Semana de Moda de Londres: A reabertura cultural britânica oferece oportunidades para jovens brasileiros

Marcada pela inovação e criatividade, a moda britânica abre caminhos para os futuros estilistas

 

Foto: Divulgação

Desde o balé de cores da Halpern até os babados texturizados de Richard Malone, a Semana de Moda de Londres apresenta grandes grifes e designers emergentes. A edição Primavera/Verão 2022 da London Fashion Week (LFW 22), conhecida pelo viés mais criativo e inovador, começou na última sexta-feira (17) e termina amanhã, encerrando mais uma etapa da temporada de moda de setembro. Além dos desfiles realizados durante o calendário demarcado, 95 marcas irão lançar suas coleções off-schedule .

Reforçando a premissa de inovação, a edição vigente é a primeira a ser feita em formato híbrido, com exibições em plataformas digitais e presenciais com público restrito. Segundo o Conselho Britânico de Moda (BFC), órgão responsável pela viabilização do evento, 39% dos desfiles foram realizados presencialmente. O BFC ainda declarou a Semana de Moda como marco da reabertura cultural londrina.

Diante do avanço da imunização no Reino Unido, que conta com 66,7% da população totalmente vacinada de acordo com o instituto Our World in Data, a transição para o cenário pós-pandêmico é otimista. Para os brasileiros, a entrada nas fronteiras é permitida mediante apresentação de teste negativo para COVID-19 e 10 dias de quarentena em hotéis autorizados pelo governo britânico na chegada.

Os estudantes interessados em estudar Moda na Inglaterra, um dos principais polos acadêmicos da área no mundo, são beneficiados por esse contexto de retorno gradual da cena fashion britânica. Pensando nisso, agências de intercâmbio como a TravelMate, que é certificada pela BELTA – Associação Brasileira de Agências de Intercâmbio e tem duas décadas de experiência, estão investindo em oportunidades para intercambistas brasileiros no ramo da moda:
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“A moda é uma das indústrias com maior desenvolvimento nos últimos anos e, por causa da disseminação dessa área na mídia e na internet, nós vemos cada vez mais o aumento do interesse dos jovens de se especializar na área. Experiências de estudo e contato com a moda no exterior agregam muito para a carreira e, por isso, buscamos oferecer as melhores, incluindo no Reino Unido”, explica Alexandre Argenta, Diretor da TravelMate .
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Como a moda britânica tem características vanguardistas, voltadas para a sustentabilidade, streetwear e conceitos ligados a temas contraculturais, como o punk e o new wave, a diversidade de olhares sobre a indústria é bem vista. Assim, a parceria realizada entre a TravelMate e a Cambridge School of Visual & Performing Arts pode ser vista como uma oportunidade interessante para os estudantes brasileiros que queiram estudar moda na Inglaterra.

Com a mesma data do encerramento da Semana de Moda de Londre será realizada uma masterclass gratuita com a designer e Head of Fashion da Cambridge School of Visual & Performing Arts Holly Fulton, que acontecerá ao vivo no próximo dia 21 de setembro às 12h (horário de Brasília).
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Criada há 19 anos, a TravelMate tem como objetivo promover a educação internacional, por meio de vários programas de intercâmbio que atendem pessoas em todas as fases da vida. O foco está em proporcionar segurança, atendimento e suporte durante toda a vivência desse intercambista em outro país. Como única rede de franquias de intercâmbio e turismo comandada por Alexandre Argenta e Eduardo Heidemann, toda a equipe, das 50 unidades do Brasil, são treinadas regularmente para promover qualidade de vida aos que embarcam com a TravelMate e para que a experiência de trabalhar na TM seja satisfatória para todos(a). Foram mais de 25 mil vidas transformadas pela rede TravelMate, 25 mil projetos tirados do papel, 25 mil embarques para o exterior. A rede ainda é associada da Belta – Associação das Agências de Intercâmbio do Brasil- que existe há 26 anos e é a única associação que tem como foco certificar com o Selo Belta agências confiáveis no setor de intercâmbio, por meio de um processo cuidadoso de análise financeira, técnica e ética das agências. Atualmente, as agências especializadas Selo Belta representam 75% do mercado de educação internacional.
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