Os cem anos que o jazz completou em 2017 são pauta do “Caminhos da Reportagem”, que a TV Brasil exibe às 22h de quinta (31)

Foto: Divulgação

Uma banda de músicos brancos foi a primeira a gravar um disco com o gênero musical criado pelos negros americanos, em 1917. “Se não tem nenhum negro no primeiro disco de jazz, alguma coisa está errada”, diz o musicólogo e jornalista Zuza Homem de Mello.

Por que o trompetista Freddie Kepaard recusou o convite da Victor Talk Machine para gravar o que seria o primeiro disco? O Caminhos da Reportagem homenageia o som que atravessa um século de transformações, duas guerras mundiais, o racismo nos Estados Unidos, a criação do Be Bop e variações mais intimistas da música, o cinema na era do Jazz, o retorno ao Lindy Hop (dança de jazz) nas ruas de São Paulo.

Mesmo 100 anos depois, é possível descobrir curiosidades sobre a música que veio do blues

Os músicos vivem de jazz? Como uma baterista e uma baixista enfrentaram o preconceito para substituir colegas em uma banda?

Na cidade de Atlanta, nos EUA, a cantora Julie Dexter revela suas influências. E a equipe de reportagem visita uma escola de “swing dance.”

 

Serviço:

Caminhos da Reportagem – Cem anos de jazz

Quinta-feira, dia 31 de agosto, às 22h, na TV Brasil

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *