância dos povos originários e sua contribuição para a cultura e a história do Brasil na Feira Literária Campão

Bianca Monteiro, conhecida por participar de projetos sociais, apresentou sua perspectiva sobre a importância da ancestralidade e da cultura afro-brasileira . Já Virgílio Magalde, pesquisador e escritor, compartilhou toda sua experiência e conhecimento sobre os problemas que o povos indígenas enfrentaram no Brasil

 

Foto: Divulgação

Na quinta, dia 14 de novembro, o GET Campo dos Afonsos, realizou a Feira Literária Campão, que abriu espaço para discussões sobre diversidade cultural e a valorização das raízes históricas do Brasil, além de uma abordagem sobre os povos originários. O evento contou com a presença da equipe pedagógica da Unidade Escolar, professores, alunos e em especial Mariana Jordão, que também é aluna da Oficina de Artes Paulo da Portela. E ainda contou com representantes de tribos originárias do nordeste (Kaburé e Shaman), Bianca Monteiro, rainha da Bateria Tabajara do Samba do GRES Portela e coordenadora da Oficina de Artes Paulo da Portela, e Virgílio Magalde, escritor, poeta , engenheiro, professor e pesquisador, como palestrantes.

Foto: Divulgação

Os palestrantes partilharam seus conhecimentos, despertando o interesse dos alunos, professores e responsáveis presentes. Instigaram a reflexão sobre os povos originários e sua importância na construção do Brasil, e com riqueza de detalhes nas falas. É importante ressaltar também, a preocupação das Escolas de Samba com as temáticas que envolvem a construção da identidade do povo brasileiro. Por exemplo; a Portela trouxe como enredo em 2024 a temática africana tendo como base a obra “Um defeito de cor”, de Ana Maria Gonçalves, e em 2020 foi a temática indianista “Guajupiá – Terra sem males”,  ressaltando a relação do indígena com a natureza, o Herói nacional e sua cosmologia.

Os professores da Oficina de Artes Paulo da Portela, presentes na Feira Literária Campão, onde se discursou sobre diversidade cultural e a valorização das raízes históricas brasileiras, se dedicam aos alunos e os orientam em cada voo, são fundamentais neste processo de aprendizado. Parabéns! 

 

Confira as fotos:

 

 

 

Fonte: Margarida Jordão Divulgação

Revista InFoco

Revista In Foco. Uma revista Eletrônica que vai te deixar informado sobre diversos eventos. Fique Ligado!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *