1º Festival Gastronômico Sabores da Montanha oferece oportunidade para público experimentar pratos diferenciados em SP, MG e RJ

Evento, que prossegue até 30 de julho, reúne 70 estabelecimentos de 29 municípios dos três estados

 

 

Foto: Divulgação

1º Festival Gastronômico Sabores da Montanha, que teve início no último dia 2 de junho e prosseguirá até o próximo dia 30 de julho reunindo 29 municípios dos estados de São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro, vem oferecendo a oportunidade para que moradores e turistas tenham experiências gastronômicas diferenciadas, fora do comum para a maioria do público, que está habituado a pratos contemporâneos.

Por conta do festival, os frequentadores de parte dos 70 estabelecimentos participantes vêm experimentando pratos típicos da região da montanha, que é o mote do festival, com ingredientes frescos de produtores artesanais locais.

A relação de todos estabelecimentos e as respectivas cidades podem ser conhecidas por meio do site oficial do evento: www.saboresdamontanha.com.br. As localidades estão situadas na Serra da Mantiqueira paulista, Sul de Minas Gerais, Serra da Bocaina (SP) e Visconde de Mauá (RJ).

 

“Gastronomia diferenciada”

A advogada Luciana Almeida Barros, 46, de Ribeirão Preto (SP), aproveitou o último fim de semana para passear com a família em Gonçalves (MG), cidade que possui cinco restaurantes no festival.

“Realmente a gastronomia do interior, especialmente de Minas Gerais, é bem diferenciada das grandes cidades. Nota-se que os pratos realmente são frescos e que os ingredientes naturais da cidade fazem toda a diferença no sabor final do prato”, disse ela, após ter experimentado um dos pratos do festival.

O publicitário Diego Souza Albuquerque, 39, disse ter ficado impressionado com o sabor da truta, peixe típico de regiões frias e montanhosas. “Confesso que nunca havia experimentado nenhum tipo de peixe de água doce. De tanto me falarem, resolvi experimentar”, salienta.

“É uma carne macia, parece que é um pouco adocicada se comparada aos peixes do mar. Dá até a impressão de que há um sabor de terra na carne do peixe. Mas isso não é ruim, é um plus”, revela ele, que visitou um dos estabelecimentos em Visconde de Mauá (RJ), no último fim de semana, que possui sete restaurantes participantes.

 

Mais delícias

Em Andradas (MG), cidade que tem 14 participantes, os apaixonados por doces também poderão ter uma experiência inusitada: bolachas rechedas com vinho. A bebida, inclusive, faz da cidade uma das melhores produtoras de vinho do estado.

Delícias da Kaká possui uma grande variedade de doces, mas o destaque vai para as bolachas do tipo cavaca, casado e tudinho recheadas com a bebida, que estão participando do festival.

Elas são produzidas com o vinho integrado à massa, resultando no sabor da bebida nas bolachas. E o teor do álcool evapora no forno. Ou seja, dá até para a criançada experimentar, sem riscos. Para produzir as guloseimas, a casa utiliza como ingredientes a farinha de trigo, açúcar, margarina, gordura de palma, leite, vinho branco, ovos, fermento em pó, bicarbonato de amônia e aroma de vinho.

Também em Andradas, a Minas Coffe produziu para o festival um Waffle a Mineira, que consiste em uma diferenciada massa de pão de queijo, em formato de waffle, recheada com queijo, presunto, muçarela, peito de peru e requeijão.

 

Prato premiado

Em Cunha (SP), localizada entre as serras do Mar e da Bocaina, o Restaurante d´Gnomo inscreveu no festival seu premiado Truta à Moda do Gnomo, que venceu o concurso “Sabor de São Paulo” da Secretaria de Turismo do Estado São Paulo, em 2018. Mesmo após cinco anos do prêmio, o prato continua sendo o carro-chefe da casa.

O Chef Caio Penteado prepara a iguaria enrolada na Mozzarella de Búfala, temperada no orégano e frita por imersão, para ficarem crocantes. Os filés de truta são grelhados e cobertos com os molhos especiais d Gnomo. Acompanha arroz negro ao vinho branco e purê de banana prata.

 

Grupo Sabores

O 1º Festival Gastronômico Sabores da Montanha tem patrocínio da Azul Pagamentos e Revista Travel for Life, com apoio institucional do Portal Hora CampinasPortal Turismo Sul de Minas e Associação Comercial, Industrial e Rural de Andradas (MG).

A Sabores da Montanha, organizadora do festival, pertence ao Grupo Sabores, uma associação formada por empresários do setor gastronômico que trabalha na divulgação e valorização da gastronomia típica das cidades serranas.

O grupo também gerencia a Sabores da Serra Gaúcha e Sabores da Praia, que reúne os quatro municípios do litoral norte de São Paulo (Caraguatatuba, Ilhabela, São Sebastião e Ubatuba), além da Sabores Rio, que contempla a cidade do Rio de Janeiro e os municípios litorâneos do estado.

 

Conheça os estabelecimentos participantes:

 

SÃO PAULO

 

Bananal: B de Bocaina, Santa Prosa

Campos do Jordão: Secreto Luxury

Cunha: Espaço Drão Restaurante e Ateliê, Kallas da Serra, Bethlehem, Restaurante do Gnomo

Espírito Santo do Pinhal: Empório Bacchi, Vinícola Guaspari

Queluz: Queijaria Santa Vitória

Santo Antônio do Pinhal: Pousada Quatro Estações

São Bento do Sapucaí: Vinícola Santa Maria 

São Francisco Xavier: Destilaria Alquimistas da Serra, João de Barro Restaurante, Quintal da Prosa, BrewPub SP-50-BIER, Villa K2 

 

 

MINAS GERAIS

 

Andradas: Casa Geraldo, Don Fonseca Burger & Grill, Minas Coffee Cafeteria, Pizzaria Tradicionalle, Soberano Steak House, Taverna Restaurante, General Beer, Pastelaria Mercadão, Restaurante Rio Branco, Café e Confeitaria Braga, Mirante da Serra, Delícias da Kaká, Vinícola Stella Valentino

Bom Jardim de Minas: Rancho Mineiro

Cambuí: Empório Portão de Cambuí, Pizzaria Nápoles

Caxambu: Embrasa, Boi Ralado

Cristina: Vendinha Cafeteria e Gastrobar

Extrema: Tulha da Serra 

Gonçalves: Flor de Zucca, Fogo Aberto Restaurante, Odara Cervejaria,  Restaurante Vitória, Maison Pio

Itajubá: The Gustta Foodtruck, Óikí Cafés Especiais

Itamonte: Encantamonte, Bela Serra

Itapeva: Bento´s Head Pub 

Maria da Fé: Fazenda Maria da Fé, Pizzaria Casa Rosada, Fazenda Santa Helena 

Monte Verde: BBQRoad Burguer e Osteria La Pianta

Passa Quatro: Chris Café & Cia

Passa Vinte: Pousada Caminho dos Ipês

Piranguinho: Pizzaria do Filipe 

Poços de Caldas: Charcutaria Caldense, Porcaria e Choperia, Ziel Cervejaria, We Fratelli Cafés e Sorvetes, Casa do Açaí Café Beduíno

Santa Rita do Sapucaí: The Town Bar e Café

São Lourenço: Restaurante do Chico

São Thomé das Letras: Jardim Secreto

 

RIO DE JANEIRO

Visconde de Mauá – Babel Cozinha Autoral, Pousada Terras Altas, Armazém Mauá, Rosmarinus, Gosto a Gosto, Truta Rosa, Serra Gelada Fondues

 

 

SERVIÇO | 1º FESTIVAL GASTRONÔMICO SABORES DA MONTANHA  

Início: 2 de junho de 2023

Término: 30 de julho de 2023

Informações: (11) 9-5435-3665

http://www.saboresdamontanha.com.br | @saboresdamontanha_br

 

 

 

Por ClubPress Comunicação Corporativa/ @saboresdamontanha_br

Revista InFoco

Revista In Foco. Uma revista Eletrônica que vai te deixar informado sobre diversos eventos. Fique Ligado!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *