TV Brasil homenageia Dona Ivone Lara hoje, terça (17), no Recordar é TV

Foto: Ana Paula Migliari

Em tributo à sambista Dona Ivone Lara, que faleceu na noite desta segunda-feira, 16 de abril, a TV Brasil apresenta hoje, terça (17), às 22h45, a edição do Recordar é TV sobre a “Rainha do samba”. A homenagem também vai ao ar neste sábado (21), às 18h.

Para o programa que valoriza o vasto acervo do canal, a emissora pública recuperou um bate-papo com a cantora e compositora na atração “Eu sou o show”, da TVE do Rio de Janeiro, em 1985. O especial com a artista foi exibido originalmente pela TV Brasil em setembro do ano passado. Na última semana, na sexta-feira (13), Dona Ivone Lara completou 96 anos.

O conteúdo de arquivo recuperado traz a bamba cantando sucessos como “Sorriso negro”, “Tiê, tiê”, “Axé de Ianga” e “O samba não pode parar”. As performances de Dona Ivone Lara são intercaladas por depoimentos para a jornalista Jalusa Barcellos sobre a infância, a trajetória na música e a escola de samba do coração, o Império Serrano.

Considerada uma das grandes damas do samba, ela revelou curiosidades durante a entrevista.

 

“O que eu mais gosto de fazer é show. Eu me realizo quando estou em um palco. Não precisa ganhar muito não. Se eu tô cantando e vendo o povo ali junto comigo, fico realizada”, comentou a baluarte.

 

Pioneira, Dona Ivone Lara foi uma das primeiras mulheres a assinar sambas e sambas-enredos. Na carreira, a artista compôs centenas de músicas, lançou mais de dez discos e tem canções gravadas por grandes nomes da MPB.

Nascida em uma família que apreciava a música popular, ela enfrentou o preconceito por ser mulher e sambista. Um dos maiores sucessos da carreira é o clássico “Sonho meu”, música composta em parceria com Délcio Carvalho e imortalizada nas vozes de divas como Maria Bethania e Gal Costa.

 

Serviço:

Recordar é TV – terça-feira (17), às 22h45, na TV Brasil.

Recordar é TV – sábado (21), às 18h, na TV Brasil. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *