Cláudia Costa lança CD com obras eruditas sacras no CTJ Hall

Luciana e Cláudia 
Foto: Divulgação

A cantora lírica Cláudia da Silva Costa, acompanhada da pianista Luciana Mittelstedt, faz show de lançamento do CD “LIRICA BRASILIENSIS VOLUME 2”, com composições Eruditas Sacras para Canto e Órgão/Piano, no dia 13 de junho , às 20h, no CTJ Hall, da Casa Thomas Jefferson.

Na mesma linha de valorização e investigação da música brasileira do CD “Lírica Brasiliensis Volume 1”, lançado em 2015,  que resgatou obras pouco conhecidas de compositores brasileiros eruditos desconhecidos das massas, tais como Alberto Nepomuceno, Carlos Gomes, Osvaldo Lacerda, Waldemar Henrique, Marco AB Coutinho, Neuza França e Amaral Vieira, o segundo volume tem como foco a riqueza da música religiosa desde o seu período Colonial até a Contemporaneidade. 

“Pretende-se que por meio da voz e do uso do órgão/piano, seja possível construir um recorte sobre a paisagem sonora sacra brasileira e de outros países”, explica Cláudia Costa.

 

Foto: Divulgação

O trabalho prestigia obras religiosas de compositores brasileiros e de inúmeras nacionalidades, assumindo um caráter multicultural e que rompe barreiras, assentando assim, em igualdade de valor, os compositores pátrios e os tradicionais clássicos universais.  O repertório revela a diversidade composicional de vários idiomas, como o português, o latim, o alemão, o francês, além do toque estilístico característico de cada um dos compositores escolhidos para estar neste segundo volume.

Para o projeto, Cláudia Costa realizou vasta pesquisa por partituras e compositores que pudessem atender a premissa do uso do tema música sacra aplicada a voz e órgão/piano.  Como resultado, encontrou maneiras de dar vida sonora às composições de autores que a concepção da música sacra é apreciada em suas obras, tais como L.van Beethoven, Claude Debussy, Alberto Nepomuceno, Marco AB Coutinho e Pedro Jacobina, estes últimos de Brasília. O CD contem 21 faixas e foi gravado com apoio do  FAC – Fundo de Apoio à Cultura da Secretaria de Cultura do Governo de Brasília.

 

Serviço

Lançamento CD “Lírica Brasiliensis Vol. 2”

Quarta, 13 de junho, às 20h

CTJ Hall – Casa Thomas Jefferson – SEPS 706/906, Via W5 Sul – Asa Sul

Entrada Franca

C.I.: Livre

Deixe um comentário

%d blogueiros gostam disto: