Patrocinadora oficial, a multinacional alemã empresta sua expertise em limpeza desde 1980 para homenagear o símbolo do Rio de Janeiro e um dos ícones do Brasil
Foto: Divulgação
A Kärcher é a patrocinadora oficial da celebração dos 90 anos do CristoRedentor, promovida pela Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro e pelo Santuário CristoRedentor, e comemorado no dia 12 de outubro. A participação da empresa alemã líder no mercado de limpadoras a vapor já é uma tradição: desde 1980, a cada 10 anos, o Cristo é renovado e suas cores originais ganham um novo brilho pelas mãos dos técnicos em limpeza da Kärcher. A primeira limpeza, inclusive, apresentou aos cariocas, a imagem de um cristo verde, sua cor original. A última foi realizada em 2010.
g
“Temos muito orgulho de fazer parte desta comemoração e emprestar nosso conhecimento técnico em limpeza de monumentos para dar este presente ao Brasil”, diz Antonio Henriques, diretor de Marketing da Kärcher no Brasil.
g
A limpeza do CristoRedentor faz parte do projeto internacional Limpeza de Monumentos da Kärcher. A companhia já limpou o Portal de Brandeburgo, na Alemanha, as colunas da Praça de São Pedro, no Vaticano, a Estátua da Liberdade, nos Estados Unidos, os monumentos de Atenas, na Grécia, o Colosso de Memnon, no Egito, o Monte Rushmore, nos Estados Unidos e o London Eye, na Inglaterra.
Foto: Robson Barreto
Partindo de estudos de viabilidade, que envolvem especialistas e técnicos da matriz da Alemanha, a Kärcher busca preservar a estrutura dos monumentos. No caso do Cristo, a preocupação é com a frágil estrutura de pedra sabão. Os técnicos ainda preveem o içamento de estrutura para garantir o abastecimento de água e energia até a altura de 40 metros. Para as primeiras três limpezas, a Kärcher utilizou lavadoras de alta pressão e, desde 2010, utiliza apenas equipamentos a vapor, com regulagem de temperatura, sem usar nenhum produto químico, apenas água, uma característica dos equipamentos Kärcher. Este cuidado colabora ainda para preservar a vegetação ao redor do monumento na Floresta da Tijuca. Além da higienização do monumento, também são limpas a estrutura do pedestal e do acesso e, este ano, será adicionada uma etapa de impermeabilização, buscando maximizar a conservação do cartão postal carioca.
Em função da pandemia, a quinta limpeza será realizada em 2022 e trará como inovação o uso de rapel, eliminando a necessidade dos andaimes, usados nas limpezas anteriores. Com o uso do rapel, os turistas não terão nenhum impedimento para ver e fotografar o famoso símbolo do Rio de Janeiro.
ç
g
“A tecnologia que usamos para higienizar uma das sete maravilhas do mundo é a mesma que qualquer brasileiro encontra nos nossos produtos comercializados nos pontos-de-venda de todo o país”, destaca.
g
Líder global em soluções de limpeza doméstica, profissional e industrial, a multinacional alemã inventou a lavadora de alta pressão. Fundada em 1935, atua no Brasil desde a década de 70 e mantém fábrica em Vinhedo (SP). A marca conta com um portfólio diversificado, que inclui limpadoras a vapor, aspiradores, varredeiras, secadoras de piso, soluções para o setor de mineração, entre outras inovações que se destacam pela eficiência e economia de água e energia. Há quatro décadas, a Kärcher realiza a desinfecção e limpeza do CristoRedentor – principal cartão-postal do país e investe ainda em operações de limpeza na Baía de Guanabara.