Rio Sport Show 2016 aquece mercado fitness na cidade olímpica

Em sua 18 edição, a feira espera receber um público de 15 mil visitantes. A mostra segue até sábado, das 12h às 20h, localizada na Marina da Glória, na Zona Sul do Rio de Janeiro

 

Foto: Humberto Ohana / Savaget
Foto: Humberto Ohana / Savaget

Seja pela procura de uma melhor qualidade de vida e saúde ou por questões estéticas, o mundo fitness já movimenta mais de 2 bilhões de dólares no Brasil, segundo a Associação Brasileira de Academias – ACAD Brasil. Em números absolutos, o país é o segundo maior mercado em academias, perdendo apenas para os Estados Unidos. O setor cresce, até o momento, em ritmo acelerado taxas médias de 13%, de 2007 até hoje.

De olho no crescimento deste setor, a Rio Sport Show – considerada umas das maiores feiras de equipamentos e serviços para academias, clubes e lojistas esportivos – reúne os mais de 58 marcas expositoras para  gerar oportunidades de negócios, apresentar lançamentos, promover palestras e workshops e até mesmo competições.

Foto: Humberto Ohana / Savaget
Foto: Humberto Ohana / Savaget

Ana Paula Leal, diretora da Savaget Promoções & Excalibur Congressos e Eventos, explica que a mostra oferece oportunidades de negócios para todos os tamanhos e modelos de academias e clubes. “O fato de realizamos uma feira em meio a crise econômica e politica já mostra a força que o setor representa. É, claro que diante deste cenário teremos impactos, mas a nossa expectativa é atingir 32 milhões de reais em negócios”, afirma.

Cerca de 70% das empresas participantes são brasileiras e 30% estrangeiras. Segundo Ana Paula, a maior participação de empresas nacionais mostra o ‘ boom’ dos negócios fitness no país. “A indústria nacional tem corrido atrás e vem mostrando a evolução tecnológica, com investimentos em pesquisa e em produtos de alto desempenho”

Prova disso, é a participação da Total Health, de Ribeirão Preto (SP). A empresa conta com seus produtos 100% de fabricação e tecnologia nacional.     Murilo Boarini, do departamento de marketing da empresa, afirma que a meta é atingir 1,2 milhões em negócios prospectados na mostra.  “Apesar da crise, nós estamos otimistas com o novo portfólio de produtos, pois apostamos no que o mercado precisa”, diz.   O carro-chefe da empresa é a linha de peso livre da RRX, que possui uma biomecânica e design diferenciado, como o Abdominal Peso Livre; Squat Articulado e para Gluteo.

Luis Frigo, contato comercial da Total Health, explica que os equipamentos da marca acompanham a  tendência do mercado, com produtos mais compactos para espaços cada vez mais reduzidos. “O aparelho alia tecnologia e um design que pode ser utilizada em qualquer local. Hoje, as academias estão em espaços cada vez mais reduzidos e a empresa oferece produtos para esse negócio”, explica.

Gustavo Borges foi empossado presidente da ACAD Brasil Foto: Humberto Ohana / Savaget
Gustavo Borges foi empossado presidente da ACAD Brasil
Foto: Humberto Ohana / Savaget

Durante a mostra, o campeão olímpico Gustavo Borges foi empossado como presidente da Associação Brasileira de Academias – ACAD para o biênio 2016-2018.

Diante de um cenário de crise econômica no país, a meta da nova gestão será a de estimular o crescimento do setor, por meio de feiras e eventos, além da troca de conhecimentos beneficiando empresas de todos os portes e de todas as regiões no Brasil. “Um dos nossos desafios será o de integrar o setor no país e trabalhar políticas públicas em prol do setor de fitness”, disse o novo presidente.

A nova diretoria conta ainda com  Luiz Urquiza, um dos sócios do Grupo Bodytech; de Richard Bilton, da Cia Athletica; Ricardo Abreu, da Gym Center; Marcelo Ferreira, da Academia Personal e de Jorge Lellis, da academia Vibração.

Em sua 18 edição, a feira espera receber um público de 15 mil visitante até sábado, das 12h às 20h, na Marina da Glória, na Zona Sul.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *