Tardes de música no Festival de Inverno do CCBB

Foto: Divulgação

Para celebrar o inverno, o CCBB acolhe seus visitantes e oferece uma programação gratuita para curtir o friozinho em seu prédio histórico, no centro da cidade. O festival inclui atrações musicais e sessões de cinema para toda a família, além de apresentar uma feirinha para os colecionadores de vinil. No sábado, 16 de julho, continua a programação especial do Festival de Inverno criado pelo CCBB com um DJ set especial com o curador do evento Paulo Bastos e o cantor, compositor, DJ e agitador cultural Tatá Aeroplano. A tarde segue com uma homenagem à Rita Lee com o DJ, produtor, empreendedor e incentivador da música eletrônica, e herdeiro da musa, João Lee, com projeção de imagens da VJ Carol Shimeji.

Em 23 de julho a animação fica nas mãos do criador da Patuá Discos DJ Paulão, que tocou ao lado de artistas como Jorge Ben Jor, Elza Soares, Paulinho da Viola, Marcelo D2, Alceu Valença, Seu Jorge, Seun Kuti and Egypt 80 e Jazzanova, e DJs como Negralha (Rappa) e Marky, entre muitos outros, no Brasil e em mais de 20 turnês internacionais em seus 30 anos de carreira. Paulão assina a trilha sonora do espaço Priceless em São Paulo, que inclui o restaurante Notiê e seu premiado chef Onildo Rocha, o maior representante da cozinha Armorial, que consiste em valorizar os ingredientes e preparos da culinária nordestina em pratos da alta gastronomia. Para sonorizar essa ideia Paulão aprofundou na música armorial de Antonio Nóbrega e outros grandes nomes da música do Nordeste e criou uma ambientação que harmoniza com a intenção do chef paraibano.

A DJ, Arte Educadora e Produtora Cultural Vivian Marques leva ao CCBB sets com uma mistura harmoniosa entre o Hip Hop clássico e underground, R&B, Soul, Funk 70’s e brasilidades, entre outras vertentes da música negra.

 

Joao-Lee
Foto: Divulgação

Sobre os DJs:

João Lee é um dos artistas mais respeitados e requisitados da cena eletrônica nacional. Filho de pais músicos, o DJ e produtor é conhecido por contribuir com a evolução da cena brasileira, durante 18 anos de carreira e que imprimem marcas de quem desde cedo esteve em contato com o meio musical. Uma das principais características de João Lee gira em torno da construção de sets sem preconceitos que se encaixem e agradem desde os clubes mais conceituais até os mais comerciais. Não é a toa que João foi residente do Manga Rosa e reside, há 8 anos, a conceituada noite Moving do clube D-Edge, além de somar residências no HouseShip e Winter Festival Gramado. Tanto trabalho e esforço lhe renderam o prêmio de DJ revelação 2008, pelo Cool Awards (Cool Magazine).

Em paralelo a carreira solo, João Lee faz parte do conceituado Dubshape ao lado do DJ e produtor Ale Reis – projeto que chama atenção no Brasil e no exterior, rendendo releases por respeitados selos e convites para integrar grandes line ups ao redor do globo. Entre as faixas assinadas pelo duo, uma dasmais aclamadas é “Every Cow Has a Bird”. A track foi a mais charteada do conceituado site Resident Advisor, ficando por dois meses consecutivos no primeiro lugar do portal online.

Definitivamente, a carreira de João Lee segue em processo de ascensão. Reconhecido por seu trabalho solo e como Dubshape, o DJ, produtor, empreendedor e incentivador da música eletrônica vai continuar projetando ainda mais sucesso, durante os próximos anos.

 

Tatá Aeroplano é uma espécie de ícone da cena alternativa de São Paulo. Cantor, compositor, DJ e agitador cultural, ele formou e integrou as bandas Cérebro Eletrônico e Jumbo Elektro. O voo solitário começou em 2012, com um disco autointitulado. Desde então, o artista tem transformado suas experiências noturnas e caminhadas diurnas em música.

 

Paulo Bastos, tem mais de 15 anos de experiência com projetos culturais tendo atuando em diversas frentes como produção, coordenação geral, idealização, curadoria, relações públicas e direção artística. Há 3 anos criou a sua produtora, a PBO Entretenimento, para criar e executar seus projetos autorais e de terceiros. Com forte direcionamento para a música brasileira, área de pesquisa e grande apreço pessoal; neste tema desenvolveu diversos projetos, entre eles o Luz, Câmera em Close – Uma Homenagem a Fernando Faro (TV Cultura) com participação de nomes de peso como Toquinho, João Donato, Ná Ozzetti, Leci Brando, Saulo Duarte e entre outros. O projeto aconteceu no CCBB-SP. Recentemente produziu e geriu o Bloco do Papai do Manoel Cordeiro que se apresentou na Virada Cultural de São Paulo, SESC e diversas casas de shows com participações como André? Abujamra, Jaloo, Patrícia Bastos, Natlia Mattos e entre outros. Produziu a turnê, para o Sesc Jazz, do Suiço Marc Perrenoud trio e diversos outros projetos de música, artes plásticas e cinema.

Atualmente, tem projetos em prospecção com Yamandú Costa, Pedro Miranda e o Samba da Gávea, Maestro João Carlos Martins entre diversos outros.

 

DJ Paulão tocou ao lado de artistas como Jorge Ben Jor, Elza Soares, Paulinho da Viola, Marcelo D2, Alceu Valença, Seu Jorge, Seun Kuti and Egypt 80 e Jazzanova, e DJs como Negralha (Rappa) e Marky, entre muitos outros, no Brasil e em mais de 20 turnês internacionais nos 30 anos de carreira, em lugares como Fundição Progresso (RJ), Virada Cultural SP, Guanabara (Londres), Bellevilloise (Paris), Convento do Beato (evento FIFA 2012 – Lisboa) e festivais como Nuits Sonores (Lyon), Brazilian Day (Auckland), Dekmantel (Holanda/São Paulo). Também assina a Patuá Discos, uma loja de discos que se tornou um espaço cultural da cidade. Com 7 anos de vida, já é uma das referências da cultura do vinil no mundo e sedia lançamentos de discos, de livros sobre música e apresentações de grupos musicais semanalmente, como Rodrigo Campos, Kiko Dinucci e Batucada Tamarindo. Paulão assina a trilha sonora do espaço Priceless em São Paulo, que inclui o restaurante Notiê e seu premiado chef Onildo Rocha. Onildo é o maior representante da cozinha Armorial, que consiste em valorizar os ingredientes e preparos da culinária nordestina em pratos da alta gastronomia. Para sonorizar essa ideia Paulão aprofundou na música armorial de Antonio Nóbrega e outros grandes nomes da música do Nordeste e criou uma ambientação que harmoniza com a intenção do chef paraibano.

Em 2005, colaborou com a exposição Tropicalia: A revolution in Brazilian culture, realizada pelo Museum of Contemporary Art de Chicago e pelo Bronx Museum of Art, e responsável pela volta dos Mutantes, em show apoteótico no Barbican Gallery of London. E em 2012 auxiliou com pesquisa discográfica no filme Tropicália, de Marcelo Machado. Em 2017 foi curador do show de Marcos Valle com o grupo Azymuth no vão livre do MASP e em 2018 trouxe o etíope Girma Béyéné com a banda francesa Akalé Wubé para o SESC Pompeia.

 

Vivian Marques sempre gostou muito de música. Exímia baladeira, se tornou aluna do DJ Kl Jay (Racionais MCs) e há 15 anos vem mostrando que talento e atitude independem de gênero. A inventividade dos sets apresentados por ela vem de uma mistura harmoniosa entre o Hip Hop clássico e underground, R&B, Soul, Funk’s 70, Brasilidades entre outras vertentes da música negra.

Mãe, DJ, Arte Educadora e Produtora Cultural , segue conquistando espaço e respeito neste elemento onde a representação feminina ainda é minoria, quebrando barreiras e incentivando outras mulheres.

 

Sobre a VJ Carol Shimeji

Carol Shimeji é diretora de arte, diretora de videoclipes , ilustradora, animadora e Vj. Com sua mente inquieta e em busca de aperfeiçoar suas habilidades artísticas , possui realizações nas áreas de artes visuais/digitais, musicais , cinema e teatro. Desenvolvendo trabalhos autorais com estética única e convergindo com vários artistas como: Pepeu Gomes, Criolo, Xuxa Levy, Gero Camilo, Kleber Mendonça, entre

outros.

https://www.shimejistudio.com/public/sobre

 

FESTIVAL DE INVERNO CCBB – SP
Local: térreo e cinema
De 09 de julho a 14 de agosto 2022

 

 

Por Divulgação Alisson Schafascheck/ Vicente Negrão Comunicação

Revista InFoco

Revista In Foco. Uma revista Eletrônica que vai te deixar informado sobre diversos eventos. Fique Ligado!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *