Dia Nacional da Consciência Negra no Theatro Municipal Palco Livre

Foto Divulgação

No Dia Nacional da Consciência Negra, o Theatro Municipal do Rio de Janeiro fará uma live especial sobre o negro no ballet clássico. O professor e pesquisador da Escola Estadual de Dança Maria Olenewa (EEDMO), Paulo Melgaço vai bater um papo com Fábio Mariano, cofundador da plataforma Blacks in Ballet e Bethania Gomes, primeira negra brasileira a se tornar primeira bailarina em uma companhia internacional (Dance Theatre of Harlem). Os dois são formados pela EEDMO e têm muitas histórias pra contar.

Entre os assuntos, o destaque dos bailarinos clássicos negros nas cias do mundo, a formação do bailarino negro, a plataforma Black In Ballet, a experiência de ser uma primeira bailarina negra de uma companhia internacional, os figurinos e as readaptações de clássicos de repertório.

 

 

O Theatro Municipal Palco Livre inicia às 15h, no Facebook (https://www.facebook.com/theatro.municipal.3). Participe!

Bethania Gomes/ Foto: Crystal Blake

 

 

 

Formada pela Escola Estadual de Dança Maria Olenewa. Primeira  Afro -brasileira a alcançar o posto de Primeira Bailarina em uma Cia Internacional como Primeira Bailarina do Dance Theatre of Harlem . Atualmente é maitresse de ballet na mesma companhia e trabalha como professora e coreógrafa em outras instituições de dança afro americanas. Bethania também é curadora do legado de sua mãe, a ativista Beatriz Nascimento, tendo publicado o livro de poesias “Todas as Distâncias”. Contribuiu em outras publicações para que seu nome seja ainda mais reconhecido na educação e cultura.

 

 

Fábio Mariano/ Foto: Collage Dance

Formado na Escola Estadual de Dança Maria Olenewa, Fábio Mariano participou de grandes produções do Ballet e Ópera do Theatro Municipal do Rio de Janeiro. No Brasil integrou a Caetano Cia. de Dança, Companhia Jovem de Ballet do Rio de Janeiro e Companhia de Dança Campos dos Goytacazes, trabalhando com diferentes coreógrafos clássicos e contemporâneos. Nos EUA,  trabalhou no Atlantic City Ballet atuando como solista e principal em produções de A Bela Adormecida, O Quebra-Nozes, O Lago dos Cisnes, Carmen, entre outros. Atualmente é bailarino da Collage Dance Collective. Fábio também é professor de ballet do Collage Dance Conservatório e Cofundador da plataforma Blacks in Ballet.

 

Paulo Melgaço/ Foto: Amanda Melgaço

 

Pós-doutor e doutor em educação pela UFRJ possui mestrado em educação, comunicação e cultura pela UERJ. Atua como professor e pesquisador na Escola Estadual de Dança Maria Olenewa, desde 1993.  Paulo Melgaço é professor colaborador do Programa de Pós-Graduação em Ensino das Artes Cênicas na UNIRIO e autor de diversos livros, entre eles: Escola Estadual de Dança Maria Olenewa 75 anos: a história que fez estórias, Escola Estadual de Dança Maria Olenewa: um sonho feito em cores, Mercedes Baptista: a criação da identidade negra na dança.

 

 

 

Serviço:

Theatro Municipal Palco Livre, Vale e Petrobras convidam Bethania Gomes, Fábio Mariano e Paulo Melgaço em “O Negro no Ballet Clássico”

Dia Nacional da Consciência Negra

Data: 20 de novembro – sexta-feira

Live às 15h

Facebook: https://www.facebook.com/theatro.municipal.3

Patrocínio Ouro@valenobrasil e @petrobras

 

 

 

 

Créditos Divulgação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *