Mauricio de Sousa, Câmara Brasileira do Livro e Editora Melhoramentos, se unem aos milhares de fãs de Ziraldo na dor pela morte 

Ziraldo, um ícone do mundo infantojuvenil

 

Foto: Divulgação

O cartunista e empresário brasileiro, que criou mais de 200 personagens para sua popular série de histórias em quadrinhos infantis chamada Turma da Mônica, Maurício de Sousa lamentou a morte de Ziraldo, ícone do mundo infantojuvenil, que faleceu na tarde deste sábado (6). Aos 91 anos, Ziraldo Alves Pinto, criador do Menino Maluquinho, um dos fundadores de “O Pasquim”, nos anos 60, gênio criativo que usou seu talento para encantar diversas gerações de leitores, e deixou sua marca na cultura brasileira, faleceu dormindo em sua casa, na Lagoa, zona Sul do Rio de Janeiro, por volta das 15h.

 

“Conheci o Ziraldo no início dos anos 1960, quando estava sonhando em ter um gibi, assim como ele.
Peguei um trem de Bauru para São Paulo e depois fui para o Rio de Janeiro, com alguns trabalhos embaixo do braço para a nossa tão importante conversa.
Na época, fiz algumas tiras do Pererê para ele. Mas o Ziraldo as perdeu e nunca mais as vimos.
A parceria não aconteceu naquele dia. Uma porta fechou e outra abriu. Mal sabia eu que, naquele dia, iria ganhar algo eterno: o meu grande irmão de produção de materiais para crianças. E, anos depois, nossos personagens se encontraram mais de uma vez.
Hoje, meu irmão partiu para uma outra viagem. Vai deixar saudade, personagens e histórias memoráveis. Viva, Ziraldo!”, Mauricio de Sousa.

 

O velório será às 10h deste domingo (7) na Associação Brasileira de Imprensa, no Centro do Rio e o sepultamento acontece às 16h30, no Cemitério São João Batista, em Botafogo, na Zona Sul Carioca. O chargista, caricaturista e jornalista, vai deixar eternas saudades nos corações brasileiros. Que Deus conforte o coração dos familiares, amigos e fãs. Nossos eternos sentimos!

 

Câmara Brasileira do Livro lamenta falecimento de Ziraldo Alves Pinto

 

“É com imensa tristeza que a Câmara Brasileira do Livro recebe a notícia do falecimento de Ziraldo Alves Pinto. Criador do Menino Maluquinho e um dos fundadores de “O Pasquim”, Ziraldo foi um gênio criativo que usou seu talento para encantar gerações de leitores, deixando uma marca indelével na cultura brasileira.

Ziraldo sempre esteve próximo de seus leitores em diversos eventos e com presença marcante nas Bienais do Livro. Sua obra permanece como um inestimável legado para a cultura brasileira. Neste momento de dolorosa perda, estendemos nossas condolências à família, aos amigos e a todos que foram tocados por seu legado. Ziraldo será eternamente lembrado e celebrado”, Câmara Brasileira do Livro.

 

A Editora Melhoramentos se une aos milhões de fãs de Ziraldo na dor pela sua perda.

 

A parceria com este que foi um ícone da literatura infantojuvenil começou há mais de meio século, quando ele ilustrava os livros e materiais de papelaria da editora e, em 1980, ganhou um marco com o mais famoso livro de Ziraldo, o primeiro na parceria com a Melhoramentos: O Menino Maluquinho. Foi um grande sucesso já em seu lançamento, na Bienal Internacional de São Paulo, e até hoje teve 4 milhões de exemplares comercializados. 

 

“Os livros de Ziraldo sempre foram sucesso. E o eram de forma natural, pois o que encanta na sua literatura é justamente o fato de ele escrever sem a pretensão de ensinar, porém educando. Ele fala com a criança do ponto de vista dela, com o olhar dela e utiliza o humor como um parceiro da escrita. O Menino Maluquinho, por exemplo, é a criança arteira, ativa, brincalhona. Nunca essa visão perderá o frescor. Ao mesmo tempo, ele mostrava, já naquela época, o quanto era importante deixar a criança ser criança. São aprendizados inestimáveis e necessários de serem perpetuados”, destaca Carolina Alcoforado, diretora da Editora Melhoramentos.

 

Com alcance nacional e internacional, Ziraldo sempre será um dos maiores nomes da literatura brasileira. Suas ilustrações, histórias, criatividade e bom humor encantaram as gerações depois de 1980. Obras como O Menino Maluquinho são grandes marcos da literatura infantil, e deram contribuição inestimável para o incentivo à leitura e democratização do acesso à cultura ainda na infância. Com histórias atemporais, as obras de Ziraldo continuam a receber constantes adaptações, que são essenciais para eternizar a grandiosidade de seu trabalho.

 

“A capacidade de Ziraldo de equilibrar humor, sensibilidade e temas relevantes o destacaram como um mestre na arte de contar histórias. Sua influência vai além das páginas de seus livros, estendendo-se para gerações de escritores, ilustradores e educadores que encontraram inspiração em sua obra. Embora Ziraldo tenha partido, seu legado permanecerá vivo seus livros e no coração de todos aqueles que tiveram o privilégio de serem tocados por sua obra, que continuará iluminar o caminho de crianças por todo o mundo, incentivando o amor pela leitura e pelo conhecimento”, Alfredo Weiszflog, referência no mercado editorial brasileiro e que esteve 50 anos à frente da Melhoramentos.

 

Pela Melhoramentos, Ziraldo teve mais de 14 milhões de livro vendidos, incluindo os mais de 4 milhões de O Menino Maluquinho. O artista foi editado no Brasil e em outros doze países. Os últimos a integrarem essa lista foram Turquia e Coréia do Sul, cujas obras foram lançadas em outubro de 2023, quando o artista completou 91 anos. A última obra de Ziraldo até agora editada pela Melhoramentos foi a coleção “Conta Tudo”, com os títulos Plano Perfeito e O Mistério dos 3 R´s.
 

“O falecimento de Ziraldo é uma perda incomensurável para o Brasil, para o mundo e para a literatura. Escritor, ilustrador, cartazista, jornalista, teatrólogo, chargista, caricaturista e autor de inúmeros sucessos, compartilhamos com Ziraldo uma parceria e amizade de mais de 50 anos. Sua obra é uma referência e influenciou diferentes gerações, trazendo o prazer da leitura e o poder da imaginação para o universo infantil, um legado que seguirá ainda por muitas gerações”, comenta o CEO da Melhoramentos, Rafael Gibini.

 

Sua história com a Melhoramentos

Com o sucesso imediato do livro O Menino Maluquinho no seu lançamento na Bienal do Livro de São Paulo de 1980, a Editora Melhoramentos planejou com o autor um novo título por ano, intercalando na Bienal de São Paulo e Rio de Janeiro. A divulgação das obras nas escolas públicas e privadas fortaleceu Ziraldo como autor de livros para crianças – além de ele ser àquela altura conhecido editor, jornalista, cartazista, cartunista e dramaturgo.

 

“Trabalhar com a obra de Ziraldo foi uma grande honra. Ele tinha uma energia positiva e sabedoria únicas e era muito generoso em compartilhá-las com todos. Ele costumava brincar dizendo que `iríamos conquistar o mundo’ e, de certa forma, realmente conquistamos com as suas histórias e literatura que atravessaram gerações e continuaram conosco”, Leila Bortolazzi, editora da Editora Melhoramentos, que trabalhou com o escritor desde os anos 90.

 

Ziraldo na Editora Melhoramentos

Em 43 anos (2023) foram editados:

  • 142 títulos, entre literários, manuais, e livros para adultos;
  • 14 títulos de atividades;
  • 10 títulos com a parceria de outros escritores;
  • 4 títulos de outros autores sobre Ziraldo;
  • 14 projetos especiais, parcerias com empresas e secretarias públicas de diversas áreas;
  • 30 títulos do autor formaram um catálogo em outros idiomas, principalmente espanhol e inglês.

 

As obras de Ziraldo publicadas pela Editora Melhoramentos incluem:

  • O Menino Maluquinho.
  • A Professora Muito Maluquinha
  • O Planeta Lilás
  • O Bichinho da Maçã
  • Flicts
  • O Planeta Lilás
  • Coleção ABZ – letras A, E, I, O e U
  • Coleção Bichim e Corpim
  • Plano Perfeito (parceria com a youtuber Nath Finanças)
  • O Mistério dos 3 R´s (parceria com a youtuber Nath Finanças)

 

 

Fontes:
@portalg1
@way.comunicacoes

Pitchcom Comunicação

Danthi Comunicação Integrada

 

Revista InFoco

Revista In Foco. Uma revista Eletrônica que vai te deixar informado sobre diversos eventos. Fique Ligado!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *