Inscrições abertas para o 14º Doc Futura

Edital vai selecionar um projeto para a realização de documentário focado na valorização dos patrimônios históricos, culturais, sociais e das identidades afro-brasileira e indígena

 

Foto: Divulgação

De 4 de outubro a 8 de novembro estarão abertas as inscrições para o 14º Doc Futura. O tema desta edição é focado na valorização dos patrimônios históricos, culturais, sociais e das identidades afro-brasileira e indígena. A proposta é selecionar projetos idealizados por produtoras de todo o Brasil para a coprodução de um documentário de 52 minutos de duração exclusivamente para o Canal Futura. Será aceito apenas um projeto por produtora. O projeto vencedor receberá R$ 150 mil, para a realização de todas as etapas de formatação, conteúdo, pesquisa, direitos autorais, produção, realização e finalização. Dessa forma, o Futura reforça seu papel como um dos mais importantes incentivadores da produção audiovisual do país. O edital e as inscrições podem ser acessados nesse link.

Músicas, danças, festas populares, religiosidade, culinária, desigualdade social, afro-oportunismo, cultura antirracista, branquitude, políticas públicas, relações raciais, afrofuturismo, negros e indígenas na ciência, tecnologia e inovação, empreendedorismo negro e indígena, direitos dos povos indígenas, oralidade, amazofuturismo, educação indígena, ancestralidade, costumes, valores, diversidade, rituais, lendas e contos, interação com o meio ambiente e tecnologias indígenas na culinária, medicina, arquitetura e engenharia são algumas das potenciais temáticas buscadas para essa edição do 14º Pitching Doc Futura.

Serão levadas em conta a qualidade da ideia e da estrutura apresentadas; o histórico da produtora; a consistência e economicidade do orçamento previsto e melhor preço; a idoneidade da proponente; o cronograma de execução; a viabilidade da produção; e a pertinência na abordagem do tema em questão. O Canal Futura aceitará projetos em desenvolvimento desde que com roteiros, mas terão preferência projetos ainda no início, pois o Futura tem interesse em apoiá-los e supervisioná-los como um todo.

Visando o aprimoramento e a ampliação do alcance da sua proposta de documentário, os proponentes finalistas terão a chance de estar com profissionais do mercado audiovisual, incluindo outros canais de televisão, e do terceiro setor, que darão orientações de conteúdo antes da defesa final dos projetos. São as Rodadas de Mentoria, que se revelam uma oportunidade de networking e articulação de novas parcerias. Esse encontro acontecerá de forma virtual, no dia 24 de novembro, dias antes da defesa dos projetos finalistas, que também será de forma online, no dia 6 de dezembro.

 

Calendário:

  • Edital e inscrições: Link
  • Inscrições online: 4 de outubro a 8 de novembro de 2023 (até às 18h)
  • Divulgação dos selecionados: 17 de novembro de 2023
  • Rodadas de mentoria online: 24 de novembro de 2023
  • Pitching – defesa de projetos online: 6 de dezembro de 2023
  • Divulgação do projeto vencedor: 8 de dezembro de 2023
  • Assinatura do contrato: dezembro de 2023

 

Sobre o Futura  

O Futura é uma experiência pioneira de comunicação para transformação social que, desde 1997, opera a partir de um modelo de produção audiovisual educativa, participativa e inclusiva. É uma realização da Fundação Roberto Marinho e resultado da aliança estratégica entre organizações da iniciativa privada unidas pelo compromisso de investir socialmente, líderes em seus segmentos: SESI – DN / SENAI – DN, FIESP / SESI – SP / SENAI – SP, Fundação Bradesco, Itaú Social, Globo e Sebrae. 

O Futura está disponível gratuitamente via Globoplay para acompanhar o sinal ao vivo da programação, além de um catálogo com mais de 185 títulos e 5.000 vídeos.

Assista também nas principais operadoras de TV por assinatura no Brasil:

• Net e Claro TV – 534 HD e 34

• Sky – 434 HD e 34

• Vivo – 68HD e 24 fibra ótica

• Oi TV – 35

É possível ainda assistir pela rede de TVs universitárias parceiras com sinal de TV aberta e parabólicas digitais.

 

 

Por Approach Comunicação

Revista InFoco

Revista In Foco. Uma revista Eletrônica que vai te deixar informado sobre diversos eventos. Fique Ligado!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *