Perfeito Fortuna conta histórias da carreira no Recordar é TV

Foto: Arquivo TV Brasil

Recordar é TV desta terça (3), às 22h45, na TV Brasil, recupera uma entrevista do ator e produtor Perfeito Fortuna para Ziraldo no programa O Papo, da extinta TV Educativa do Rio de Janeiro, em 1989. A produção foi resgatada do material de arquivo preservado no acervo da emissora pública.

Naquela ocasião, o agitador cultural relembra a época em que fez parte do grupo teatral “Asdrúbal Trouxe o Trombone” e fala sobre a criação do Circo Voador, projeto cultural do qual foi um dos fundadores.

Natural do Velho Continente, Perfeito Fortuna nasceu em Portugal em 1950 e veio para o Brasil ainda na adolescência. Preso durante a ditadura militar no país, o jovem conviveu com personalidades da cultura nacional como Caetano Veloso e Ferreira Gullar.

A partir daí, quando conseguiu liberdade no início dos anos 1970, começou sua trajetória artística. Junto com outras figuras expoentes das artes mudou a linguagem teatral na década de 1970 com o grupo “Asdrúbal Trouxe o Trombone”. A experiência nos bastidores é uma de suas marcas.

Mais tarde, idealizou o Circo Voador, um espaço diferente para a época que revolucionou a noite carioca, lançou diversas bandas e propôs um novo conceito de fazer cultura. A chamada “economia criativa”, termo cunhado hoje em dia com frequência, já era uma realidade para Perfeito Fortuna naquele tempo.

Agora com 68 anos, o artista continua a promove a arte em diversos espaços culturais na cidade do Rio de Janeiro, como a Fundição Progresso administrada por ele atualmente. Também segue em carreira artista interpretando diversos papeis nos palcos e telas, produções em que ganhou visibilidade para um público que ainda não conhecia sua obra.

Serviço:

Recordar é TV – terça-feira (3), às 22h45, na TV Brasil.

Recordar é TV – sábado (7), às 18h, na TV Brasil.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *