São Paulo vive quinta-feira movimentada e pilotos já percorrem volta em Interlagos… a pé
São Paulo já respira F1 e Interlagos já está pronta para receber o Formula 1 Heineken Grande Prêmio de São Paulo 2021. Como é costume na quinta-feira que antecede o primeiro dia de treinos, o dia de equipes e pilotos foi bastante movimentado com atividades de mídia e também o tradicional reconhecimento de pista (track walk). Assim, os pilotos da F1 já percorreram uma volta em Interlagos hoje – mas a pé. Eles fazem todo trajeto do circuito desta forma, normalmente acompanhado por engenheiros e estrategistas, para observar eventuais novidades no traçado, mudança de áreas de escape, zebras etc. O dia também é marcado pelo início das atividades oficiais, como a entrevista coletiva oficial da FIA (Federação Internacional de Automobilismo) e as sessões de mídia organizadas pelas próprias equipes.
Como já é esperado, Lewis Hamilton (Mercedes) e Max Verstappen (Red Bull), que brigam pelo título do Mundial 2021, dividiram as principais atenções de toda mídia internacional presente já em Interlagos. Mas a calorosa recepção do público brasileiro aos 20 pilotos do grid chamou a atenção de toda F1 – muitos inclusive estão vivenciando bem o ambiente fora das pistas em São Paulo, como Lando Norris, da McLaren, que ontem foi ao estádio assistir o jogo Palmeiras X Atlético-GO.
Ao contrário de outros GPs, Interlagos vive um ritmo acelerado de trabalho nesta quinta-feira, já que o GP de São Paulo integra a segunda prova de uma rodada tripla que começou no México no domingo passado e terminará na próxima semana no Catar, em um desafio logístico enorme para as equipes.
Outra novidade é que amanhã já será disputada a classificação. Isso porque a prova paulista foi escolhida pela F1 como uma das três a receber o novo formato de definição do grid de largada, com a “Sprint Qualifying” (“Sprint Race”). Sendo assim, amanhã os pilotos aceleram em Interlagos lutando por uma vaga no grid da corrida de sábado, que por sua vez forma o grid da corrida de domingo de acordo com as posições de chegada.
Em Silverstone e Monza, as duas provas do ano que receberam este formato de “Sprint Race”, a rivalidade entre Hamilton e Verstappen teve seu ápice, inclusive com acidente entre eles nas duas corridas.
Quem também marcou presença nesta quinta-feira em Interlagos foi a típica garoa paulistana – existe possibilidade de treinos com pista molhada amanhã, mas a previsão do tempo indica melhora das condições no sábado e domingo.
Formula 1 Heineken Grande Prêmio de São Paulo 2021
Data: 12, 13 e 14 de novembro – Local: Autódromo de Interlagos – São Paulo
Site oficial: www.f1saopaulo.com.br
Ingressos: à venda na tiqueteira oficial do evento (eventim.com.br/f1saopaulo), na loja oficial do F1 GP São Paulo no Market Place e na bilheteria do autódromo de Interlagos, que funciona nos dias 12 e 14/11, das 7h ao meio-dia. Todos os ingressos estão sujeitos à disponibilidade.
Protocolo Covid: para acessar o autódromo nos dias do GP o público deverá apresentar documento com foto e comprovante completo de vacina através do aplicativo Chronus i-Passport, que deve ser ativado até o dia 10 de novembro. Quem não tiver completado o sistema vacinal deverá apresentar teste negativo para Covid tipo antígeno (realizado até 24h antes de cada acesso ao autódromo) ou RT-PCR (realizado até 48 horas antes do acesso ao autódromo). Não será permitida a entrada de maiores de 12 anos que não tenham recebido ao menos uma dose da vacina contra a Covid-19. O uso de máscara é obrigatório durante todo o evento.
Por Imprensa F1 São Paulo/ (Texto: Rodrigo França)