Make para carnaval: Como e quando usar

 

Seja na rua, no baile ou na Sapucaí, o importante é saber usar a maquiagem sempre a seu favor para que as pessoas entendam a sua intenção na festa de Momo e não te confundam com o Halloween. Viva a folia!

 

Foto: Edna Rocha/ Adriana Passos

 

 

 

Estamos próximos da semana mais alegre do Brasil. O maior espetáculo da Terra se aproxima! O carnaval é o momento onde todos querem se divertir e mostrar o seu melhor. Na fantasia, no corpo e no rosto. E quando se trata de beleza, a maquiagem é algo que não pode faltar para quem quer causar na folia. Pensando nisso, fomos atrás de dois profissionais, cada um na sua área, que entendem tudo sobre o universo da carnaval e da beleza para dar dicas sobre como ser o assunto na folia: A bela musa, a atriz Mirian Duarte e o talentoso make up artist Jorge Abreu.

 

 

 

Foto: Edna Rocha

 

 

No carnaval de rua a maquiagem, por ser durante o dia e em pleno verão, deve ser a mais básica possível. Mas isso não quer dizer que você não deve ficar glamourosa. Abuse da máscara de cílios e cílios postiços. A boca vermelha é sempre uma boa pedida. Mirian Duarte, que apesar de jovem e bela, tem uma extensa carreira. Já foi assistente de Palco do programa “Esquenta”, pela Rede Globo e tem experiência com tradicionais agremiações como Cacique de Ramos, Acadêmicos do Vidigal, Vizinha Faladeira e atualmente está abrilhantando a Acadêmicos do Salgueiro. Ela preferi a sombra 3D ao glitter e a purpurina, que segundo ela, dá o efeito esperado sem precisar pesar a mão. Nunca esquecer o blush, para dar o efeito de saúde. E se você quer um brilho nos lábios, nossa musa passa uma super dica infalível: “Pra dar o efeito purpurina, depois de usar o batom, eu passo um pouco de pó e em seguida o glitter. Não tem como errar!”.

 

Foto: Edna Rocha/ Adriana Passos

 

E justamente devido o nosso clima quente e úmido, Jorge Abreu prefere usar em seus trabalhos pigmentos a base de óleo ou álcool para que a maquiagem dure mais tempo e não derreta com o suor: “Os pigmentos a base de álcool são a base do air brush, que abusarei bastante nos meus trabalhos. Esses produtos só saem com removedores específicos.”, afirma Jorge Abreu, que tem uma carreira premiada e dedicada a maquiagem cênica e ao carnaval, além de ser um dos responsáveis pelas maquiagens das cerimônias de abertura e encerramento dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016. Esse ano ele vai maquiar componentes de algumas Escolas de Samba como Estácio de Sá, Inocentes de Belford Roxo, Porto da Pedra, Unidos de Padre Miguel e Portela. Outra dica de Jorge para aumentar a durabilidade da make, é o uso do pó translúcido para selar as maquiagens a base de óleo.

 

Foto: Edna Rocha/ Adriana Passos

 

 

Nos bailes de clube ou camarotes, que geralmente são climatizados, nossos entrevistados dizem que a maquiagem pode ser mais marcada. Pode se usar uma base – sempre respeitando o seu tom de pele – e abusar de sombras e purpurinas. Abuse sempre do glitter – afinal, é carnaval – e não compre purpurina para baratear sua produção. O glitter é feito especialmente para a pele. Jorge e Mirian também apostam no preto para os olhos como coringa pra quem quer ser mais discreto ou tem medo de ousar. O importante é sempre entender a proposta de sua fantasia ou tema do baile.

 

 

Foto: Edna Rocha/ Adriana Passos

 

Para a Sapucaí, a musa e o especialista falam que maquiagem precisa ser mais forte e bem técnica: “Devido os refletores a maquiagem acaba sendo até para o corpo também. É quase teatral.” deixa claro Jorge Abreu.

Mesmo que no carnaval possa utilizar tudo, tem como evitar algumas gafes na make. E aqui vão algumas dicas dos nossos convidados:

 

  • Teste sempre as maquiagens antes, para não se assustar ou assustar os outros. Fique sempre atento aos tons e texturas;
  • Se você não tiver intimidade com a boca vermelha, evite. Prefira tons de rosa e nude;
  • Evitar combinar make com a fantasia. Às vezes, o look muito combinadinho pode ser perigoso: “O Salgueiro é vermelho e branco, mas eu ouso com um olho preto ou uma sombra dourada” conta Mirian. 

 

 

Informações sobre Jorge Abreu:

http://producaostudio.com.br/jorgeabreu/o-artista/

https://www.facebook.com/jorge.abreu.39?fref=ts

https://www.facebook.com/jorgeabreumakeart/

@jorgeabreumakeartist

 

Informações sobre Mirian Duarte:

https://www.facebook.com/mirian.duarte.morena?fref=ts

@miriannduarteoficial

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *