Casamento: Dicas de como se vestir

Com a dificuldade para achar datas nos meses de maio e setembro, os noivos elegeram outubro como o novo mês para se unir em matrimônio. Além do conflito de datas, a crise econômica contribuiu muito para essa mudança no comportamento de quem quer casar. Afinal, os pacotes de viagens nesse mês são mais baratos por se tratar de baixa temporada. E o tempo mais quente é um atrativo a mais para aqueles que adoram viajar para o litoral do nordeste. Quando se recebe o convite para o casamento daquele casal querido. O que vestir?

A primeira coisa que você deve verificar é se no convite há o dress code. Esse termo se refere ao código de vestimenta que o convidado deve seguir para um determinado evento. O dress code se divide em três tipos: black tie, passeio completo e esporte fino ou casual. Mas se o convite não especificar o dress code, vale a pena ficar atento ao estilo do casamento e o horário.

 

Para casamentos durante o dia opte por:
  • Um vestido floral;
  • Uma saia e uma blusa com um sapatinho aberto de salto alto;
  • Prefira uma cor suave e mantenha-se afastada dos pretos, estampado de marinho ou algo que a faça parecer um dia de trabalho no escritório;
  • Um bonito chapéu que combine com o seu traje.

Exemplos:

Foto: Google imagens
Foto: Google imagens

 

 

Foto: Google imagens
Foto: Google imagens

 

 

 

Para casamentos noturnos:
  • Vista-se como se fosse assisitir uma ópera no teatro ou como se fosse jantar fora numa ocasião especial;
  • Um vestido de cocktail, nada demasiado sexy mas algo divertido para danças. O preto é uma boa cor para esta ocasião;
  • Use cores mais escuras e procure algo sofisticado;
  • Evite pérolas ou lantejoulas, a menos que o convite diga especificamente para usar traje de cerimônia.

 

Foto: Google imagens
Foto: Google imagens

 

 

O que vestir nos vários tipos de casamento?
  • Casamento informal durante o dia: Vestido curto, terninho ou tallieur (trajes de negócios são admissíveis para casamentos que se realizem de manhã);
  • Casamento informal durante a noite: Vestido de cocktail ( um vestido preto curto, nunca de corpo inteiro);
  • Casamento semi formal durante o dia: Vestido curto;
  • Casamento semi formal durante a noite: Vestido de cocktail;
  • Casamento formal durante o dia: Vestido curto ou um fato. Chapéu e luvas podem ser consideradas opção;
  • Casamanto formal ou de traje de cerimônia durante a noite: Vestido de corpo inteiro ou um pouco mais curto de cocktail (alguns acessórios com um pouco de glamour);
  • Casamento ultra-formal: Vestido longo com algum brilho extra (peles, diamantes, etc).

 

Foto: Google imagens
Casamento informal. Foto: Google imagens

 

 

black-tie Foto: Google imagens
black-tie
Foto: Google imagens

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Certo e Errado Em Casamentos

Não use a cor branca, nunca! Você não quer entrar em competição com a noiva. Há imensas outras cores disponíveis. Esta regra pode parecer um pouco desatualizada, mas na verdade é apenas boa etiqueta, não entrar em choque com a noiva no seu dia especial.

Tente não usar a cor preta e/ou lantejoulas durante o dia. Alguma coisa que pareça demasiado brilhante vai fazer com que fique demasiado apetrechada.

Não se preocupe se usar as mesmas cores que as damas de honor e as mães dos noivos. Você nunca vai conseguir coordenar o seu traje com todos os outros convidados da festa.

Vista algo feminino e apropriado, respeite todos os que vieram assistir à cerimónia. Evite decotes ousados, não são apropriadas para um casamento.

Use o bom senso se o convite não especificar o tipo de formalidade do evento. Um vestido floral ou um com cores suaves durante o dia e um vestido preto curto para a noite (depois das 18 horas) vai fazer com que passe um óptima figura em quase todo o tipo de cerimónia.

Mesmo num casamento informal, tenha cuidado na roupa que vai levar. Informal pode significar um vestido bonito (como por exemplo para um casamento na praia) mas nunca tão desleixado ao ponto de vestir jeans.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *