Programa Educativo Caixa Gente Arteira promove Atividades para Público Universitário em Setembro

Ações gratuitas são voltadas para estudantes de artes, filosofia, educação, e áreas afins

 

Foto: Divulgação

O público universitário tem espaço garantido nas atividades do Programa Educativo CAIXA Gente Arteira no mês de setembro. A programação gratuita inclui uma oficina e diversos debates inspirados nas mostras In MemoriamRetroperformance e O essencial é invisível aos olhos, todas em cartaz desde agosto na CAIXA Cultural Rio de Janeiro. 

Nos dias 12, 13 e 14 de setembro (terça a quinta), das 18h30 às 20h30, estudantes e profissionais de artes, educação e áreas afins poderão participar de um minicurso sobre performance. Inspirado na exposiçãoRetroperformance, o curso abordará a história deste tipo de arte, além de incentivar os alunos a desenvolverem ações performáticas. 

A atividade Peripatéticos: Um encontro entre a arte contemporânea e a filosofia se baseia em um antigo círculo filosófico grego para propor uma caminhada entre as obras das exposições In Memoriam e Retroperformanceao tempo em que os participantes tecem relações entre a filosofia e questões abordadas na arte contemporânea. Aberta a alunos e profissionais dos cursos de artes, filosofia, educação e afins, o evento será realizado no dia 28 de setembro (quinta-feira), às 18h30. 

Voltada ao público universitário em geral, a Roda de Conversa Gente Arteira de setembro traz para discussão, no dia 23 (sábado), das 15h às 17h, as relações entre educação e arte nos processos de mediação em ambientes não escolares. 

Já as crianças de 1 a 3 anos ganham vez no dia 17 de setembro (domingo), às 15h, durante a ação Arte Contemporânea para Crianças. O evento terá como base a exposição Natureza Concreta para trabalhar, por meio de diferentes atividades, as relações do homem com o meio ambiente. 

 

Dia Nacional da Luta das Pessoas com Deficiência (21/09):

 

Sempre de olho no calendário, o Programa Educativo CAIXA Gente Arteira não poderia deixar de celebrar uma data tão importante para a inclusão e a igualdade. Por isso, no dia 29 de setembro (sexta-feira), às 18h30, estudantes e profissionais de artes, educação e cursos relacionados poderão participar do bate-papo A empregabilidade de pessoas com deficiência para discutir os desafios e barreiras sociais que ainda existem para a inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho.

 

 

Atividades mensais:

 

A programação também apresenta atividades que ocorrem mensalmente, incluindo a ação Você gosta de poesia?. A atividade ocorre todas as sextas do mês de setembro, das 10h às 20h, e incentiva o público a redigir um poema e deixá-lo nos varais existentes no Espaço de Leitura. A proposta é que cada um deixe um poema e leve outro, num gesto de troca e continuidade. 

Enquanto isso, as ações de galeria proporcionam experiências educativas, reflexivas e sensoriais ao público espontâneo que passa pela CAIXA Cultural, de terças às sextas-feiras, nos intervalos de 11h às 12h; 13h às 14h; 17h às 18h e 19h às 20h. 

O programa CAIXA Gente Arteira tem, como objetivo, explorar diversas linguagens artísticas, possibilitando ao público a experimentação prática e teórica sobre artes visuais, música e dança, através de oficinas, vivências e bate-papos. Mais informações sobre as atividades podem ser obtidas pelo telefone (21) 3980-4898 e pelo e-mailagendamento@gentearteirarj.com.br.

 

 

 

Programação CAIXA Gente Arteira:

 

Minicurso de performance

Datas: 12, 13 e 14 de setembro (terça a quinta)

Horários: das 18h30 às 20h30

Local: Sala de oficina 1

Classificação indicativa: a partir de 18 anos 

 

Pequena Gente Arteira – Arte contemporânea para crianças

Datas: 17 de setembro (domingo)

Horário: 15h

Local: Galeria 4

Classificação indicativa: 1 a 3 anos

 

Roda de Conversa Gente Arteira

Datas: 23 de setembro (sábado)

Horário: das 15h às 17h

Local: Oficina 1

Classificação indicativa: a partir de 18 anos  

 

Peripatéticos: Um encontro entre a arte contemporânea e a filosofia

Data: 28 de setembro (quinta-feira)

Horário: de 18h30 às 19h30

Local: Galerias da CAIXA Cultural Rio de Janeiro

Classificação indicativa: a partir de 18 anos

 

Bate-papo A empregabilidade de pessoas com deficiência

Datas: 29 de setembro (sexta-feira)

Horário: das 18h30 às 20h30

Local: Oficina 1

Classificação indicativa: a partir de 18 anos

 

 

 

Serviço:

 

Programa educativo CAIXA Gente Arteira

Entrada franca

Você gosta de poesia?: sextas-feiras, das 10h às 20h

Ações de galeria: de terça a sexta-feira, de 11h às 12h; 13h às 14h; 17h às 18h e 19h às 20h.

Local: CAIXA Cultural Rio de Janeiro

Endereço: Av. Almirante Barroso, 25, Centro (Metrô e VLT: Estação Carioca)

Classificação Indicativa: a partir dos 5 anos (consultar programação)

Agendamento e informações: (21) 3980-4898 | agendamento@gentearteirarj.com.br

 

Deixe um comentário

%d blogueiros gostam disto: