Contribuições de Bion à psicanálise serão temas na Sociedade Brasileira de Psicanálise do Rio de Janeiro (SBPRJ)

Foto: Divulgação

A Sociedade Brasileira de Psicanálise do Rio de Janeiro (SBPRJ) realiza o  Pré-Encontro Internacional de Bion/2018, de 21 a 24 de julho, precedendo o evento internacional bianual, que se dará, pela segunda vez no Brasil, em Ribeirão Preto, de 26 a 28 de julho. O tema comum aos dois encontros – Pensamentos Selvagens – pretende discutir uma das últimas contribuições do psicanalista britânico W. R. Bion (1897/1979), autor que trouxe importantes desenvolvimentos originais às ideias de Freud e de Melanie Klein.

A obra de Bion possibilitou a expansão do estudo e conhecimento dos estados primitivos da mente, das psicoses e dos grupos humanos, com consequências fundamentais na prática clínica psicanalítica. Também inovou no campo da epistemologia da psicanálise.

Entre os participantes do encontro, estão estudiosos do pensamento de Bion como o psicanalista Avedis Panajian, fundador do Centro Psicanalítico da Califórnia e Instituto Psicanalítico de New Port, e o psicanalista Raul Hartke, da Sociedade Psicanalítica de Porto Alegre. Ambos fazem apresentações para estímulo de discussões e Panajian faz a conferência “Domesticando pensamentos selvagens ao analisar o próprio sonho”.

Também participam da programação Arnaldo Chuster, da Sociedade Psicanalítica do Rio de Janeiro (SPRJ), Carla Penna, do Círculo Psicanalítico do Rio de Janeiro (CPRJ), Claudio Campos, da Associação Psicanalítica do Estado do Rio de Janeiro (Aperj-Rio4), e Ana Sabrosa, Christina Cavallari, Fernanda Marinho, José Hamilton de Farias, José Renato Avzaradel, Ney Marinho, Paulo Bianchini, Sonia Verjovsky e Wania Cidade, da SBPJ. (Programação completa no fim do texto.)

O evento tem apoio da Federação Brasileira de Psicanálise – FEBRAPSI e é dirigido a profissionais e estudantes de Psicanálise e Psicologia e acontece na seda da SBPRJ (rua David Campista 80, Humaitá). Informações e inscrições: por email (sbprj@sbprj.org.br) ou telefone (21 2537-1313).

 

 

 

Programação

 

DIA 21/07/2018 – SÁBADO

 

9:00 ABERTURA
Wania Cidade – presidente SBPRJ e Ana Sabrosa – diretora científica SBPRJ

 

9:15 – 10:45 APRESENTAÇÃO DE ESTÍMULO PARA DISCUSSÃO
Avedis Panajian – psicanalista, fundador do Centro Psicanalítico da Califórnia e Instituto Psicanalítico de New Port
Coordenadora: Wania Cidade – presidente SBPRJ
Coordenadores dos grupos de discussão: Christina Nicoll Cavallari – SBPRJ, Claudio Campos – APERJ, Fernanda Marinho – diretora do Instituto SBPRJ e
José Renato Avzaradel – SBPRJ

 

10:45 – 11:00 CAFÉ

 

11:00 – 13:00 SESSÃO CLÍNICA
Apresentadora: Wania Cidade – SBPRJ
Comentadores: Avedis Panajian – Califórnia, Raul Hartke – SPPA e Claudio Campos – APERJ-Rio4
Coordenadora: Fernanda Marinho – diretora do Instituto SBPRJ

 

13:00 – 14:30 ALMOÇO

 

14:30 -16:00 APRESENTAÇÃO DE ESTÍMULO PARA DISCUSSÃO
Raul Hartke – SPPA
Coordenadora: Christina Nicoll Cavallari
Coordenadores dos grupos de discussão: Carla Penna – CPRJ, José Hamilton de Farias – SBPRJ, Ney Marinho – SBRJ e Paulo Bianchini – SBPRJ

 

16:00 – 16:15 CAFÉ

 

16:15 – 17:45 SEMINÁRIO CLÍNICO DE BION comentado por Avedis Panajian, Raul Hartke – SPPA e José Renato Avzaradel – SBPRJ, seguido de discussão com a plateia.
Coordenador: Ney Marinho – SBPRJ

 

17:45 – 18:15 SÍNTESE NA PLENÁRIA
Coordenadora: Sonia Verjovsky – SBPRJ

 

 

DIA 23/07/2018 – SEGUNDA-FEIRA

21:00 CONFERÊNCIA: DOMESTICANDO PENSAMENTOS SELVAGENS AO ANALISAR O PRÓPRIO SONHO. Avedis Panajian – Califórnia
Comentadora: Fernanda Marinho – SBPRJ
Coordenador: Paulo Bianchini – SBPRJ

 

 

DIA 24/07/2018 – TERÇA-FEIRA
21:00 SESSÃO CLÍNICA
Apresentador: Ney Marinho – SBPRJ
Comentadores: Avedis Panajian – Califórnia e Arnaldo Chuster – SPRJ
Coordenador: José Hamilton de Farias – SBPRJ

Deixe um comentário

%d blogueiros gostam disto: