Shang-Chi e a Lenda dos 10 Aneis: novo filme da Marvel Studios apresenta o novo herói da fase 4 do MCU
Por Rogério Fidalgo
Filme estreou nos cinemas e é estrelado por Simu Liu, primeiro herói asiático do MCU, com direção de Destin Daniel Cretton
O filme “Shang Chi e a Lenda dos 10 Anéis”, que conta sobre esse jovem chinês criado por seu pai em reclusão e treinado em artes marciais, chega aos cinemas como a nova aposta da Marvel para entrar na quarta fase de seu universo cinematográfico. Nesse universo, vamos ver pela primeira vez um personagem asiático como o principal, da mesma forma como fizeram com o Pantera Negra. Essa produção estrelada por Simu Liu que dá vida a Shang-Chi, também conta com Tony Leung, Awkwafina, Michelle Yeoh, Fala Chen, Meng’er Zhang, Florian Munteanu e Ronny Chieng, entre outros, se focou mais na ação sem detalhar muitas explicações de sua origem, entrou no direto no universo desse herói, e ao assistir sua história lembramos dos filmes live-action de Mulan(2020) e O Tigre eo Dragão(2000), que também conta com Michelle Yeoh. Um personagem que o público adora e aparece, é Wong, que vemos no filme do Doutor Estranho, além de outras participações que só assistindo as tradicionais cenas pós-créditos percebemos.
A história do herói Shang Chi, que é dirigida por Destin Daniel Cretton e produzido por Kevin Feige e Jonathan Schwartz, com Louis D’Esposito, Victoria Alonso e Charles Newirth como produtores executivos, e David Callaham, Destin Daniel Cretton e Andrew Lanham como roteiristas, mostra como este se alinha com a organização dos Dez Anéis. Na China antiga, Wenwu encontra os anéis que lhe provém a vida eterna e poderes, com isso, ele cria a organização, de mesmo nome, que atua nas sombras, influenciando o curso da história. Após milhares de anos atuando, Wenwu conhece a guerreira Jiang Li, ambos se apaixonam, se casam e têm dois filhos: Shang-Chi e Xialing. Mas os anos de família feliz não duram para sempre, Shang-Chi, nesses poucos minutos, consegue construir a história de origem do personagem e encaixar o mesmo nos acontecimentos vistos em “Vingadores: Ultimato”. A personagem Katy da atriz Awkwafina(8 Mulheres e Um Segredo) consegue ser o centro das atenções para a parte comédia do filme, com ela, é possível separá-la e inseri-la na história, mas não é possível dizer se ela é um interesse amoroso do personagem principal. Seria possível compará-la com o personagem Luis, dos filmes do Homem Formiga.
Outro conflito que foi abordado na história, se deve ao fato de o pai de Shang-Chi (que não possui poderes mágicos, mas após anos de treinamento criou habilidades e foi considerado um dos maiores lutadores de artes marciais do planeta) e Xialing, voltar sua atenção mais para o filho, para que este seja seu herdeiro direto e assuma seu comando, de um certo modo excluindo sua filha, o que causa a ira da própria, por não ter tido o mesmo tratamento que o irmão.
Os efeitos especiais do filme são os famosos padrões Disney Marvel de qualidade, e consegue prender a atenção do grande público com a cultura mística oriental misturada às artes marciais que são vistos nesse Universo de heróis.
Nota para o filme 9