Luciano Camargo, em noite única e abençoada, repleta de recordações, grava DVD Gospel no Rio de Janeiro

Por Edna Rocha/Marilian Felizardo 

 

 “Recebi um chamado para cantar louvor. Quero levar a palavra e o amor de Jesus através da minha voz para o coração das pessoas. Deus me deu o dom do canto e com ele eu quero mostrar para todos quem é o nosso Salvador Jesus”, Luciano, que contou com presença de família, amigos, fãs, pastores e fieis das igrejas, além das participações de César Menotti e Fabiano, Maria Marçal e Mattos Nascimento, disse que seu chamado veio de Deus.

 

Foto: Edna Rocha

Ainda lá nos anos 90, quando a dupla Zezé Di Camargo ainda estava engatinhando e começando a colecionar discos de ouro, eu, essa jornalista que vos fala, imaginou um dia como o de quarta, 13 de novembro. E a noite de quarta não foi diferente do que eu tinha imaginei, mais que abençoada, e com momentos que vão ficar guardados no meu coração, no coração do Luciano Camargo, e no coração das milhares de pessoas que foram assistir à gravação de “Unidos pela fé”, primeiro DVD Gospel do filho da dona Helena e do saudoso seu Francisco, no Qualistage, na Barra da Tijuca, Zona Oeste do Rio de Janeiro. O espetáculo contou com a participação do também cantores gospel Maria Marçal, e Mattos Nascimento, além dos amigos César Menotti e Fabiano. 

 

 

Foto: RF Fotos e vídeos

Luciano, que a cada dia que passa toca o coração das pessoas com sua fé, seu dom e essa voz abençoada, entre uma brincadeira e outra, cantou por mais de duas horas e meia, emocionando a plateia. E essa plateia contou com a presença da esposa Flávia Fonseca, as filhas gêmeas Helena e Isabella e o filho Nathan junto com a mulher Izabella estavam na primeira fila acompanhando tudo de perto, além de nomes como a atriz Raquel Nunes e o noivo Leandro, da cantora e atriz Vanessa Fontana, do cantor, compositor e produtor Rodney Gomes, Poliana Roberta, da influenciadora Stephanie Gomes, da atriz Cláudia Melo, da cantora gospel Cristina Mel, entre outros. Além da presença de diversas igrejas e pastores como Alexandre Costa, (Assembleia de Deus Jardim Alvorada – ADEJA), em Nova Iguaçu, acompanhado de sua esposa Sara, Marcus Gregório, (Ministério Apascentar de Nova Iguaçu), acompanhado de sua esposa Christina, Leandro Palheiro, (Igreja Cristã de Nova Vida), da Freguesia, na zona Oeste do Rio, acompanhado de sua esposa Carolina, entre outros.

 

“Boa noite Rio de Janeiro! Por que não dizer, Boa noite Brasil?! Por que não dizer, Boa noite irmão?! Graça e Paz! A paz do Senhor! Tantas maneiras temos de cumprimentar as pessoas, né? Cumprimentar as pessoas! Mas, antes do cumprimento tem que vir o amor. E é com muito amor que nós estamos aqui hoje, trazendo para essa casa, meu primeiro DVD gospel. O primeiro DVD que eu canto louvores! E tinha que ser aqui no Qualistage! Por que? Não sei! Porque quando nós pensamos nesse DVD, que foi esse rolo compressor, quando decidimos pelo Qualistage, a gente também não sabia o porquê, mas depois de tudo acontecendo, eu fiquei sabendo de caravanas e mais caravanas, que estavam vindo para cá, igrejas querendo participar, pessoas envolvidas, muitas pessoas envolvidas, eu fui entendendo, nesse dia aqui, essa noite aqui, hoje, estava marcado na agenda do Senhor! Não ia ter jeito se a gente tentasse de outra forma. Porque quando Ele marca, a gente vai! Quando Ele marca, a gente vem! Quando Ele marca, a gente fica! E eu quero cantar louvores com vocês essa noite. Muito obrigado pela presença de cada um de vocês!”, resumiu Luciano, assim que terminou de cantar o hino “A Ele a Glória”, e em seguida deu sequência na noite com “O Escudo”.

 

Foto: Edna Rocha

A noite, que começou com o louvor “A Ele a Glória”, onde de início já pudemos sentir a presença de Deus, foi toda mergulhada em louvores, muitos deles esquecidos pelo tempo. E ainda pudemos ver a interação dele com a plateia, rir com as brincadeiras de Mattos Nascimento, saber ainda mais sobre a amizade com César Menotti e Fabiano, além de se apaixonar pela menina e sua voz, de apenas 15 anos, Maria Marçal. Um verdadeiro espetáculo que uniu todos na mesma fé e missão em levar a palavra de Jesus. 

 

“Antes de começar, eu gostaria de dar um pequeno testemunho. Assim que veio minha conversão, assim que eu me converti, alguns louvores bateram a minha mente. Eu comecei a lembrar de alguns louvores de quando eu era criança, mas na verdade eu lembrava dos louvores, mas eu não sabia de que época que eram, Por incrível que pareça, eu não sabia mesmo. 

E vocês sabem que, na minha vida, na minha caminhada, e na minha conversão, eu tive mulheres, eu tenho mulheres, que oram por mim, que oraram para para que eu conhecesse o amor de Jesus. A minha irmã Marlene, que me criou, foi a primeira pessoa a me levar numa igreja, quando eu era criança. A minha mãe, depois que eu e Zezé, começamos a cantar, ela se converteu, e passou a orar pela minha vida, pela minha casa. E ela dizia: ‘um dia, você vai casar com uma menina da igreja’. 

E eu achava que era conversa de mãe e porque ela é evangélica. E aí, chegou em minha vida, depois de alguns anos, a mulher da minha vida, minha amada! A terceira mulher a orar pela minha vida, pela minha conversão. Minha amada Flávia! Minha amada Fau! Minha vi! Te amo! Te amo muito, viu! 

Bom, mas voltando aos louvores de criança. Quando esses louvores vieram à minha cabeça eu liguei para minha mãe. Falei, “mãe, e esses louvores, como que eu lembro de tantos louvores? Que eu não lembro de pegar, sequer uma bíblia, quando criança, sequer uma harpa, quando criança. E ela falou: ‘filho nós tínhamos um vizinho pastor, que passava o dia todo ouvindo louvores’”. 

O dia inteiro ouvindo louvores! E foi ali que  eu aprendi muitos dos louvores que tocaram a vida, e que cantaria aqui para vocês, hoje, aqui! Naquela época eu já era uma ovelhinha perdida, mas o Senhor estava lá me buscando e, hoje eu estou lá, fazendo parte daquelas ovelhas!”, em seguida, Luciano cantou “Eram Cem Ovelhas”.

 

Foto: Marilian Felizardo

Luciano, antes de chamar o cantor Mattos Nascimento ao palco, falou que a expectativa era muito grande para aquele momento. Ele contou que já conhecia o Mattos, um grande amigo da família, mas era a primeira vez que se falavam assim. E desde o primeiro minuto que o convidou pelo WhatsApp, só escuta a palavra ‘sim’,  por parte do amigo. E que mesmo com a mudança da gravação, passagem de som, Mattos Nascimento, que colocou todas as canções, todas as suas composições, a disposição de Luciano, só dizia: ‘“SIM, TÔ JUNTO!”’.

 

“Eu vou estragar a festa!”, Mattos Nascimento.

“Vai nada! Você vai deixar ela mais bonita”, Luciano Camargo.

“Mas eu gostaria de, antes de sentar no meu banco, pedir para todo mundo continuar sentados”, disse Mattos, levando a plateia a risada.

“Estou muito emocionado, pois nunca passei por um momento desse… Gravar com você não é fácil, pelo seu nome e pela sua pessoa. Eu conheço muitos artistas, mas eu nunca conheci um artista, com o coração desse homem!”, resumiu Mattos Nascimento. 

“Quem tá triste diz Amém!”, brincou Mattos, antes de começarem a cantar “Quer Vitória”. E quando terminaram de cantar, e o Mattos estava saindo, Luciano puxou o refrão de “Quer Vitória”, e o publico acompanhou em uma só voz. 

 

Foto: Well Ribeiro

E falando de amizade, quando Luciano começou a cantar o clássico, que marcou a vida de muitas gerações na voz da Cassiane, “Com Muito Louvor”, César Menotti e Fabiano surgiram no palco. E quando terminou, Luciano falou que estava sem palavras em poder cantar entre os irmãos, que tem há tantos anos na música e que se conhecem. 

 

“Amo vocês! É um privilégio que Deus me deu. E eu me lembro quando falei com vocês dois, a primeira vez, há quatro anos atrás, dá vontade, que eu tinha de cantar com vocês. Naquela época não deu certo devido a agenda. Acabei mudando os planos que a gente estava fazendo. Mas, hoje aqui, eu costumo dizer que tudo é no tempo do senhor. Nós agendamos naquele dia, mas a agenda de vocês estava marcada para hoje. Para estar com vocês aqui. muito obrigado!”, Luciano.

“Nós que agradecemos! Olha, todo mundo sabe da admiração que a gente tem pelo Luciano, como artista, que representou muito do pouco que nós significamos hoje. Mas o exemplo dele como homem, como amigo. Eu me lembro que eu nem imaginava ser amigo do Luciano ainda, era um fã,estava começando a carreira muito delicada. E nós passamos por uma situação muito delicada, eu e Fabiano. E meu telefone tocou um dia, era esse cara aqui. Eu não acreditei quando vi que era você. E para mim você ainda era um cara muito distante, que não se importava com a gente. Ele me ligou, gastou um tempo, gastou aquele período dele para nos aconselhar, para me ensinar, para me dizer: ‘meu irmão eu já passei por isso. O caminho é esse, e não esse, vai por aqui’. Então, a partir daquele dia, Luciano, eu percebi que você tá se importando muito mais com pessoas, com seres humanos, do que exatamente, do simplesmente com colegas e com artistas. Muito obrigado, porque Deus te usou, de certa forma para gente acertar o caminho do senhor”, Cesar Menotti.

“Que honra estar aqui nesta noite, ao lado do Luciano, ao lado de vocês, ao lado desse cara, que é um exemplo para gente. E, principalmente, Luciano, acima de tudo, estar do seu lado é maravilhoso, mas estar louvando ao Senhor é algo sobrenatural…”, resumiu Fabiano, levando a plateia ao delírio e aplaudindo.

 

Foto: Well Ribeiro

Numa noite que poderia se estender até às cinco da manhã, pois Luciano estava um perfeito carioca, brincando no palco, e então, começou a cantar o sucesso “Olhos Não Viram”, logo, a cantora Maria Marçal, surgiu ao palco com sua voz forte e juntos, tocaram ainda mais o coração do público presente. A menina, de apenas  15 anos, disse que estava muito feliz em estar, se sentindo honrada, e disse que nem acreditou quando recebeu o convite para cantar com Luciano e logo disse sim.

 

“Oi, gente! Tudo bem? Boa noite a todos! Estou muito feliz, muito alegre, em poder estar aqui com o Luciano, gravando essa canção maravilhosa. Duas canções maravilhosas. Quando você me mandou, eu nem acreditei. Minhas pernas começaram a tremer. Gente, é o Luciano! Eu comecei a falar com minha mãe: ‘gente, é o Luciano!’. Mas eu estou muito feliz, muito honrada, eu creio que essas duas canções vão abençoar muitas, e muitas vidas. Que Deus possa abençoar cada um de vocês. Em nome de Jesus! Estou muito feliz em poder estar aqui!”,  Maria Marçal.  

“Eu estou muito, muito mesmo! Gente, é uma princesa mesmo, né? Quando a gente a pensou, o Allan, na verdade: ‘vamos chamar Maria Marçal’. Imagina! Essa menina esta andando o mundo, trabalhando muito, ela não vai ter tempo. Aí eu mandei uma mensagem para ela, e na hora ela disse ‘sim, eu vou!’. E assim como o Mattos Nascimento, quando mudou a data, com os imprevistos que teve, ela falou: ‘eu vou estar lá com você!’.  E hoje ela está aqui! é um privilegio, gente! Uma benção! Receber uma menina, uma princesa de 15 anos. Com tanto conhecimento da palavra, e já fazendo tanto com a palavra. Deus Abençoe a sua vida sempre!”, Luciano.

 

Foto: Edna Rocha

Com um repertório repleto de clássicos da música Gospel como “Tu És Fiel”, “Porque ele Vive”, “Solta o Cabo da Nau”, “Eu Navegarei”, “Em ti Confiarei”, “Além do Rio Azul”, “Clamo Jesus”, “Noites Traiçoeiras”, “Vai Passar”, Gratidão”, “Grato Sou Eu”, “Olhos não Viram”, “Templo”, “Obra de Amor”, “Perfeita Visão”, “Deus Está Cuidando”, “Ele Ora Com Você”, “Desperta”, “Escudo”,  além de “Terra Fértil”, “Filho de Emanuel” e “Santo Rio de Deus”, Luciano gravou essas canções inéditas e regravações, que foram escolhidas a dedo e com o apoio de um colegiado sábio formado por familiares, amigos, empresários, agentes e compositores que abastecem esse repertório. Os arranjos musicais mereceram destaque à parte, com assinatura de Anderson Toledo, tudo sob supervisão da Infinity Music e comando de Allan Caramaschi.

 

“Esse projeto é sobre propósito, sobre estarmos unidos pela mesma fé para realizarmos a missão de levar o nome do Senhor Jesus para os quatro cantos do mundo”, afirma Allan, que também é empresário de Luciano na carreira musical do segmento Gospel.

 

Foto: Edna Rocha

Entre tantos louvores mais que especiais, não poderia faltar “Terra Fertil”,  que em maio alcançou o primeiro lugar nas rádios cristãs do Brasil, já ultrapassou a marca impressionante de 1 milhão de reproduções no YouTube e está com quase 120 mil plays no Spotify, com sua mensagem de fé, esperança e renovação. E antes de iniciar a canção, Luciano contou como a canção chegou até ele.

 

“Em 2021, eu estava no Instagram, e estava ouvindo louvores no YouTube. E eu estava ouvindo uma cantora, que eu gosto muito, que é a Fabiana Anastácio, que não está mais entre nós. E aquela música me chamou muita atenção e eu fui procurar o compositor dela. E quando eu procurei o compositor daquela música, entrei na sua rede social, e ele tinha acabado de postar uma canção, que eu não imaginava que falaria tanto comigo. De madrugada, eu consegui mandar uma mensagem para ele. Ele me enviou essa canção “Terra Fertil”. Eu era terra seca, gente! Terra seca espiritualmente, aí você fala: ‘espera aí, Luciano, como assim? Tantas coisas na sua vida’. Sim! E todas aquelas coisas que eu vivi no passado, que eu vivo hoje, já era o senhor cedendo. 

“Eu queria que vocês ouvissem essa canção comigo aqui agora, prestassem atenção, como eu disse naquela outra, essa música fala muito de mim, e ela pode, de repente, falar de você também. Se você é terra seca espiritualmente, clame ao Senhor, e seja “Terra Fértil” para Jesus. Porque Deus olhou para mim, quando muitos disseram que eu era terra seca, Ele viu terra fertil em mim”, Luciano. 

 

Foto: Marilian Felizardo

Em entrevista, Luciano disse que todos os momentos que viveu na noite de quarta (13), foram especiais. E não tem como escolher um momento somente, pois é algo que vem de dentro, uma mistura de sentimentos. E que cantar com Marçal, César Menotti e Fabiano e Mattos Nascimento, foram momentos maravilhosos e seria injusto da parte dele escolher somente um. Luciano ainda contou que a canção “Hosana”, autoria do Laluna, que foi escrita para o DVD, é bem especial para ele, mas todos os louvores que fazem parte deste projeto são especiais. E sobre a gravação, ele disse que pede a Deus para tocar o coração das pessoas de verdade, pois ele se entregou verdadeiramente nesta gravação e espera dividir esse sentimento com todos.

 

“Não tem como você, é assim, é uma junção, uma mistura assim, de sentimentos. A gente vai sentindo uma pele, vai sentindo um coração, vai sentindo no pescoço. É algo que é de dentro para fora. Eu posso te falar, com certeza. Um momento? São muitos momentos. Cantar com marsal, cantar como Mattos Nascimento, com César Menotti e Fabiano, e ter todas aquelas pessoas ali, cantando. Louvando comigo. Foram momentos maravilhosos! Seria injusto da minha parte, eu, mencionar um, aqui! Foi uma noite maravilhosa!”, resumiu.

 

Lu e Flávia
Foto: RF Fotos e vídeos

Numa noite de muito louvor e adoração. Luciano, que se emocionou diversas vezes, e não conseguiu segurar as lágrimas na hora de cantar “Eu Sou Teu”, fechou a noite, quase 1h da manhã, com “Solta o Cabo Da Nau”. Ele ainda agradeceu a Rede Record, a todas as igrejas que fizeram caravanas, a todos os pastores, todos irmãos, amigos, toda a sua família, e a Deus, que já tinha reservado essa data na agenda Dele. 

 

“Muito obrigado! Toda honra e toda Glória seja dada ao Senhor! Obrigado, Deus! Obrigado meu Senhor, por nos permitir uma noite dessa! Muito obrigado, meu Deus, por um dia ter colocado essa sua agenda! Valeu, Rio de Janeiro! Muito Obrigado!”, Luciano. 

 

O espetáculo que contou com direção de André Caverna, da Caverna Filmes, e direção musical de Vinícius Leão, cenografia da Mode Criative e concepção que permitiu o aprimoramento de cores vistas em cena por meio de um avançado processo de pós-produção, vai ao ar na Record TV, no especial Fim de Ano, dia 21 de dezembro. Luciano pediu que todos sintonizassem na emissora. 

 

Confira as fotos:

 

 

 

Fontes:

Caldi Comunicação

Terra Fértil: louvor de Luciano Camargo atinge o topo das rádios do Brasil e alcança a marca de 1 milhão de reproduções no YouTube – Revista InFoco

Revista InFoco

Revista In Foco. Uma revista Eletrônica que vai te deixar informado sobre diversos eventos. Fique Ligado!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *