Orquestra Ouro Preto abre temporada com concerto inédito com músicas do A-Ha

Misturando sintetizadores com música clássica, a orquestra promete levar o público de volta aos anos 80

Foto: Divulgação

O que os sintetizadores que marcaram a produção musical dos anos 80 têm a ver com violinos, violas ou violoncelos? Se depender da Orquestra Ouro Preto (OOP), tudo. Para a Temporada de 2021, a orquestra inova uma vez mais e faz uma mistura inédita entre música clássica e os riffs oitentistas. O primeiro concerto da temporada será com músicas do grupo norueguês A-Ha, uma das bandas mais famosas da época. Com o lançamento do single de estreia “Take On Me” em 1985, a banda norueguesa foi um sucesso nas rádios de todo o mundo. O êxito foi ainda maior devido ao videoclipe inovador que misturava desenhos com imagens reais. O vídeo da canção já teve mais de 1,2 bilhão de views no YouTube.

O encontro da música erudita com os sintetizadores que revolucionaram a cultura musical da década de 80 foi idealizado pelo Maestro Rodrigo Toffolo e o tem arranjos de Fred Natalino. O tecladista Paulim Sartori explica que foi um desafio montar o concerto porque não é comum uma orquestra de cordas ser acompanhada pelo som de sintetizadores.

“Nossa proposta é resgatar os sons que compõem o universo sonoro do A-Ha, característico desse repertório dos anos 80, tocando os sintetizadores ao vivo para transportar a memória das pessoas através da música”, disse.

Fãs do mundo todo irão celebrar os sucessos da banda, em releituras que unem o pop à música de concerto em uma noite especial, preparada para ser curtida em casa. Será dia 20 de março, sábado, às 20h30, com transmissão ao vivo no canal da Orquestra do YouTube.

Antecipando a um possível estranhamento pela escolha da banda, o maestro pondera: “Por que não tocar A-Ha? Essa banda marcou a história de uma geração que curtiu a vida a todo o vapor, sem telefone celular, sem redes sociais, mas com muita música, cores, personalidade e estilo. Queremos tocar a memória afetiva das pessoas, num clamor pelos bons momentos que ficaram para trás. Além disso é importante homenagear não só o sucesso avassalador feito pelo trio como também fazer justiça a algo que é muito pouco falado: a extrema qualidade musical do grupo”, destaca Toffolo.

Com 39 anos de estrada, o A-Ha ainda arrasta multidões de fãs por onde passa e segue com a formação original: o vocalista Morten Harket, o guitarrista Paul Waaktaar-Savoy e o tecladista Magne Furuholmen. O trio tem 30 CDs e DVDs lançados e hits que marcaram a trilha sonora da vida de muita gente.

Medidas de segurança

O concerto, patrocinado pelo Instituto Cultural Vale, através da Lei Federal de Incentivo à Cultura do Governo Federal, acontece no Grande Teatro do Sesc Palladium, em Belo Horizonte-MG. Em função das restrições da pandemia, não haverá presença de público. Todos os protocolos de saúde e segurança serão seguidos e toda a equipe de músicos e produção será testada com o exame RT-PCR, padrão ouro.

A parceria que une música e solidariedade iniciada no ano passado com o Mesa Brasil Sesc continua em 2021. Durante o concerto, o público de casa poderá contribuir com programa nacional de segurança alimentar e nutricional que distribui alimentos para famílias carentes, dedicado ao combate à fome e ao desperdício através de um QR Code disponível na tela.

Temporada “Experience”

Na agenda de 2021, além da homenagem ao A-Ha, a Orquestra Ouro Preto apresentará espetáculos que vão desde uma parceria inédita com João Bosco, uma homenagem ao músico mineiro Vander Lee, passando pelo jazz de Duke Ellington até o rock grunge do Nirvana. “Queremos levar experiências memoráveis ao público. Há alguns anos estamos modernizando o conceito de orquestra. Orquestra pode sim ser uma coisa jovem, uma coisa massa, legal de assistir. Não precisa ser chata”, explica o maestro, um entusiasta da democratização do acesso à música.

O ano será marcado também pelo lançamento do disco “Valencianas II”, gravado em Portugal. O encontro da Orquestra, com o multiartista pernambucano Alceu Valença e o diretor de cena Paulo Rogério Lage vai oferecer ao público novas músicas, novos arranjos e a mesma beleza que marcou a primeira edição do projeto

A série “Domingos Clássicos” no Sesc Palladium está de volta, com um concerto mensal no Grande Teatro, em Belo Horizonte, a preços populares. No primeiro semestre, os concertos ainda terão um formato híbrido, com presença limitada de público e transmissão pelo canal do YouTube.

Orquestra Ouro Preto

Uma das mais prestigiadas formações orquestrais do país, a Orquestra Ouro Preto completa 21 anos de atividades ininterruptas e se reafirma como uma orquestra de vanguarda. Sob a regência e direção artística do Maestro Rodrigo Toffolo, o grupo se dedica à formação de diferentes públicos, com uma extensa programação nas principais salas de concerto e espaços diversos no Brasil e no mundo. Sob os signos da excelência e versatilidade atua também em projetos sociais e educacionais que vão muito além da música, como o Núcleo de Apoio a Bandas e a Academia Orquestra Ouro Preto. Premiado nacionalmente, o grupo tem 11 trabalhos registrados em CD, 7 DVDs. Foi vencedora do Prêmio da Música Brasileira em 2015, na categoria “Melhor Álbum de MPB”, e indicada ao Grammy Latino 2007, como “Melhor Disco Instrumental”, por Latinidade. Os discos “Latinidade – Música para as Américas”, “Antônio Vivaldi – Concerto para Cordas” e “The Little Prince”, versão em inglês do tributo prestado pela Orquestra à literatura de Saint-Exuperry, tem distribuição mundial pela gravadora Naxos, a mais importante do mundo dedicada à música de concerto.

SERVIÇO

Orquestra Ouro Preto – A-Ha

Data: 20 de março, sábado, às 20h30

Local: Grande Teatro do Sesc Palladium (Belo Horizonte/MG).

Transmissão: Canal da Orquestra Ouro Preto no Youtube

Classificação: Livre para todas as idades.

Informações: Orquestra Ouro Preto

Por In Press Oficina SHS

Revista InFoco

Revista In Foco. Uma revista Eletrônica que vai te deixar informado sobre diversos eventos. Fique Ligado!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *