Antonio Carlos e Jocafi são as atrações do Segue o Som

Foto: Divulgação

dupla Antonio Carlos e Jocafi é a estrela do episódio de Segue o Som, que vai ao ar neste sábado, dia 7, às 14h, na TV Brasil. No bate-papo com Maurício Pacheco, eles fazem um balanço da carreira de mais de 40 anos, que começou no final da década de 60. No programa, a dupla canta várias composições, entre elas “Você Abusou”, um dos maiores sucessos dos músicos.

Baianos de Salvador, Antonio Carlos e Jocafi começaram a ficar conhecidos, em 1969, quando inscreveram a música “Catendê” no Festival de Música Popular Brasileira. Na época, a composição foi defendida pela cantora Maria Creuza.

A fama nacional veio em 1973 com a  composição “Você abusou”. A música virou hit internacional, especialmente na França, com uma versão chama “Fais comme l’oiseau”, além de se transformar no hino do Partido Socialista.  

O compositor Michel Fogain pegou a composição de Antônio Carlos e Jocafi e registrou a adaptação para o francês no nome dele. A dupla entrou na Justiça e ganhou a causa, mas a maior parte do povo francês acha até hoje que Fogain é o autor da música. “Você Abusou” também tem versões em espanhol e japonês, além de gravações de Célia Cruz, Sérgio Mendes e Stevie Wonder.  

Ao Segue o Som, a dupla fala ainda sobre os diferenciais de seu trabalho, que tem forte acento regional nas composições. As músicas de Antonio Carlos e Jocafi são comumente marcadas pelas sonoridades africanas e pelos tambores das religiões afro, bem como termos de origem iorubá, tão típicos da Bahia. Entre os intérpretes da dupla, destacam-se Luiz Gonzaga, Elis Regina e Gilberto Gil.

Serviço

Segue o Som – sábado, dia 7, às 14h, na TV Brasil  

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *