Polêmica dos blocos de Carnaval do Rio pauta o Sem Censura desta segunda (8)

Vera Barroso entrevista convidados que criticam possível transferência da festa para Zona Oeste

 

Desfile do Monobloco no centro do Rio
Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil

O programa Sem Censura entra no debate sobre a folia nesta segunda (8), ao vivo, às 17h, na TV Brasil. A apresentadora Vera Barroso recebe convidados para debater a situação do carnaval de rua no Rio de Janeiro em 2018. Para conversar sobre o tema, a atração da emissora pública conta com Rita Fernandes, da Sebastiana, associação dos blocos de rua, e a sambista Dorina, que coordena o bloco Mulheres de Zeca. O programa também tem a presença do cantor Zé Vitor, filho do ator Jackson Antunes. 

Presidente da Sebastiana, liga que reúne diversos blocos de rua da cidade, Rita Fernandes fala sobre a decisão do prefeito do Rio de Janeiro que pretende levar o carnaval de rua para a Zona Oeste da cidade. A proposta é que vários blocos passem a se apresentar no Parque Olímpico, na Barra.

A Riotur informou recentemente que 486 blocos se inscreveram para participar do carnaval de rua do Rio de Janeiro este ano. São 16 solicitações a mais que em 2017. Os festejos começam ainda em janeiro com as saídas de blocos no pré-carnaval. A data oficial do evento está marcada para a primeira quinzena de fevereiro. Segundo a Empresa de Turismo do Município do Rio de Janeiro, reuniões ainda estão sendo realizadas para definir possíveis mudanças em trajetos de blocos. A polêmica reside na proposta criação de uma “Arena dos Blocos” no Parque dos Atletas para ser o palco de blocos que arrastaram mais de um milhão de foliões como Cordão do Bola Preta e o Bloco das Poderosas, de Anitta. 

A iniciativa da administração municipal que visa transferir alguns dos blocos carnavalescos que percorrem as ruas do Centro e da Zona Sul do Rio para o Parque Olímpico é desobstruir o trânsito. Além da questão do tráfego, a medida busca atender a solicitações de moradores incomodados com a algazarra.

A sambista Dorina, coordenadora do bloco Mulheres de Zeca, aborda a falta de patrocínio, que pode impedir o desfile de vários blocos importantes e tradicionais pelas ruas da Cidade Maravilhosa. O jovem cantor Zé Vitor tem apenas 19 anos e está lançando o álbum “Cronológico”. Filho do ator Jackson Antunes, ele conta como a arte entrou em sua vida e destaca a influência do pai em sua formação.

 

 

Serviço

Sem Censura – segunda-feira (8), ao vivo, às 17h, na TV Brasil

Sem Censura – quinta (8) para sexta-feira (9), às 2h30, na TV Brasil

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *