ESPM-Rio promove curso sobre a produção literária de escritoras negras

Foto: Divulgação ESPM

A partir de 25 de julho, a área de Educação Continuada da ESPM-Rio, escola de negócios referência nas áreas de Marketing, Publicidade, Criatividade e Inovação, passa a oferecer o curso Escrita Criativa — Desperte sua Palavra! Universo Feminino das Autoras Negras. Com duração de 15 horas, o curso tem como objetivo compreender o lugar da escrita na existência das mulheres negras, através da análise de artigos, ensaios, poesias e textos em geral produzidos por escritoras da Diáspora Negra — termo usado para caracterizar a população negra que vive fora do continente africano. Aspectos técnicos e as formas de construção destes textos da escrita negra servirão de base para que os alunos apresentem suas próprias produções.

Entre as 15 autoras que terão seus trabalhos analisados no programa estão Alice Walker, Edwidge Danticat, Conceição Evaristo, Elisa Lucinda e Gloria Jean Watkins, mais conhecida pelo pseudônimo bel hooks (grafado em letras minúsculas porque a autora considera que o mais importante em seus livros é a “substância” e não quem os escreveu). bel hooks é ativista social, feminista e autora premiada com um The American Book Award, um dos prêmios literários de maior prestígio nos Estados Unidos. Trechos do seu livro O Êxtase Revisitado: a Escritora em Ação servirão de guia para as discussões promovidas pelo curso.

O curso, ministrado pela escritora e doutora com especialização em African-American Studies, Kátia Costa-Santos, é direcionado a pesquisadores, estudantes e profissionais de comunicação, interessados em estudos sobre a pluralidade narrativa. De curta duração e com uso de metodologias ágeis de aprendizagem, os cursos da Educação Continuada da ESPM-Rio são ideais para profissionais que buscam aprimorar conhecimento e aumentar capacitação em qualquer fase da carreira.

Kátia Costa-Santos é Pós-doutorada em Estudos Culturais pelo PACC/UFRJ, Doutora em Letras pela Universidade da Geórgia, com especialização em Estudos de Culturas e Literaturas da Diáspora Negra (com ênfase no Brasil e Estados Unidos). Mestre em Letras e Bacharel em Tradução pela PUC-RJ. É pesquisadora de Cultura Popular Brasileira, com foco na vida cultural privada.

 

Inscrições e informações sobre os cursos da Educação Continuada podem ser obtidas no site www.espm.br, pelos telefones (21) 2216-2002 e (21) 2216-2102 ou pelo e-mail cursos@espm.br

 

 

Serviço

O que: Cursos de Educação Continuada da ESPM-Rio 2018

Quando: Inscrições até cinco dias antes da data de início de cada curso

Onde: Rua do Rosário, 111 — Centro — Rio de Janeiro

Informações: (21) 2216-2002 e (21) 2216-2102 ou pelo

e-mail: cursos@espm.br

Deixe um comentário

%d blogueiros gostam disto: