Wheelchair Fest ocupa o Boulevard Olímpico de 7 a 25 de setembro

Evento idealizado pela Embaixadores da Alegria reúne shows e exposição inédita de cadeiras de rodas

Foto: Gui Maia
Foto: Gui Maia

 

Aproveitando o momento em que a cidade está respirando acessibilidade por causa dos Jogos Paralímpicos, a organização social sem fins lucrativos Embaixadores da Alegria – primeira escola de samba voltada para pessoas com deficiência – promove o Wheelchair Fest, como parte das comemorações por seus dez anos de atividades.  O evento – que acontecerá de 7 a 25 de setembro, no Boulevard Olímpico – é uma plataforma multicultural que utiliza a cadeira de rodas como ferramenta de conexão entre pessoas com deficiência e a cultura carioca. A programação conta com shows e uma exposição com onze cadeiras de rodas customizadas por artistas de diferentes segmentos. 

A direção de conteúdo é  assinada por Caio Leitão, especialista em marketing cultural e um dos fundadores da instituição, curadoria de Fernanda Sattamini, e o festival conta com apoio da Prefeitura do Rio de Janeiro, junto com a Riotur e o Grupo UTIL. “A Embaixadores da Alegria está em festa por seus dez anos de atividades. E o festival é uma maneira inefável que encontramos de mostrar que existe possibilidade de diálogo entre as diferenças, por meio da arte”, afirma Caio. 

A programação do Wheelchair Fest começa junto com as Paralimpíadas, no dia 7 de setembro.  A partir das 13h, acontecerá o  pocket show “Sha da Alegria”, com Rodrigo Sha e participação de Jonatha Bastos.  A dupla voltará a se apresentar dentro do período paralímpico, no dia 13, dessa vez na Casa Paralímpica da Alemanha, na Barra da Tijuca. No dia 8 de setembro, é a vez da Embaixadores da Alegria se apresentar, acompanhada por Pretinho da Serrinha, na Casa da Alemanha, no Leblon, às 19h30

Nos dias 10 e 11 , a Embaixadores da Alegria estreia no teatro com o “Musical da Alegria”, com quatro sessões,  às 16h e 20h, no Imperator – Centro Cultural João Nogueira.  Já no dia 14, a escola de samba novamente se apresenta no Boulevard Olímpico, no Museu do Amanhã, a partir das 13h, com Pretinho da Serrinha. E no dia 18, a Embaixadores da Alegria volta ao Boulevard Olímpico para o encerramento dos Jogos Paralímpicos.

O dia 10 marca também a abertura da exposição Wheelchair Parade no Boulevard Olímpico. Ao todo, onze artistas de diferentes áreas foram convidados para customizar cadeiras de rodas. Os convocados são: o ilustrador Felipe Guga, o carnavalesco Leandro Vieira – responsável pelo enredo sobre Maria Bethânia que deu à Mangueira a vitória no carnaval de 2016 –, a artista multidisciplinar Mana Bernardes, o produtor social Rene Silva, do jornal Voz da Comunidade, os grafiteiros Marcelo Eco e Rafael Doria, os artistas plásticos Katia Wille e René Machado e o designer de luz Tomás Ribas. Já o Instituto Municipal Nise da Silveira vai participar com um coletivo de seus pacientes e alunos. Além das dez cadeiras de rodas do Boulevard Olímpico, uma será feita especialmente pelo artista e cenógrafo PIA e ficará exposta na rodoviária Novo Rio, em uma parceria com o Grupo UTIL.

 

Embaixadores da Alegria

Este ano é especial para Caio Leitão e Paul Davies. Parece que foi ontem, mas foi em 2006 que os dois fundaram a Embaixadores da Alegria, uma organização social sem fins lucrativos que utiliza a arte, a cultura e a educação como ferramentas de inclusão social para pessoas com e sem deficiência.

Em dez anos de existência, mais de 13 mil pessoas já foram beneficiadas gratuitamente com desfiles na Sapucaí, oficinas de carnaval e apresentações de samba em formato pocket show.  Para comemorar a década de atividades com pessoas com deficiência, a dupla está inovando com outras ferramentas de inclusão, como o “Musical da Alegria” – que tem como tema a inclusão, chamando a atenção para Síndrome de Down, estrelado pela atriz e apresentadora da TV Brasil, Fernanda Honorato, em cartaz no Imperator – e agora com o Wheelchair Fest. 

A ideia para o evento surgiu durante uma viagem no BRT que os dois fizeram até o Centro de Referência da Pessoa com Deficiência em Santa Cruz.  Eles foram convidados pelo prefeito para participar da cerimônia de hasteamento da bandeira paralímpica, que acabara de chegar de Londres.  Diante das dificuldades de acessibilidade, eles decidiram levar a alegria da Sapucaí para um festival que integrasse diferentes segmentos culturais – como teatro, arte, cinema,música – com esporte. Desde então, Caio vem trabalhando no Wheelchair Fest, buscando apoio e patrocínio. O evento tem apoio da Prefeitura do Rio de Janeiro e do Grupo UTIL, e parcerias com Balada Mix, OAB-Barra da Tijuca, Coletivo Estampa, Sonido, Niu e Adapt Surf.

“O ponto de partida será a exposição, mas o objetivo é que o evento entre para o calendário de atrações culturais da cidade olímpica do Rio, reunindo teatro, arte contemporânea, cinema, esportes (paralímpicos e radicais) e seja um passaporte para outras cidades do mundo”, exalta Caio.

Wheelchair Fest

De 7 a 25 de Setembro

Boulevard Olímpico – Praça Mauá

Entrada Franca

 

 

PROGRAMAÇÃO

07/9 –  13h – Sha da Alegria  (com Rodrigo Sha e Jonatha Bastos)

Local: Boulevard Olímpico – Palco (Museu do Amanhã)

Endereço: Praça Mauá  – Centro Rio de Janeiro

 

08/9 – 19h30 – Show Mão na Roda (Pretinho da Serrinha & Bateria da Embaixadores da Alegria)

Local: Casa da Alemanha – Leblon Oli Ale

Endereço: Praia do Leblon (Em frente ao número 12 da Av. Delfim Moreira, ao lado do Canal do Jardim de Alah).

 

10 e 11/9 -16h e 20h – Musical da Alegria

Local:  Imperator – Centro Cultural João Nogueira

Endereço:  Rua Dias da Cruz, 170 – Méier .

Valor do ingresso: R$ 30 (inteira) e 15 (meia-entrada)

Classificação livre

Duração: 58 minutos

 

10/9 – Abertura Wheelchair Parade – Exposição Cadeira de Rodas

Local: Boulevard Olímpico – Museu do Amanhã

Endereço: Praça Mauá  – Centro Rio de Janeiro

 

13/9 – 13h – Sha da Alegria (com Rodrigo Sha e Jonatha Bastos)

Local: Casa Paralímpica da Alemanha – Barra da Tijuca

Endereço: Av. Sernambetiba (início da Reserva)

 

14/9 e 18/9 – 13h – Apresentação: Bateria da Embaixadores da Alegria

Local: Boulevard Olímpico – Palco (Museu do Amanhã)

Endereço: Praça Mauá  – Centro Rio de Janeiro

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *