Festival do Rio 2024 anuncia os longas selecionados para a Mostra Midnight Movies
O premiado filme iraniano “The Seed of the Sacred Fig” também já está confirmado na programação e integra a Mostra Panorama Mundial
Como parte da 26ª edição do Festival do Rio , a Mostra Midnight Movies inclui filmes que celebram a diversidade de gêneros cinematográficos, e que buscam a experimentação estética e ampliam o alcance da linguagem. Na seleção deste ano, longas que passaram por alguns dos principais festivais mundiais como Sundance, Cannes e Berlim.
Entre os títulos, destacam-se: “O Império” (“L’Empire”), novo longa de Bruno Dumont, vencedor do Urso de Prata com o prêmio do júri no Festival de Berlim, em 2024; e “Rainhas do Drama” (“Les Reines du Drame”), primeiro longa de Alexis Langlois, exibido na Semana da Crítica, em Cannes. Conta a história de um YouTuber que narra o destino meteórico de seu ídolo, a diva pop Mimi Madamour.
O documentário alemão “Baldiga – Coração Aberto” (“Baldiga – Unlocked Heart”), de Markus Stein, integrou a Mostra Panorama no Festival de Berlim. Retrata a vida do fotógrafo e artista Jürgen Baldiga que, usando sua câmera, capturou com sensibilidade e autenticidade a cena queer de Berlim Ocidental nos anos 1980 e 1990.
A seleção inclui o longa norte-americano “O Crepúsculo do Pé Grande” (“Sasquatch Sunset”), do universo surrealista dos diretores David Zellner e Nathan Zellner. Com Jesse Eisenberg e Riley Keough, o longa já foi exibido este ano no Festival de Sundance e de Berlim, e a trama acompanha 1 ano na vida de uma família “Pés Grandes”.
Representando o Chile, “Os Hiperbóreos” (“Los Hiberboreos”), de Joaquín Cociña e Cristóbal León. Exibido na seção Paralela da Quinzena dos Cineastas, o longa retrata uma polêmica personalidade histórica, o escritor nazista Miguel Serrano. Do Reino Unido, “The Visitor”, de Bruce LaBruce, que integrou a mostra paralela Panorama no Festival de Berlim.
Três filmes brasileiros de gênero marcam presença na Midnight Movies: “No Nosso Sangue”, de Pedro Kos, com Bianca Comparato; “Abraço de Mãe”, filme da Netflix, dirigido por Cristian Ponce, estrelado por Marjorie Estiano; e “A Herança”, de João Cândido Zacharias.
Outros destaques internacionais
O Festival do Rio também anunciou, neste domingo, um dos destaques da Mostra Panorama Mundial: “The Seed of the Sacred Fig”, do cineasta iraniano Mohammad Rasoulof, que participou da competição oficial de Cannes 2024 e arrematou o Prêmio Especial do Júri. O filme também foi escolhido para representar a Alemanha na disputa pelo Oscar de melhor filme internacional.
O Festival do Rio já havia divulgado a exibição Hors Concours de “Emilia Pérez”, dirigido por Jacques Audiard – como filme de abertura – e de “O Quarto Ao Lado”, novo filme do diretor espanhol Pedro Almodóvar. Nove filmes completam a lista de destaques internacionais confirmados na programação deste ano:
- A Traveler’s Needs, de Hong Sang-soo (Pandora Filmes)
- All Shall be Well, de Ray Yeung (Encripta)
- Canina, de Marielle Heller (Disney)
- Dormir de Olhos Abertos, de Nele Wohlatz (Vitrine Filmes)
- Tempo Suspenso, de Olivier Assayas (Zeta Filmes)
- The Girl with the Needle, de Magnus von Horn (MUBI)
- The Outrun, de Nora Fingscheidt (Sony Pictures Brasil)
- Todo Tempo que Temos, de John Crowley (Imagem Filmes)
- Transamazonia, de Pia Marais
A programação completa do Festival será divulgada até o fim do mês no site oficial.
Sobre o Festival do Rio
O Festival do Rio é o grande encontro audiovisual da América Latina. Desde sua criação, já foram exibidos mais de 7 mil longas, incluindo obras recém-premiadas em Cannes, Berlim, Toronto, Veneza e outros. Formador de público, e de mão de obra, o Festival do Rio já capacitou milhares de profissionais. Anualmente o evento reúne, além de filmes exibidos nos mais importantes festivais mundiais, diversas mostras temáticas e sessões populares. Distribuídos em diferentes mostras, incluindo a competitiva Première Brasil, os filmes nacionais compõem parte fundamental do Festival, que é a maior vitrine da produção brasileira.
O Festival do Rio conta pelo terceiro ano consecutivo com a apresentação e patrocínio master do Ministério da Cultura e da Shell Brasil através da Lei Federal de Incentivo à Cultura, e com o apoio especial da Prefeitura do Rio, por meio da RioFilme, órgão que integra a Secretaria Municipal de Cultura, e apoio institucional da FIRJAN.
Por Atômica Lab