Museu da Imagem e do Som abre as portas e apresenta a mostra “Um MIS de História”

Foto: Divulgação

Depois de anos sem exposições fixas, o Museu da Imagem e do Som abre as portas da sua sede na Lapa e convida a população para uma viagem pelo seu acervo e suas coleções. Durante a mostra “Um MIS de História”, o passado e o presente desta instituição pioneira – que comemora 54 anos em setembro – vão estar disponíveis ao público, passeando por artistas como Augusto Malta, Jacob Bandolim, Elizeth Cardoso, Nara Leão, além da memória da Rádio Nacional e de tantos outros nomes da cultura brasileira.

A partir de 11 de setembro, das 10h às 18h, a exposição Um MIS de História estará aberta com uma experiência de imersão na arte, na sede da Lapa. Fotografias, partituras, músicas, vitrola e trechos dos “Depoimentos para Posteridade” vão conduzir o visitante por mais de 100 anos de história pelo nosso hall de entrada e mezanino. No circuito, uma linha do tempo guia o público pelos principais acontecimentos do MIS, enquanto músicas do nosso acervo estarãodisponíveis em diversas playlists, disponibilizadas em parceria com a plataforma Deezer, além de peças do setor audiovisual que serão exibidas na TV. Músicas afetivas e memórias pessoais poderão também ser registradas em um grande quadro negro.

Já nas vitrines teremos verdadeiras pérolas do acervo. Atendendo as mais diferentes tipologias presentes no museu, estarão expostos itens como a coroa de Odete do Amaral e o microfone usado em “Depoimentos para Posteridade” históricos, como o do jovem Chico Buarque, em 1966. Também será contado um pouco da trajetória das telecomunicações, através de rádios, filmadora, máquina fotográfica, além do roteiro de um programa da Rádio Nacional.

A exposição celebrará a história do MIS, inaugurado em 3 de setembro de 1965, e que atualmente está em operação nas sedes, não só da Lapa que sedia a exposição, mas também na da Praça XV, ocupando o prédio histórico remanescente da Exposição Internacional do Centenário da Independência de 1922. Em seus 54 anos de trajetória, o MIS se confirmou como um importante centro de documentação de música e imagem, além de ter a missão de preservar mais de 30 coleções e de ter participado dos rumos seguidos pela cultura nacional, através dos célebres Conselhos Superiores de Cultura, da qual participaram grandes nomes e intelectuais da arte.

Serviço:

Inauguração: 10 de setembro de 2019

Aberto ao público a partir de 11 de setembro de 2019

Horário: 10h às 18h – Entrada Gratuita

Endereço: Rua Visconde de Maranguape, 15, Lapa.

 

 

 

 

Créditos: Assessoria Marcela de Genaro/ Ecomunica

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *