Ópera João e Maria no Rio de Janeiro

Foto: Divulgação

Ópera mais popular do alemão Engelbert Humperdinck,  “Hänsel und Gretel” (“João e Maria”), escrita originalmente para crianças e baseada no conto homônimo dos irmãos Grimm, terá montagem em dezembro, na Sala Mário Tavares, no prédio anexo ao Theatro Municipal.

Nesta versão concebida por João Wlamir, chefe da divisão de dança do Municipal, o espetáculo retrata, nos tempos atuais, uma trupe de cantores que está ensaiando, justamente, a obra-prima de Humperdinck. 

Dois elencos de solistas irão se revezar no palco, acompanhados pelo jovem pianista Felipe Naim e sob a direção musical do maestro Jésus Figueiredo.  Estreada em 1893, em Weimar, na Alemanha, regida por Richard Strauss, “João e Maria” teve sucesso imediato e, só em seu primeiro ano, foi encenada em 50 teatros diferentes. 

A linguagem musical da peça é refinada, com influências de  Richard Wagner, de quem Humperdinck era amigo, e melodia com belas referências do folclore alemão. Com libreto escrito pela irmã do autor, Adelheid Wette, a trama de contos de fadas sofreu várias alterações curiosas na transposição para ópera : a madrasta perversa foi substituída pelo personagem da mãe fatigada e enérgica;  o pai, um lenhador, se transformou num fabricante de vassouras; e a menina Maria é quem acaba conduzindo a ação, com sua personalidade incisiva e brilhante, em contraposição à introversão do sonhador João. A tradução do libreto para o português leva a assinatura de Dante Pignatari.

Com duração de 75 minutos, o espetáculo, de terça a sexta-feira, será apresentado no horário alternativo das 12h, na sala Mário Tavares do Anexo do Theatro Municipal (Avenida Almirante Barroso, 14-16), com capacidade para 160 pessoas. Aos sábados, a sessão é às 16h; aos domingos, às 11h.

 

 

Ficha técnica:

João: Vivian Delfini e Lara Cavalcanti

Maria: Michele Menezes e Rose Provenzano-Páscoa

A Bruxa: Eliane Lavigne e Geilson Santos

A Mãe: Magda Belloti e Noeli Mello

O Pai: Ciro d’Araújo e Fabio Belizallo

Direção musical: Maestro Jésus Figueiredo

Concepção e direção cênica: João Wlamir

 

Serviço:

DATAS E HORÁRIOS

De 11 a  23 de dezembro, com exceção do dia 17; de terça a sexta, às 12h; sábado, às 16h; domingo, às 11h;

 

PREÇOS DOS INGRESSOS

De terça a sábado, R$ 10; domingo, R$ 1

Ingressos na bilheteria ou no ingressorapido.com

Sala Mário Tavares – no prédio Anexo ao Theatro Municipal

Avenida Almirante Barroso, 14-16, Centro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *