Franca vence o Flamengo e fica a uma vitória do título
Por Henrique Nascimento
Time rubro-negro fica a frente durante quase toda a partida e sofre a virada no último período
No Jogo 2 das finais do Novo Basquete Brasil (NBB), o Franca venceu o Flamengo por 64 a 62 na noite desta quinta-feira (02), no ginásio do Maracanãzinho. O Orgulho da Nação volta a enfrentar o time paulista amanhã (04), novamente no Rio de Janeiro. Se o jogo é no Rio de Janeiro, no Maracanãzinho, então, tem famoso na arquibancada. Dessa vez, quem esteve presente para apoiar o basquete rubro-negro foram os atacantes Gabigol e Vitinho, o lutador de MMA José Aldo, as jogadoras de vôlei Monique e Michelle Pavão, o cantor Diogo Nogueira e a atriz Paolla Oliveira. Porém, todos eles saíram frustrados com a derrota do Flamengo.
A partida
O Franca não se incomodou com a presença em massa da Nação Rubro-Negra. O Flamengo ficou grande parte da partida na frente do placar, mas o time paulista mostrou poder de reação e voltou a derrotar o Rubro-Negro na noite desta quinta, por 64 a 62, para abrir 2 a 0 na série melhor de cinco jogos e ficar a uma vitória do título do NBB. O cestinha do jogo foi Robinson, com 13 pontos e 6 rebotes.
No primeiro quarto, o Flamengo venceu por 18 a 16 com direito a um toco espetacular de Rafa Mineiro em David Jackson. Tucker foi o destaque no primeiro período e anotou 8 pontos.
No segundo, as duas equipes se revezaram na frente do placar no início, só que os donos da casa se impuseram e venceram por 39 a 34.
Após o intervalo, o Franca voltou bem mais decidido e o destaque foi para o menino Georginho, mas o Flamengo reagiu e abriu sua maior vantagem no jogo 49 a 37, mas daí em diante só deu Scala. O jogador argentino anotou oito pontos seguidos e deu vida nova ao time paulista. A diferença caiu para apenas um ponto: 52 a 51.
O Franca cresceu muito no quarto final. Yago desperdiçou dois ataques e Jackson ampliou a vantagem numa cesta de três espetacular e ampliou a vantagem de Franca para seis pontos: 64 a 58 a 1:40 para o fim do jogo. Com Robinson e Yago, o Rubro-Negro conseguiu diminuir para três. O Franca ainda fez falta boba em Martinez, que acertou apenas um lance livre: 64 a 62.
O Franca já havia vencido a primeira partida das finais (85 a 79), em São Paulo. O terceiro duelo será no próximo sábado, novamente no Maracanãzinho, às 16h10. Os jogos 4 e 5 (se necessário) serão disputados no Pedrocão, em Franca, nos dias 9 e 11 de junho.
Jogo 3
Flamengo e Franca voltam à quadra amanhã (04), às 16h10, no Maracanãzinho, pelo Jogo 3 das finais do NBB, que pode ser o do título do Franca.