Psicanalistas debatem caso clínico sob diferentes vértices teóricos no RJ

Foto: Divulgação

A Sociedade Brasileira de Psicanálise do Rio Janeiro (SBPRJ) promove o “Encontro Clínico Pluralidade Teórica” nos dias 29 e 30 de junho, com apresentação de material clínico pela psicanalista Maria Fernanda Borges, comentado por colegas a partir de diferentes correntes teóricas. O evento é direcionado a estudantes e profissionais de medicina, psicanálise e psicologia que terão oportunidade de ouvir e debater um mesmo caso sob as óticas de Freud, Klein, Lacan, Bion, Ferenczi, Storolow e Winnicott.

A diretora científica da SBPRJ, Ana Sabrosa, destaca que a complexidade do pensamento psicanalítico remete ao estudo e discussões teórico-clínicas e a pluralidade de ideias poderá incentivar um debate profundo, no qual não há uma única forma de pensar. Segundo ela, como diz o psicanalista Juan-David Nasio, “o que está em jogo não é a transmissão daquilo que se inventa, mas antes a transmissão do poder de inventar”.  

A programação começa no dia 29 (sexta-feira) às 17h e vai até 19h30, com os psicanalistas Celmy Quilelli (SBPRJ), Romildo do Rêgo Barros (Escola Brasileira de Psicanálise e Associação Mundial de Psicanálise) e Claudia Bernardes (SBPRJ), apresentando comentários sob a perspectiva das teorias de Freud, Lacan e Ferenczi, respectivamente, em mesa coordenada pela presidente da SBPRJ, Wania Cidade.

No dia seguinte, sábado 30, das 9h às 11h30, os psicanalistas Marluce Aguiar Rojas, José Hamilton de Farias e Letícia Neves, fazem apresentações focadas em Klein, Bion e Stolorow, respectivamente. Os três são membros da SBPRJ e a mesa terá coordenação do colega Luiz Fenando Gallego. Na sequência, das 12h às 14h, a última mesa traz comentários baseados em Freud & Ferenczi pelo psicanalista Daniel Kupermann (Prof. Doutor do Instituto de Psicologia da USP), Winnicott por Decio Gurfinkel (Membro do Dep. de Psicanálise do Instituto Sedes Sapientiae, doutor pelo Instituto de Psicologia da USP), com coordenação do psicanalista Sergio Nick (SBPRJ e vice-presidente da IPA).

 

Programação:

 

29 e 30/06

Sex | 17h / Sáb | 9h30

Apresentação de material clínico > Maria Fernanda Borges, psicanalista SBPRJ,com comentários de diferentes correntes teóricas:

29/06 – Sexta-feira

17:00 Abertura

Wania Cidade, presidente SBPRJ e Ana Sabrosa, diretora científica SBPRJ

17:15 -19:45

Freud > Celmy Quilelli, psicanalista SBPRJ

Lacan > Romildo do Rêgo Barros, psicanalista, membro Escola Brasileira de Psicanálise, Associação Mundial de Psicanálise

Ferenczi > Claudia Bernardes, psicanalista SBPRJ

coordenadora: Wania Cidade, presidente SBPRJ

 

30/06 – Sábado

9:00-11:30

Klein > Marluce Aguiar Rojas, psicanalista SBPRJ Bion > José Hamilton de Farias, psicanalista SBPRJ R. Stolorow > Leticia Neves, psicanalista SBPRJ coordenador: Luiz Fernando Gallego, psicanalista SBPRJ

 

11:30 – 12:00

Lanche

 

12:00 – 14:00

Freud & Ferenczi > Daniel Kupermann, psicanalista, prof. doutor do Deptº de Psicologia Clínica do Instituto de Psicologia da USP Winnicott > Decio Gurfinkel, psicanalista, membro do Deptº de Psicanálise do Instituto Sedes Sapientiae, doutor pelo Instituto de Psicologia da USP coordenador: Sergio Nick, psicanalista SBPRJ

 

Informações:

tesourariasbprj@sbprj.org.br | (21) 2537.1333 / (21) 2537.1115 | www.sbprj.org.br

 

Inscrição:

candidatos FEBRAPSI 80,00

membros FEBRAPSI 110,00
estudantes universitários 80,00

profissionais 140,00

O pagamento deve ser feito por meio de depósito no banco Itaú, agência 0311, conta 38725-2, CNPJ 33.599.390/0001-17.

Após depósito efetuado enviar comprovante para tesourariasbprj@sbprj.org.br (A/C Vina)

com assunto ENCONTRO CLÍNICO, seu nome completo e tel. para contato.

 

Local:

Sede SBPRJ

R. David Campista, 80 – Humaitá

Rio de Janeiro-RJ

REALIZAÇÃO: CONSELHO CIENTÍFICO SBPRJ

Deixe um comentário

%d blogueiros gostam disto: