Carnaval 2019: Desfile das Escolas de Samba do Rio de Janeiro

Foto: Edna Rocha

Nesta sexta, dia 1 de março, aniversário de 454 anos da Cidade Maravilhosa, começam os desfiles das Escolas de Samba do Rio de Janeiro, do Carnaval 2019, na Marques de Sapucaí. Neste dia, em que os bombeiros fazem vistoria para liberar o Sambódromo para os desfiles, pois a justiça deu 24 horas para que fosse emitido um laudo, sete Escolas vão passar pela Avenida. No sábado, as outras seis vão fechar os desfiles do Grupo de Acesso Série A. Nos dias 3 e 4, será a vez das 14 escolas do Grupo Especial do Rio de Janeiro desfilarem na Avenida. 

Segundo fonte do G1, a vistoria começou no setor 2, passou pelos camarotes, os bombeiros conversaram com os trabalhadores e fotografaram estruturas. A vistora vai de mangueiras, passando pelos equipamentos de incêndio e toda parte elétrica. Confira todos os detalhes no site do G1 https://g1.globo.com/rj/rio-de-janeiro/carnaval/2019/noticia/2019/03/01/bombeiros-chegam-a-sapucai-para-fazer-vistoria.ghtml

 

Conhecendo um pouco dos enredos das Escolas do Grupo especial: 

 

Beija-flor
Foto: Edna Rocha

A Império Serrano vai abrir os desfiles do GRUPO ESPECIAL com o enredo “E a Vida, e a Vida o que é? Diga lá meu irmão!”, baseado no clássico de Gonzaguinha.

Viradouro virá em seguida com o enredo “Viraviradouro”, de Paulo Barros, que fala sobre a imaginação e as histórias que fazem parte da infância.

O enredo da Grande Rio, dos carnavalescos Renato e Márcia Lage“Quem nunca…? Que atire a primeira pedra!”, vai abrir o leque para uma discursão sobre educação e convivência com o próximo.

A Acadêmicos do Salgueiro  contará a devoção à entidade, com o enredo “Xangô”.

Beija-Flor, campeã “COM LOUVOR” do Carnaval 2019, vai levar para Sapucaí as fábulas do Beija-flor  e a história dos seus 70 anos com o enredo “Quem não viu vai ver…As fábulas do Beija-flor”.

A Imperatriz vem com o enredo Me dá um dinheiro aí”, que critica com humor a ambição em relação ao dinheiro, com os carnavalescos Kaká e Mário Monteiro, será a sexta escola a despontar na Avenida.

Unidos da Tijuca, que vai contar com Laíla (ex-Beija-flor) como coordenador-geral do carnaval, depois de um afastamento de 23 anos, vai encerrar a primeira noite de desfiles com o enredo “Cada macaco no seu galho. Ó, meu pai, me dê o pão que eu não morro de fome”.

 

Mangueira
Foto: Edna Rocha

A segunda noite de desfiles do GRUPO ESPECIAL vai começar com a São Clemente que contará com a reedição de um enredo do ano de 1990  “E o samba sambou”, será um desfile saudosista dos carnavais de antigamente. 

Já a Unidos de Vila Isabel com o enredo “Em nome do pai, do filho e dos santos, a Vila canta a cidade de Pedro”, vai contar o legado da Cidade Imperial que é Petrópolis. 

Com o enredo Na Madureira Moderníssima, hei sempre de ouvir cantar uma Sabiá”, a Portela vai homenagear a cantora Clara Nunes, sobre o olhar da carnavalesca Rosa Magalhães.

A União da Ilha vai falar sobre a literatura cearense com o enredo “A peleja poética entre Rachel e Alencar no avarandado do céu”. 

Já a Paraiso do Tuiuti, vai contar a história do bode Ioiô com o enredo “O salvador da pátria”

A Estação Primeira de Mangueira vem contando histórias na passarela com o enredo “História pra ninar gente grande”.

Para fechar os desfiles, a Mocidade Independente de Padre Miguel, do carnavalesco Alexandre Louzada, vai falar sobre a passagem do tempo para humanidade com o enredo “Eu Sou o Tempo. Tempo é Vida”

Grupo A
Agenda de Desfiles das Escolas de Samba e os Enredos de 2019
INÍCIO DE DESFILESEXTA- FEIRA, 1º DE MARÇOSÁBADO, 2 DE MARÇO
22:00UNIDOS DA PONTE (“Oferendas”)UNIDOS DE BANGU (“Do Ventre da Terra, raízes para o mundo”)
22:45 – 22:55ALEGRIA DA ZONA SUL (“Saravá, Umbanda!”)RENASCER DE JACAREPAGUÁ (“Dois de Fevereiro no Rio Vermelho”)
23:30 – 23:50ACADÊMICOS DA ROCINHA (“Bananas para o preconceito”)ESTÁCIO DE SÁ (“A fé que emerge das águas”)
00:15 – 00:45ACADÊMICOS DE SANTA CRUZ (“Ruth de Souza – Senhora Liberdade, Abre as asas sobre nós”)UNIDOS DO PORTO DA PEDRA (“Antônio Pitanga: Um negro em movimento”)
01:00 – 01:45UNIDOS DE PADRE MIGUEL (“Qualquer semelhança não terá sido mera coincidência”)IMPÉRIO DA TIJUCA (“Império do Café, o Vale da Esperança”)
01:45 – 02:35INOCENTES DE BELFORD ROXO (“O frasco do bandoleiro”)ACADÊMICOS DO CUBANGO (“Igbá Cubango – a alma das coisas e a arte dos milagres”)
02:30 – 03:30ACADÊMICOS DO SOSSEGO (“Não se meta com minha fé, acredito em quem quiser”)

 

 

Grupo Especial
Agenda de Desfiles das Escolas de Samba 2019 
INÍCIO DE DESFILEDOMINGO, 3 DE MARÇOSEGUNDA-FEIRA, 4 DE MARÇO
21:15 IMPÉRIO SERRANO (“O que é, o que é?”)SÃO CLEMENTE (“E o Samba sambou…”)
22:20 – 22:30VIRADOURO (“ViraViradouro”)VILA ISABEL (“Em Nome do Pai,
dos Filhos e dos Santos –  A Vila canta a cidade de Pedro”)
23:25 – 00:44GRANDE RIO (“Quem nunca…?
Que atire a primeira pedra!”)
PORTELA (“Na Madureira moderníssima,
hei sempre de ouvir cantar uma Sabiá”)
00:30 – 02:06SALGUEIRO (“Xangô”)UNIÃO DA ILHA (“A peleja poética entre Rachel e Alencar no avarandado do céu”)
01:35- 03:28BEIJA-FLOR (“Quem não viu vai ver…
As fábulas do Beija-Flor”)
PARAÍSO DO TUIUTI (“O Salvador da Pátria”)
02:40 – 03:15IMPERATRIZ (“Me dá um dinheiro aí”)MANGUEIRA (“História para ninar gente grande”)
03:45 – 04:18UNIDOS DA TIJUCA (“Cada macaco no seu galho. Ó, meu Pai, me dê o pão que eu não morro de fome”)MOCIDADE (“Eu sou o Tempo. Tempo é Vida”)

 

Desfile das Campeãs
Agenda de Desfile das Escolas de Samba 2019 
INÍCIO DE DESFILESÁBADO, 9 DE MARÇO
22:006ª COLOCADA
23:05 – 23:225ª COLOCADA
00:10 – 00:444ª COLOCADA
01:15 – 02:063ª COLOCADA
02:20 – 03:282ª COLOCADA
03:25 – 04:501ª COLOCADA

 

 

 

Fontes:

https://www.rio-carnival.net/Desfiles/Ordem/2019

http://liesa.globo.com/

https://g1.globo.com/rj/rio-de-janeiro/carnaval/2019/noticia/2019/01/03/carnaval-do-rio-de-janeiro-em-2019-veja-os-enredos-do-grupo-especial.ghtml

https://g1.globo.com/rj/rio-de-janeiro/carnaval/2019/noticia/2019/03/01/bombeiros-chegam-a-sapucai-para-fazer-vistoria.ghtml

 

Revista InFoco

Revista In Foco. Uma revista Eletrônica que vai te deixar informado sobre diversos eventos. Fique Ligado!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *