ROTA – Festival de Roteiro Audiovisual acontece na Escola de Cinema Darcy Ribeiro

ROTA Pedras Portuguesas
Foto: Divulgação

 

Do dia 14 a 19 de agosto a Escola de Cinema Darcy Ribeiro, no Centro do Rio de Janeiro, recebe o ROTA – Festival de Roteiro Audiovisual. Com uma programação que engloba mesas redondas, concurso de roteiros de curtas, mostra competitiva de curtas-metragens, mostra não competitiva de longas-metragens, e oficina de roteiro, o ROTA pretende ser um espaço de congregação entre os diversos profissionais do audiovisual brasileiro, em torno de questões fundamentais que envolvem a escrita e adaptação do roteiro, além de ser palco para que estudantes de roteiro e novatos da área apresentem seus trabalhos. 

ROTA nasceu com o propósito de criar no Rio de Janeiro um evento específico para roteiristas, a exemplo do já consagrado Festival de Roteiro Audiovisual de Porto Alegre, o FRAPA, com um diferencial:  o Festival destina-se a dar voz, escutar demandas e criar um espaço de congregação para roteiristas estudantes e recém-ingressos no mercado. 

Os realizadores (direção e produção) do Festival são alunos de roteiro da Escola de Cinema Darcy Ribeiro (ECDR) que apresenta, apoia e sedia o evento programado para acontecer entre os dias 07 e 10 de agosto, com uma Oficina de Roteiro ministrada por Felipe Sholl, professor da ECDR, roteirista e diretor do filme Fale comigo, atualmente em cartaz, e depois, entre os dias 14-19, com Mesas Redondas, Mostra Competitiva de Curtas-Metragens, Concurso de Roteiros e Mostra Hours Concours. Todos os responsáveis pelo ROTA acontecer trabalham de maneira voluntária. São alunos da ECDR e profissionais gabaritados do Cinema e Audiovisual que abraçaram o Festival com entusiasmo, muitos quando ele ainda era um esboço de projeto. 

Além do apoio fundamental dos voluntários, o Festival conta com apoiadores e parceiros oficiais de alto nível, como: Canal Brasil, MAM, Grupo Estação, Festival do Rio, ABRA (Associação de Roteiristas do Brasil), FRAPA (Festival de Roteiro Audiovisual de Porto Alegre), AIURU Filmes, Maquinário Narrativo, Blooks Livraria, entre outros, que valorizam a importância do ROTA dentro do cenário atual brasileiro. 

ROTA está sendo produzido através de financiamento coletivo (https://www.catarse.me/rotafestival), apoio de instituições parceiras e trabalho voluntário de estudantes de cinema que acreditam na importância do roteiro.

Para mais informações, acesse o site oficial do ROTA – Festival de Roteiro Audiovisual

 

EQUIPE

Diretores Gerais

Carla Cristina Perozzo

Evandro Melo

Gabriela Liuzzi Dalmasso

Produtora Executiva

Cláudia Kropf

Laís Cunha

Designer

Laís Cunha

Webdesigner

Fernando Ticon

 

Serviço:

ROTA – Festival de Roteiro Audiovisual

Data: De 14 a 19 de agosto

Local: Escola de Cinema Darcy Ribeiro – Rua da Alfandega, 5, Centro – Rio de Janeiro

Horário e programação: em anexo

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *