Zezé Di Camargo: o ídolo de tantas gerações, fala de amor com sua música e faz os fãs viajarem ao som de sua voz abençoada

Por Edna Rocha

 

O dono de “É o Amor”, sonhou e concretizou o sonho, e, hoje, com a carreira sólida, ele tem direito até de não cantar, pois os fãs cantam com ele e por ele, e sua música vai sempre tocar aos nossos corações 

 

Foto: Edna Rocha

Quem não se emociona quando escuta “É o Amor”, “Coração Está Em Pedaços”, “Você vai ver”, “Dou a Vida Por Um Beijo”, “Fui Eu”, “Mentes tão bem”, “Cada volta é um recomeço”, entre tantos outros clássicos de Zezé Di Camargo e Luciano? Aos 60 anos, Mirosmar José de Camargo, cantor, compositor, multi-instrumentista e empresário brasileiro, de Capela do Rio do Peixe, Pirenópolis (GO), acreditou em seu sonho e de seu pai Francisco, e batalhou por ele.  Mesmo depois de tantos contratempos, não desistiu da música e triunfou ao lado de seu irmão, Luciano. Parafraseando o próprio cantor, onde o homem nasceu para amar e o passarinho (Zezé Di Camargo) nasceu para cantar, e, assim ele vai continuar, pois sua uma voz abençoada por Deus, toca verdadeiramente aos corações. 

Zezé Di Camargo, que antes de cantar ao lado de Luciano, já conhecia o gostinho de ver músicas suas nas paradas de sucesso de todo o país. Ele começou tocando gaita de boca e, aos 11 anos, ganhou um acordeon de seu pai, ainda muito jovem, e ao lado de seu saudoso irmão Emival, que morreu em um acidente de carro, em 1975, deixando o artista sem vontade de seguir, a dupla Camargo e Camarguinho, se apresentava em festas na cidade de Pirenópolis. Mas ele passou por esse fase fatídica e aos 15 anos, era o Zé Neto do trio Os Caçulas do Brasil, em 79, fez dupla com um amigo em Goiânia, e formavam a dupla Zazá e Zezé, onde gravaram três discos e uma das músicas foi “Nem Dormindo Eu Consigo te Esquecer”, mas a dupla acabou, pois Zazá tinha planos regionais, e o filho da dona Helena queria ganhar o Brasil. No ano de 1987, o pai da Wanessa, Camilla e Igor, partiu para São Paulo e tentou carreira solo, onde gravou dois discos, mas o ídolo sertanejo, que coloca o amor em suas canções, não desistia de seu objetivo, mesmo em meio aos perrengues que passava. 

Foto: Edna Rocha

Quando, seu irmão e fã, Welson David, dez anos mais novo, que, na adolescência, foi vendedor, office-boy, até ter a oportunidade de comprar o LP Zezé Di Camargo, decidiu trilhar o caminho do sucesso ao lado de seu irmão, pois Luciano achava que o irmão estava fazendo sucesso em São Paulo, a história da dupla começou a ser desenhada. No natal de 1989, Zezé assistiu o irmão mais novo cantar e resolveu levá-lo para morar em São Paulo.

O sonho do pai estava começando a virar realidade, Zezé Di Camargo e Luciano fecharam contrato com a gravadora Copacabana, e quando já tinham um repertório pronto, e faltando um dia para entrar em estúdio, Zezé compôs o hino, É O AMOR. Naquele exato momento, Zezé não imaginava que estava compondo a música que o consagraria como um dos maiores ÍDOLOS do país. E teve que insistir com a gravadora para incluir a música no álbum. Finalmente, no dia 19 abril de 1991, Zezé Di Camargo e Luciano lançaram seu primeiro disco, e em dois meses “É o Amor” estava no primeiro lugar das paradas de sucesso, em seis meses o CD de estreia ganhava disco de platina duplo por 750 mil cópias, em pouco mais de um ano atingia a casa de 1 milhão de cópias, e assim conquistaram fãs no Brasil Inteiro. Antes do disco sair, Zezé di Camargo, deixou uma fita com a música, É O AMOR na rádio Terra FM de Goiânia. Na época, seu FRANCISCO comprava 500 fichas de telefone por semana e espalhava pela vizinhança, e pedia para que ligar na rádio e pedissem para tocar a música, as fichas acabaram e É O AMOR foi a mais pedida.

 

Confira É O AMOR:

https://www.youtube.com/watch?v=-8ePb32CXrc

 

O avô de João Francisco, José Marcus, Joaquim e Júlia, que com seu carisma, voz e dedicação, construiu uma carreira sólida. Um dos maiores compositores do país, tem mais de 460 músicas gravadas como compositor  e com outros artistas, onde seus álbuns são sinônimo de sucesso, que ao lado de seu irmão, vendeu mais de 30 milhões de discos, já apresentou uma série de shows juntamente com as duplas Chitãozinho & Xororó e Leandro & Leonardo, chamada “Amigos”, pelo especial de fim de ano na Rede Globo, em 2005, a história da vida e da carreira da dupla foi contada no filme 2 Filhos de Francisco,  longa assinado pelo diretor Breno Silveira, parceria da dupla com a produtora Conspiração Filmes e com os Estúdios Mega, no ano de 2016, foram enredo da Escola de Samba Imperatriz Leopoldinense, no Carnaval do Rio de Janeiro, tiveram mais de 58 milhões de cópias vendidas, 27 CD’s, 1 EP e 6 DVDs, Grammy Latino: 6 indicações e 5 vitórias, 20 discos de platina, 15 discos de platina duplo, 27 discos de ouro, 27 discos de prata e 25 discos de diamante, 18 músicas em trilhas sonoras de novelas da Rede Globo, entre tantas outras conquistas. 

Foto: Edna Rocha

Dono de tantos sucessos musicais, de uma voz potente e aguda, canta de uma forma tão especial e que vai no mais íntimo de quem escuta, fazendo o ouvinte viajar e se deliciar com o momento. E, essa mesma voz, foi um dos assunto mais comentados nesta quinta-feira (18), na web, com matérias falando de um vídeo que viralizou nas redes sociais, cantando a música  “Dois Corações e Uma História”, onde teve sua voz criticada e falavam que: “voltou a falhar”. O curioso, é ver uma página da web, que muitas vezes cobra para colocar matéria no ar, falar mal de Zezé Di Camargo, e o mais absurdo é usar um vídeo sem analisar e dar todas as informações. Onde e quando foi esse show que o sertanejo, supostamente, falhou? É fácil pegar um trecho de uma música e atacar o artista, mas vamos buscar informações e aplaudi-lo por tantos anos de sucesso. 

No início dos anos 2000, Zezé Di Camargo, único artista sertanejo que participou 4 vezes do Especial Roberto Carlos, casado com Graciele Lacerda, que teve sua voz em pauta nesta quinta, percebeu que sua voz começava a adquirir uma pequena rouquidão e não era mais a mesma dos anos 90, então, ele foi buscar ajuda para resolver o problema em suas pregas vocais. E no ano de 2007, Zezé descobriu um cisto em uma das cordas vocais e teve que fazer uma cirurgia delicada, a dupla passou por um período difícil e de muitas lutas, mas os meninos voltaram com mais força, e no ano de 2008 e lançaram o décimo oitavo álbum neste disco, onde Zezé di Camargo desabafa:

d

“Os últimos anos foram os mais difíceis da minha vida

Eu estava perdendo um pouco de mim

Tava perdendo minha alegria, eu estava perdendo a minha voz

Mas Deus me deu a sabedoria pra entender

Que mais tenho o bem pra dar, que o mal pra tirar

Ele me fez entender e aprender

Que o peixe, o peixe nasceu pra nadar

Que o homem, o homem nasceu pra amar

E o passarinho nasceu pra cantar”, Zezé Di Camargo.

 

Quem nunca deixou de fazer algo que ama por não ter condições físicas ou psicológicas? E com Zezé, único artista da música a ganhar prêmio na Academia Brasileira de Letras, não é diferente, ele, que construiu uma carreira de sucesso, uma família linda, e tem uma legião de fãs dedicados, também é humano e pode acontecer até falhar num trecho, mas o principal é a mensagem que ele vai passar. Ele mostra a garra e a força do povo brasileiro, e mostra a sua força em meio as mais sombrias fases da que a vida apresenta. Então, vamos focar nas coisas boas e aplaudir Zezé Di Camargo e Luciano por tantos anos de sucesso e por ser trilha sonora da vida de milhares de brasileiros. 

A dupla  Zezé Di Camargo e Luciano seguem com a agenda de shows e cantando por esse Brasil imenso, além de Zezé seguir também com os show do projeto solo:  “Rustico”, e com especial o “Amigos”. Experimente sair do sofá e ir curtir um show de um dos maiores compositores, que ao lado do irmão forma uma das maiores duplas do Brasil.  s

s

Confira a agenda de Maio e Junho:

Maio: 

20 – SABADOASSUNÇÃO PARAGUAY
26 – SEXTAZeze – Projeto Rustico.
27 – SABADOZeze – Projeto Rustico.

 

 

Junho

02 – SEXTAVICENTINA/MS
03 – SABADOCUIABÁ – AMIGOS
04 – DOMINGOPRAIA GRANDE/SP.
06 – TERÇAZeze – Projeto Rustico.
07 – QUARTAZeze – Projeto Rustico.
08 – QUINTABERTIOGA/SP
09 – SEXTAZeze – Projeto Rustico.
10 – SABADO Zeze – Projeto Rustico.
11- DOMINGO Zeze – Projeto Rustico.
12 – SEGUNDAZeze – Projeto Rustico.
17- SABADO CONGONHAL/MG
18- DOMINGO AMERICANA/SP
20 – TERÇA 
21 – QUARTAARARIPINA/PE.
22 – QUINTABONITO/PE
23 – SEXTACAMAÇARI/BA.
24 – SABADO FEIRA DE SANTANA/BA
25- DOMINGO CAPIM GROSSO/BA.
27 – TERÇAMACEIO/AL.
28 – QUARTASÃO FRANCISCO DO CONDE/BA
29 – QUINTACARUARU/PE.
30 – SEXTAARACATI/CE.

 

 

 

 

Fonte: Caldi Comunicação

Revista InFoco

Revista In Foco. Uma revista Eletrônica que vai te deixar informado sobre diversos eventos. Fique Ligado!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *