Centro Municipal de Arte Hélio Oiticica apresenta Rejuvenesça: Poesia Expandida Hoje

Arte: Guilherme Zarvos

O Centro Municipal de Arte Hélio Oiticica recebe, do dia 3 de março a 5 de maio, a mostra Rejuvenesça: Poesia Expandida Hoje.  Com curadoria de Pollyana Quintella e produção de Ana Hortides, Rejuvenesça é uma exposição voltada para a produção de poetas e escritores que exploram outros formatos além do livro. 

Ao todo serão exibidos trabalhos de 16 escritores, oriundos de vários lugares do país, que produzem obras em vídeo, objeto, desenho, instalação. Ainda assim, a palavra e a escrita continuam como questões centrais de investigação. Em 1959, Ferreira Gullar fez o ‘poema enterrado’, que consistia na sobreposição de cubos de tamanhos diferentes (vermelho, verde e branco). O leitor-visitante ia levantando um a um e, por fim, encontrava enterrada a palavra “Rejuvenesça”. Dessa forma, a exposição considera o ‘poema enterrado’ como uma experiência emblemática de poema espacial (curiosamente, foi a despedida de Gullar do neoconcretismo), fazendo uma homenagem ao grande poeta.

Fazem parte da exposição os poetas e escritores: Adelaide Ivánova, Carlos Augusto Lima, Catarina Lins e Priscila Fiszman, Dimitri Rebello, Érica Zíngano, Frederico Klumb, Guilherme Zarvos, João Reynaldo, Luca Argel, Lucas Matos, Marília Garcia, Oficina Experimental de Poesia, Reuben da Rocha, Tazio Zambi e Victor Heringer. 

A mostra contará também com uma mesa de debates com os poetas e a curadora e um cineclube.

Serviço:

Rejuvenesça: Poesia Expandida Hoje

Centro Municipal de Arte Hélio Oiticica: Rua Luis de Camões, 68, Centro, Rio de Janeiro

De 3 de março a 5 de maio de 2018 

Funcionamento: de segunda a sábado, das 12h às 18h. Fechado aos domingos e feriados 

Tel: (21) 2242-1012 

Metrô: Estação Carioca, Estação Uruguaiana, Estação Presidente Vargas 

Ônibus: Linhas com destino à Central do Brasil e Avenida Passos 

Próximo a Av. Passos e à Praça Tiradentes. 

Evento gratuito. 

Classificação: livre. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *