Mostra Baixada em Cena integra Fitu 2018

Censura Livre
Foto: Filippe Vaz

Entre os dias 13 e 17 de agosto, a Rede Baixada em Cena – formada por 16 coletivos da Baixada Fluminense – realiza a sua quarta mostra no Rio, em parceria com o Festival Integrado da Unirio (Fitu), no Centro de Letras e Artes da Unirio. A Mostra Baixada em Cena integra o festival na edição que tem como tema “Teatro e Periferia”. Além de espetáculos, a mostra também conta com uma performance e um sarau.

A ocupação de um espaço universitário, além do intercâmbio, proporciona à Rede a oportunidade de debater o acesso a esse espaço e apresentar a alunos da instituição, que fica na zona sul carioca, e moram na Baixada a mobilização que acontece em sua região e sua potência artística e cultural.

Criada em 2008, a Rede Baixada em Cena, que hoje mobiliza 16 grupos de nove diferentes cidades, tem o objetivo de resistir coletivamente a desafios comuns aos artistas de teatro da região, potencializar a visibilidade da produção cênica da Baixada, fortalecer a consciência política e participativa de artistas e produtores, por meio da colaboração voluntária, do fluxo de informações e trabalhos coletivos.

Esta não é a primeira parceria que a Rede faz com a Unirio. A Rede é uma das parceiras da instituição na realização do projeto Artes Cênicas em Extensão, que promove o compartilhamento de saberes, por meio de encontros entre a comunidade acadêmica da Escola de Teatro da Unirio e os grupos teatrais da periferia.

Na noite de abertura do festival, apresenta-se Leandro Santanna, ator de Queimados, indicado este ano, na categoria de melhor ator, na 31º Prêmio Shell de Teatro, com o espetáculo “Lima entre nós – estudo compartilhado a obra de Lima Barreto”.

 

SERVIÇO:

Mostra Baixada em Cena no Fitu 2018
Data: 13 a 17 de agosto
Local: Escola de Teatro da Unirio (Av. Pasteur, 436 – Fundos, Urca)
Entrada Gratuita

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *